Com infográficos e animações produzidos pelo Caed, artigo de professor da EFFTO é publicado em periódico internacional

Os serviços oferecidos pelo Caed foram a solução de que o professor Rafael Zambelli, do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO/UFMG, precisava para a realização do seu estudo sobre como a apresentação de informações acerca de dores lombares impacta a compreensão dos pacientes sobre o problema, ao qual 80% da população mundial está ou estará sujeita, segundo dados da OMS em 2021.

Para a execução do projeto, cujos resultados deram origem a um artigo publicado no periódico Clinical Rehabilitation, era necessária a produção de materiais audiovisuais, como infográficos e animações.

A ideia era comparar como pessoas em tratamento fisioterápico em clínicas médicas de Belo Horizonte, entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, encarariam as explicações acerca de mitos e verdades sobre dores nas costas, a depender dos formatos em que fossem exibidas: folhas de papel simples, sem nenhuma arte, ilustrações acompanhadas de explicações ou vídeos.

No entanto, o edital no qual o projeto foi contemplado não cobria esse tipo de despesa e não havia verba para contratar designers e animadores. “Foi quando me lembrei do Caed, que havia sido recomendado por uma colega numa conversa informal, na sala dos professores. Fiz contato com a equipe, que me atendeu da melhor forma possível.”, conta o docente, na UFMG desde 2017.

A parceria garantiu assessoria pedagógica para adaptação dos textos usados nas peças, a produção dos vídeos de animação, desde a roteirização, arte, locução, feita por uma bolsista de pesquisa, no estúdio do Caed, nas versões em português e em inglês — a pesquisa envolveu também pesquisadores australianos –, até a edição e finalização.

A demanda contou com o acompanhamento da assessora pedagógica Cristina Souza; as artes das animações e dos infográficos foram feitas, respectivamente, pelos designers Carolina Vilhena e Sérgio Luz.

Destacando a qualidade do apoio encontrado, o docente incluiu um agradecimento especial ao Caed no artigo e já planeja o desenvolvimento de novos projetos com o auxílio do Centro.

“Fiquei muito impressionado com a estrutura e com o profissionalismo de toda a equipe. Recomendo muito a todos que precisarem oferecer cursos e disciplinas a distância que procurem o Caed.”