Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 1 - nº. 1 - 2002

Editorial

Entrevista
Reitora discute cotidiano da UFMG

Médicas
Os laços são estreitos com a comunidade

Biológicas
Os bichos são os grandes aliados

Ciências Sociais Aplicadas
Multidisciplinaridade é a marca delas

Ciências da Terra
Ligados no ambiente do planeta terra

Ciências Exatas
O lúdico pôs para correr a imagem de bicho-papão

Engenharias
Eles estão pintando o sete

Humanas
Programas privilegiam a cidadania

Artes
Um bálsamo para a vida

Fump
Acolhimento garante permanência

Hospital das Clínicas
Onde ensino e pesquisa combinam com assistência

Pólo do Jequitinhonha
Desenvolvimento sem abrir mão da regionalidade

Manuelzão
Rio das Velhas ganha novos ares

Cultura
Produção cultural para todos os gostos

Editora
Em sintonia com o mercado

UFMG Diversa
Expediente

Outras edições

Fundação Mendes Pimentel - Fump

Quem conhece não esquece jamais

Osvaldo Afonso
Fump oferece 414 vagas em moradias universitárias em Belo Horizonte e outras 44 em Montes Claros

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), criada há 72 anos, é o braço direito da UFMG na atenção às necessidades socioeducacionais, financeiras e de saúde de todos os estudantes da Instituição. Aberta aos alunos matriculados, a Fump realiza um trabalho de classificação socioeconômico-cultural que serve como parâmetro para o acesso aos serviços e aos benefícios oferecidos pela entidade.

A porta de entrada da Fump é o Setor de Acolhimento, onde o aluno recebe o “formulário socioeconômico-cultural”, que, aliado a documentos comprobatórios, será analisado com base em uma metodologia desenvolvida pela própria entidade. A partir dessa análise, os alunos são classificados conforme níveis de necessidade, que vão de um a quatro, sendo o primeiro o mais carente. Essa classificação, lembra a coordenadora da área, Mônica Figueiredo Le Ven, ditará o tipo de assistência a que o aluno terá direito.

Atualmente, a Mendes Pimentel presta algum tipo de atendimento a 5.043 alunos. A manutenção da Fump é assegurada pela chamada Contribuição do Fundo de Bolsa, ou seja, pelo valor cobrado no ato da matrícula.

Fump viabiliza a permanência de mais de cinco mil estudantes na Universidade por meio de programas de assistência

Assistência socioeconômica

Programa Bolsa Socioeducacional – Viabiliza estágios para alunos da graduação em órgãos da própria UFMG.

Programa Bolsa de Trabalho UFMG – Destina-se a alunos da graduação, classificados nos níveis um e dois, em órgãos da própria UFMG.

Estágio para Complementação Educacional – São convênios feitos com cerca de 170 empresas públicas e/ou privadas para alunos da graduação.

Programa de Comodato – Empréstimo de material odontológico aos estudantes de Odontologia.

Programa de Financiamento – Viabiliza a compra de livros e óculos, além da realização de consultas e exames médicos e tratamentos odontológicos.

Programa de Aulas Particulares – Destinado a estudantes da graduação e pós-graduação, que se cadastram na Fump como professores particulares para alunos dos ensinos fundamental e médio.

Programa de Acesso ao Livro – Todos os alunos da UFMG têm direito a 25% de desconto na livraria que funciona na sobreloja do Edifício Acaiaca.

Assistência socioeducacional

Programa Bolsa-Manutenção – As bolsas são destinadas aos estudantes do nível um. Em 2002, foram oferecidas 815 bolsas.

Bolsa-Creche – Para os alunos (pais ou mães) classificados nos níveis um e dois com filhos de zero a sete anos.

Sessões de Psicoterapia – Os alunos classificados no nível um têm atendimento grátis na rede de profissionais credenciada pela Fump.

Bolsa-Psicoterapia – Financiamento de psicoterapias, no prazo de dois anos,

Subvenção Individual e Coletiva – Para participação em eventos estudantis e acadêmicos.

Restaurante Universitário – São sete restaurantes: dois no campus Pampulha, dois no campus Saúde, e os demais na Escola de Engenharia, Escola de Direito e Faculdade de Farmácia. Diariamente, são servidas cerca de quatro mil refeições.

Isenção de Contribuição ao Fundo de Bolsa – Oferecida a todos os alunos classificados nos níveis um, dois e três.

Moradia Estudantil – Em Belo Horizonte, a Fump oferece 414 vagas: 60% delas são destinadas aos alunos classificados nos níveis um, dois e três; 30% para todos os alunos da UFMG, e 10% destinadas a professores e visitantes. Em Montes Claros, são oferecidas 44 vagas no Núcleo de Ciências Agrárias.

Assistência à saúde

Ambulatório Médico – Os alunos classificados nos níveis um, dois e três têm atendimento básico no ambulatório da própria Fump.

Rede Conveniada para tratamentos Especializados – Os alunos classificados nos níveis um, dois e três têm gratuidade nas consultas médicas da rede conveniada. Aos do nível três, é facultado o financiamento. Os de nível quatro são atendidos diretamente na rede conveniada, pagando os valores de tabela negociada com a Fump.

Exames de Laboratório e Medicamentos – Convênio com o laboratório e a farmácia da Faculdade de Farmácia.

Ambulatório Odontológico – O tratamento básico e de promoção de saúde é gratuito para alunos classificados nos níveis um e dois. Os alunos classificados nos níveis três e quatro têm direito somente ao tratamento financiado na rede conveniada.