Conferências sobre direito à liberdade de expressão e de informação marcam abertura do UEaDSL 2017/1

Começou nesta segunda-feira, 19, o UEaDSL 2017/1 , evento on-line que debate os temas “universidade”, “educação a distância” e “software livre”, promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG com o apoio do Caed/UFMG. Todas as atividades estão sendo hospedadas no endereço http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/.

O destaque na programação do primeiro dia do congresso são as conferências “UEaDSL: uma tríade de direitos” e “Bolhatrix”, proferidas, respectivamente, pelo pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, prof. Tarcísio Vago, e Alexandre Oliva, mestre em Ciências da Computação pela Unicamp e defensor do movimento “Software Livre”. As palestras e a relação de todas as atrações desta edição estão disponíveis no link http://ueadsl.textolivre.pro.br/2017.1/papers/pub/.

O UEaDSL também está sendo coberto pela coordenadora do evento e do grupo Texto Livre, a professora Ana Cristina Matte, que tem publicado posts diários em seu perfil na página https://www.cienciaaberta.net/author/acris/.

A participação no evento é aberta e gratuita a todos os interessados. Aqueles que desejam obter certificados, como ouvintes, deverão inscrever-se, até a quinta-feira, dia 22, por meio de formulário disponível no blog do UEaDSL e comentar, pelo menos, três trabalhos.

O público que tiver contato com os trabalhos poderá votar no melhor artigo para receber o prêmio de Menção Honrosa. “Se a pessoa votar mais de uma vez, somente o último voto será considerado. Fizemos assim para que a pessoa possa mudar seu voto se encontrar um trabalho ainda melhor”, explica Ana Cristina.

Tendências

 As estatísticas de acesso ao blog do UEaDSL apontam interesse do público por trabalhos por temas como “educação de jovens e adultos”, “educação a distância” e “tecnologias na educação”. A maioria dos visitantes chega até o site do congresso por meio de buscas na internet por essas expressões e ainda pelo WordPress, plataforma pela qual é desenvolvido.

Esta edição, na qual foi retomada a proposta original do evento, com inscrições reservadas a professores e a suas turmas, conta com a participação ativa dos docentes e de seus alunos, especialmente das faculdades de Letras, de Educação e de Filosofia e de Ciências Humanas. Ao todo, trinta e nove trabalhos integram a programação.

Imagem: http://www.internetlab.org.br.