Nova gestão da Prograd compartilha proposta inicial de plano de trabalho com a comunidade

A partir da próxima semana, os novos gestores da Prograd, Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor, e Maria José Flores, pró-reitora adjunta, terão sete encontros com os coordenadores e subcoordenadores de colegiados de cursos de graduação e presidentes de Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). O convite é estendido a chefes de departamento e diretores de unidades acadêmicas. Nas reuniões, irão apresentar e discutir a proposta inicial de plano de trabalho para a gestão Prograd no quadriênio 2022-2026.

Os encontros acontecerão no Campus Saúde, na Faculdade de Direito e na Escola de Arquitetura, no Campus Pampulha (três reuniões, uma para cada área do conhecimento – Ciências da Vida, Humanidades e Ciências da Natureza) e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. “A organização das reuniões foi pensada de forma que visitássemos todos os campi da UFMG, tanto para vivenciar suas especificidades, como para que, em cada encontro, fosse possível uma interlocução mais efetiva com a comunidade” explica o pró-reitor.

A proposta inicial foi compartilhada com os servidores da Prograd na sexta, 6 de maio, durante um encontro promovido na Estação Ecológica da UFMG. Na oportunidade, foi apresentado o organograma da Prograd, os novos diretores, como será o acompanhamento dos setores e desafios que serão enfrentados. O foco, entretanto, foi na metodologia de construção desse novo plano de trabalho que envolveu, até o momento, escuta de todos os setores da Prograd, além de observar as linhas de ação da carta à comunidade da Chapa UFMG Plural.

Durante o encontro com os servidores, foram plantadas quatro mudas na Estação Ecológica da UFMG: de jequitibá, jatobá, ipê roxo e branco. “O plantio é um símbolo da construção coletiva que nos aguarda neste quadriênio, cujas ações estão estruturadas de acordo com quatro eixos: inovação no ensino de graduação, profissionalização no ensino, permanência e construção de aprendizagens socialmente relevantes e, autoavaliação e planejamento estratégico”, explica Bruno.

A ideia é que a construção do plano seja feita junto com os diversos setores envolvidos diretamente na graduação da UFMG. “Queremos fazer uma gestão coletiva, colegiada e compartilhada do ensino nos diferentes níveis”, complementa Maria Flores.

Os próximos passos serão apresentar e discutir o plano de trabalho com a Câmara de Graduação, no dia 12 de maio, um encontro com a representação estudantil, no dia 20 de maio, e as sete reuniões já citadas, que acontecerão de 17 de maio a 7 de junho, nas terças e quartas, de 14h às 15h30, de acordo com a divisão abaixo:

17/05 – Campus Saúde (sala 432 – Anfiteatro da Escola de Enfermagem): cursos sediados na Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem

18/05 – Campus Pampulha (Auditório da Reitoria) – cursos sediados na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Escola de Veterinária, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Farmácia e Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

24/05 – Faculdade de Direito (Sala da Congregação) – cursos sediados na Faculdade de Direito

25/05 – Campus Pampulha (Auditório 1007 da Faculdade de Letras) – cursos sediados na Escola de Belas Artes (EBA). Escola de Ciências da Informação (ECI), Escola de Música, Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Faculdade de Filsofia e Ciências Humanas (Fafich) e Faculdade de Letras (Fale)

31/05 – Campus Montes Claros (Auditório do Instituto de Ciências Agrárias – ICA- Bloco C) – cursos sediados no ICA

01/06 – Campus Pampulha (Auditório da Reitoria) – cursos sediados na Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Instituto de Geociências (IGC)

07/06 – Escola de Arquitetura (Sala da Congregação) – cursos sediados na Escola de Arquitetura

Imagem: Divulgação/ Comunicação da Prograd/UFMG