Diretora de EaD da UFMG participa de live sobre teleconsultoria em saúde durante a pandemia

A utilização de recursos de tecnológicos de comunicação para a capacitação dos profissionais da área da saúde para o enfrentamento do Covid-19 foi tema da live com as professoras Eliane Palhares, diretora de EaD da UFMG, e Solange Godoy, docentes da Escola de Enfermagem, transmitida hoje pela manhã.

Durante o encontro, que integrou a programação da 81ª Semana da Enfermagem, de 12 a 19 de maio, as docentes falaram sobre as ações de teleconsultoria promovidas pela Escola, por meio do projeto TeleEnfermagem, coordenado pelas docentes. A inciativa auxilia profissionais que atuam na atenção primária à saúde, por meio da interação entre professores e estudantes, para a discussão de práticas clínicas.

Com envolvimento diário com as questões sobre educação a distância, Eliane abordou a necessidade do preparo do material utilizado, com a inclusão de explicações mais detalhadas e estratégias para incentivar o aluno a se manter engajado.

Ela destacou, ainda, as possibilidades abertas pelo uso de recursos simples e de fácil acesso, como o celular conectado à internet, para alcançar equipes que estão distantes dos grandes centros, onde há maior oferta de cursos. “E importante que a gente seja criativa para utilizar essa tecnologia para oferecer oportunidades de capacitação às equipes.”

Multiplicando boas práticas

Apresentadas pela professora Solange Godoy, as ações empreendidas incluem o treinamento de 50 graduandos em medicina e em enfermagem para, supervisionados por professores de cursos da área de saúde, esclarecerem dúvidas sobre a doença, em até 72 horas, e outros subprojetos, como o Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus, pelo qual estudantes fazem contatos com os gestores das comunidades onde moram para discutir formas de enfrentamento ao problema, conforme as especificidades do local.

Outra frente do projeto é a divulgação de informações científicas confiáveis e de forma simplificada, incluindo a produção de um boletim diário, para informar os profissionais atendidos pelas teleconsultorias e o lançamento, em breve, de podcasts de curta duração com a respostas a perguntas das comunidades. Para saber tudo o que acontece no projeto, confira o Boletim Telessaúde.

No encerramento, Solange agradeceu a dedicação dos professores e especialmente dos alunos, voluntários e, citando a canção do grupo mineiro Jota Quest, desejou a vinda de dias melhores. “Acho que nós temos dias ruins, mas que nós devemos aprender com esses dias para que dias melhores realmente venham. O que eu posso deixar como último recado é que vocês se cuidem e não saiam de casa”, finalizou.