Diretora de EaD e coordenador da UAB na UFMG participam de eventos da Capes e da UniRede

A diretora de EaD da UFMG, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, e o coordenador da UAB na Universidade, Eucidio Pimenta, participaram do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, realizado na sede da Capes, em Brasília, nos dias 24 e 25 de agosto, e do Seminário Nacional da UniRede (Associação Universidade em Rede), sediado no Instituto Federal de Brasília, dos dias 23 a 25.

O evento promovido pela Capes debateu questões como os princípios e diretrizes da Diretoria de Educação a Distância do órgão, o avanço no processo de monitoramento do programa UAB com o objetivo de garantir uma ideia de qualidade, o próximo edital de oferta de cursos e meios para aprimorar a iniciativa.

Como parte dos esforços para fortalecer a educação a distância, no primeiro dia do encontro, a atual gestão da Diretoria de Educação a Distância, a cargo da professora da UFMG e ex-coordenadora pedagógica do Caed Suzana Gomes, empossou a nova presidência do Fórum Nacional de Coordenadores UAB das Instituições Públicas de Ensino Superior (ForUAB – Ipes), órgão consultivo que havia sido extinto em 2019.

Fortalecimento da EaD no Brasil e na América Latina

Com o tema “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e qualidade em contextos de transformação digital, o seminário da UniRede abordou os desafios e possibilidades ligadas às políticas públicas voltadas à educação a distância no Brasil em palestras e mesas redondas.

A programação incluiu apresentações sobre pontos como processos de credenciamento e recredenciamento de instituições públicas de ensino para oferta de cursos a distância, instrumentos de avaliação da EaD e censo do ensino superior.

O evento também marcou o lançamento da campanha global do International Council for Open and Distance Education, proposta pelas instituições associadas à UniRede, ao Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia e ao International Council for Open and Distance Education. A ação visa estimular a educação a distância na América Latina.

Foto: Vilma Lúcia Macagnan Carvalho