Aproxime-se promove evento sobre metodologias ativas na educação básica em Sabará, no dia 17

Após dois anos de programação virtual, o Aproxime-se, programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), retoma suas atividades presenciais. 

No sábado, 17, a atração promove, no polo de Sabará (Rua da República, 58, Centro), o evento “Reflexões sobre Metodologias Ativas na Educação Básica”, que debaterá a importância de abordagens dos processos de ensino e aprendizagem que valorizem o protagonismo e a participação dos alunos da educação básica nas práticas educacionais. 

A programação, com início previsto para 9h, inclui  abertura, feita pelos responsáveis pelo Aproxime-se e pelo polo, seguida por um número cultural; roda de conversa, com o tema “Introdução às Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem”, e duas oficinas, com cerca de uma hora de duração: “Ressignificando os processos de ensino e aprendizagem por meio de mapas conceituais” e  “Aprendizagem criativa por meio de jogos”. 

Na primeira, serão apresentadas estratégias para o uso de mapas conceituais em práticas educativas que possam instigar o interesse dos estudantes. Na segunda, os inscritos terão lições sobre o potencial educativo dos jogos e, após as discussões, deverão propor uma atividade pedagógica lúdica para alunos da educação básica. 

Esta edição, realizada em parceria com os municípios de Bom Despacho, Campos Gerais, Jaboticatubas, Sabará, Sete Lagoas e Ubá, terá tanto eventos presenciais quanto virtuais, transmitidos pelo canal do Caed no YouTube.

Inscrições 

A participação nas atrações é gratuita e conferirá certificado.

Para participar das oficinas, que acontecem simultaneamente, os interessados deverão optar por uma e se inscrever, de 12 a 15 de setembro, pelo sistema de gestão de inscrições do Caed. Cada oficina abrirá 25 vagas, preenchidas por ordem de inscrições. 

Não será necessário se inscrever para acompanhar a roda de conversa.

Aproxime-se 

Realizado desde 2013, o Aproxime-se promove ações de extensão nos polos de EaD no estado de Minas Gerais, com o propósito de aproximar a UFMG das comunidades em que oferta cursos a distância, por meio da oferta de atrações como palestras, mesas redondas, oficinas, sessões de cinema comentado e atrações culturais. A participação é sempre gratuita e aberta ao público interessado. 

As cidades de Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Confins, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Januária, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Montes Claros, Sabará, Sete Lagoas e Teófilo Otoni foram contempladas desde o início do programa. 

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, as atividades foram ministradas virtualmente. Interessados podem assistir às mesas redondas e às palestras apresentadas nas duas últimas edições pelo site do Caed: basta acessar as playlists “Aproxime-se 2020” e “Aproxime-se 2021”

Evento “Reflexões sobre Metodologias Ativas na Educação Básica” 

Programação 

9h: Abertura e apresentação cultural

9h45: Roda de conversa “Introdução às Metodologias Ativas nos processos de ensino e aprendizagem”

10h30: Oficinas (25 vagas para cada, preenchidas por ordem de inscrição. Duração estimada de uma hora.)

– Ressignificando os processos de ensino e aprendizagem por meio de mapas conceituais

– Aprendizagem criativa por meio de jogos