Aproxime-se promove sessão de cinema comentado do documentário “Amador, Zélia”

Na quinta-feira, 25, das 17h às 18h, o Aproxime-se, programa de extensão do Caed, promove a mesa de conversa ““Relações étnico-raciais e educação”. O evento, online e gratuito, será transmitido pelo canal do Centro no YouTube, onde também ficará gravado, com tradução em Libras.

Não é necessária inscrição prévia, e será concedido certificado de participação para quem acompanhar à atração ao vivo e assinar a lista de presença. A atividade é parte do projeto Ficção & Realidade, que propõe discussões sobre temas polêmicos da atualidade a partir de obras audiovisuais.

A programação inclui a exibição do documentário de curta duração, cerca de 20 minutos, “Amador, Zélia” sobre a vida da professora Zélia Amador, primeira reitora negra de uma universidade brasileira, a Universidade
Federal do Pará (UFPA), seguida por um debate sobre relações étnico-raciais e educação.

A discussão conta com a participação da professora Silvani Valentim,
do departamento de Educação do Cefet-MG, coordenadora de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI) e líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Centro, das coordenadoras dos polos da UAB em Bom Despacho, Denisse Sousa, e em Jaboticatubas, Nair Siqueira.

As bolsistas Nathalia Costa e Maria Augusta de Oliveira também integram o debate, mediado pela diretora adjunta do Caed, Bruna Gonçalves.

Informações: extensao@caed.ufmg.br.