UEaDSL 2017/1 começa nesta segunda-feira, 19; ouvintes e professores avaliadores ainda podem se inscrever

A próxima edição do congresso virtual “Universidade, EaD e Software Livre” (UEaDSL) acontece na próxima semana, de 19 a 23 de junho.

O evento, promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG, com apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da Universidade, pode ser acompanhado pelo http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/ .

A programação inclui a apresentação de conferências, de mesas-redondas e de 36 artigos curtos, com até quatro laudas, de autoria de graduandos e pós-graduandos, orientados por seus respectivos professores. Neste ano, retomando sua proposta original, o UEaDSL restringiu as inscrições a docentes e suas turmas.

Na avaliação da coordenadora da iniciativa e também do grupo Texto Livre, a professora Ana Cristina Matte, o congresso, que é o ponto alto do trabalho que foi desenvolvido durante todo o semestre, será uma oportunidade para os alunos apresentarem seus trabalhos e trocarem impressões com o público.

“O evento funcionou como uma ferramenta didática para esses professores, que agora vão interagir junto com os alunos durante a semana do evento, promovendo uma discussão dos temas abordados”, diz. A coordenadora conta ainda que esses trabalhos serão utilizados pelos professores como bibliografia em suas disciplinas.

Inscrições

Interessados em participar do evento como ouvintes poderão se inscrever gratuitamente até dia 23, o último dia do evento, por meio do formulário disponível no blog do UEaDLS. Será concedido certificado de participação para aqueles que comentarem, pelo menos, três artigos.

Professores que queiram participar das mesas de avaliação dos artigos poderão se inscrever, até o dia 18 de junho, enviando email para ueadsl@textolivre.pro.br, com o assunto “Mesa UEADSL2017.1”, informando nome completo, instituição de ensino em que atua, e os trabalhos que gostariam de avaliar. Os docentes que aderirem a essa forma de participação receberão certificados geral e também específico, para os artigos a que se dedicarem.

Próxima edição

Também no dia 19, segunda-feira, começam as inscrições para a edição do UEaDSL 2017/2. A próxima edição manterá a dinâmica da atual, restrita a professores acompanhados de seus alunos. Docentes interessados devem preencher o formulário no blog do grupo Texto Livre, até o dia 10 de agosto.

O UEADSL

O evento virtual e assíncrono é organizado semestralmente pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG, em parceria com o Caed/UFMG. Na última edição, realizada entre 6 e 10 de fevereiro, com o tema  “Diversidades”, o congresso reuniu 69 artigos, contou com cerca de 1800 visitantes e 17 mil visualizações, por pessoas de dez países — Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Honduras, Romênia, Portugal, França, México e Cingapura.

Ainda hoje, esses artigos, dessa e de outras edições, disponibilizados no blog do UEaDSL, têm sido bastante acessados.

“É interessante que os trabalhos continuam sendo visualizados muito tempo depois do evento. Além de vários trabalhos da edição passada que continuaram sendo lidos todos os meses desde fevereiro, temos um trabalho de 2010 encabeçando os mais visualizados de maio/2017”, comenta Ana Cristina.