Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 1 - nº. 1 - 2002

Editorial

Entrevista
Reitora discute cotidiano da UFMG

Médicas
Os laços são estreitos com a comunidade

Biológicas
Os bichos são os grandes aliados

Ciências Sociais Aplicadas
Multidisciplinaridade é a marca delas

Ciências da Terra
Ligados no ambiente do planeta terra

Ciências Exatas
O lúdico pôs para correr a imagem de bicho-papão

Engenharias
Eles estão pintando o sete

Humanas
Programas privilegiam a cidadania

Artes
Um bálsamo para a vida

Fump
Acolhimento garante permanência

Hospital das Clínicas
Onde ensino e pesquisa combinam com assistência

Pólo do Jequitinhonha
Desenvolvimento sem abrir mão da regionalidade

Manuelzão
Rio das Velhas ganha novos ares

Cultura
Produção cultural para todos os gostos

Editora
Em sintonia com o mercado

UFMG Diversa
Expediente

Outras edições

Editora

Uma montanha de livros

Editora UFMG vai além de Minas e impõe-se no mercado editorial, com identidade própria e muita qualidade

Com identidade própria e reconhecimento pela qualidade de suas publicações, a Editora UFMG chega aos 16 anos participando do mercado como uma das mais importantes editoras universitárias do País e lançando-se numa política que vai além dos seus muros. Os títulos que distinguem e dão projeção às produções locais nunca deixarão de ser prioridade, mas, afirma o diretor Wander Melo Miranda, é necessário buscar um equilíbrio com obras de autores de fora da UFMG.

Osvaldo Afonso
Editora Ufmg coloca nas prateleiras de sua loja no campus Pampulha, em média, 40 títulos novos a cada ano

É com esse intuito que a Editora UFMG investe cada vez mais na divulgação de suas publicações, participando de feiras e encontros acadêmicos. Este foi o terceiro ano em que ela esteve presente na Bienal do Livro, em São Paulo, e agora se prepara para integrar as feiras dos livros em Frankfurt am Main (Alemanha) e em Guadalajara (México). “O retorno institucional e de vendas é muito bom”, assinala Miranda, destacando que, trabalhando em nichos de mercado diferenciados, a Editora conseguiu impor-se. “Vendemos hoje mais do que muitas outras editoras que estão no mercado há mais tempo do que nós”, assegura Miranda.

Atualmente, a Editora UFMG publica, em média, quarenta títulos por ano e tenta abranger diferentes áreas do conhecimento. Segundo o diretor, a intenção é ampliar o leque de tipos de publicações, ainda que algumas áreas, como a de Humanas, acabem se sobressaindo no conjunto. “Isso é normal, porque é também a área de maior produção científica na Universidade”, ressalta Miranda. Ele lembra que a diversificação está inserida num contexto que busca sempre a qualidade do texto e o interesse geral pela obra.

Além de coleções tradicionais, como Aprender, que publica textos didáticos e paradidáticos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem, ou Humanitas, com publicações de ensaios nas áreas de Ciências Humanas, Letras e Artes, a Editora UFMG busca projetos especiais. Já publicou, por exemplo, Imagens do Grande Sertão, numa edição comemorativa dos 90 anos de Guimarães Rosa e dos cinco anos de morte do artista plástico Arlindo Daibert, autor da obra, e também Henriqueta Lisboa, poesia traduzida, em homenagem ao centenário da escritora.

De julho a outubro, a Editora estará com 23 novos títulos. Miranda ressalta que a importância da UFMG no mercado editorial pode, também, ser medida pelas inúmeras reimpressões que estão sendo feitas e, ainda, pelo aumento das tiragens das publicações recentes. A atualidade dos temas é uma preocupação que encabeça novos projetos, diz o diretor. Onde está a democracia, uma coletânea inédita de cartunistas brasileiros, será, por exemplo, uma das contribuições da Editora para o debate político eleitoral.