Diarq oferta curso sobre gestão de documentos arquivísticos; inscrições vão de 5 a 9/9

A Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq/UFMG) abre inscrições, de 5 a 9 de setembro, para o curso de extensão básico de Gestão de Documentos Arquivísticos, online e gratuito.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível na página da Diarq. Os candidatos receberão email de confirmação de que a inscrição foi efetuada. A relação com os contemplados será divulgada no mesmo local no dia 19 de setembro.

Serão abertas 90 vagas, 40 destinadas a servidores da Universidade, e 50 para o público em geral, preenchidas por ordem de inscrição, conforme edital de seleção. Para esta, que é a segunda oferta, a capacidade das turmas foi ampliada, devido à enorme procura e pelo retorno positivo dos primeiros concluintes.

As aulas serão ministradas de 10 de outubro a 21 de novembro, totalizando carga horária de 30 horas, por meio do Caed Virtual, ambiente virtual de aprendizado. Concluintes que atingirem a pontuação mínima definida pela coordenação do curso receberão certificado emitido pelo Centro de Extensão da Escola de Ciências da Informação (ECI).

Capacitação

Ofertada pela Diarq em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e com o Caed, a capacitação busca contribuir para a difusão de conhecimento e de boas práticas de produção, utilização e destinação de documentos arquivísticos.

Para isso, o curso apresentará conceitos essenciais da área e noções básicas de administração de arquivos, dentre eles os parâmetros para armazenamento, preservação, classificação e eliminação de arquivos físicos.

O diretor da Diarq, José Francisco Guelfi, destaca a contribuição do curso para a qualificação de servidores e da comunidade. “Reafirmamos o nosso compromisso com a formação continuada dos servidores, com o aprimoramento da eficiência administrativa, bem como renovamos as nossas expectativas de contribuir para a aproximação entre a universidade e a sociedade, por meio da difusão do conhecimento especializado”, afirma.

Informações: www.ufmg.br/diarq/info@diarq.ufmg.br .