Quem conhece não esquece jamais
Osvaldo Afonso |
![]() |
Fump oferece 414 vagas em moradias universitárias em Belo Horizonte e outras 44 em Montes Claros |
A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), criada há 72 anos, é o braço direito da UFMG na atenção às necessidades socioeducacionais, financeiras e de saúde de todos os estudantes da Instituição. Aberta aos alunos matriculados, a Fump realiza um trabalho de classificação socioeconômico-cultural que serve como parâmetro para o acesso aos serviços e aos benefícios oferecidos pela entidade.
A porta de entrada da Fump é o Setor de Acolhimento, onde o aluno recebe o “formulário socioeconômico-cultural”, que, aliado a documentos comprobatórios, será analisado com base em uma metodologia desenvolvida pela própria entidade. A partir dessa análise, os alunos são classificados conforme níveis de necessidade, que vão de um a quatro, sendo o primeiro o mais carente. Essa classificação, lembra a coordenadora da área, Mônica Figueiredo Le Ven, ditará o tipo de assistência a que o aluno terá direito.
Atualmente, a Mendes Pimentel presta algum tipo de atendimento a 5.043 alunos. A manutenção da Fump é assegurada pela chamada Contribuição do Fundo de Bolsa, ou seja, pelo valor cobrado no ato da matrícula.
Assistência socioeconômicaPrograma Bolsa Socioeducacional – Viabiliza estágios para alunos da graduação em órgãos da própria UFMG. Programa Bolsa de Trabalho UFMG – Destina-se a alunos da graduação, classificados nos níveis um e dois, em órgãos da própria UFMG. Estágio para Complementação Educacional – São convênios feitos com cerca de 170 empresas públicas e/ou privadas para alunos da graduação. Programa de Comodato – Empréstimo de material odontológico aos estudantes de Odontologia. Programa de Financiamento – Viabiliza a compra de livros e óculos, além da realização de consultas e exames médicos e tratamentos odontológicos. Programa de Aulas Particulares – Destinado a estudantes da graduação e pós-graduação, que se cadastram na Fump como professores particulares para alunos dos ensinos fundamental e médio. Programa de Acesso ao Livro – Todos os alunos da UFMG têm direito a 25% de desconto na livraria que funciona na sobreloja do Edifício Acaiaca. Assistência socioeducacionalPrograma Bolsa-Manutenção – As bolsas são destinadas aos estudantes do nível um. Em 2002, foram oferecidas 815 bolsas. Bolsa-Creche – Para os alunos (pais ou mães) classificados nos níveis um e dois com filhos de zero a sete anos. Sessões de Psicoterapia – Os alunos classificados no nível um têm atendimento grátis na rede de profissionais credenciada pela Fump. Bolsa-Psicoterapia – Financiamento de psicoterapias, no prazo de dois anos, Subvenção Individual e Coletiva – Para participação em eventos estudantis e acadêmicos. Restaurante Universitário – São sete restaurantes: dois no campus Pampulha, dois no campus Saúde, e os demais na Escola de Engenharia, Escola de Direito e Faculdade de Farmácia. Diariamente, são servidas cerca de quatro mil refeições. Isenção de Contribuição ao Fundo de Bolsa – Oferecida a todos os alunos classificados nos níveis um, dois e três. Moradia Estudantil – Em Belo Horizonte, a Fump oferece 414 vagas: 60% delas são destinadas aos alunos classificados nos níveis um, dois e três; 30% para todos os alunos da UFMG, e 10% destinadas a professores e visitantes. Em Montes Claros, são oferecidas 44 vagas no Núcleo de Ciências Agrárias. Assistência à saúdeAmbulatório Médico – Os alunos classificados nos níveis um, dois e três têm atendimento básico no ambulatório da própria Fump. Rede Conveniada para tratamentos Especializados – Os alunos classificados nos níveis um, dois e três têm gratuidade nas consultas médicas da rede conveniada. Aos do nível três, é facultado o financiamento. Os de nível quatro são atendidos diretamente na rede conveniada, pagando os valores de tabela negociada com a Fump. Exames de Laboratório e Medicamentos – Convênio com o laboratório e a farmácia da Faculdade de Farmácia. Ambulatório Odontológico – O tratamento básico e de promoção de saúde é gratuito para alunos classificados nos níveis um e dois. Os alunos classificados nos níveis três e quatro têm direito somente ao tratamento financiado na rede conveniada. |