Evento promovido pela UFMG em março debaterá extensão na educação a distância

A extensão na educação a distância, experiências de sucesso e os desafios ligados à prática extensionista na modalidade serão alguns dos temas abordados na segunda edição do Colóquio Nacional de Extensão na Educação a Distância (Conexed), evento promovido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, nos dias 6 e 7 de março, no auditório da Escola de Belas Artes, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

A programação do colóquio incluirá mesas-redondas, exibição de documentário e conferência, dos quais participarão professores responsáveis por iniciativas de extensão nas instituições em que atuam. Entre os nomes já confirmados, estão os de docentes da UFMG, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de São João Del-Rey e Universidade Federal de Ouro Preto.

Questões como a indissociabilidade entre extensão, ensino, pesquisa, que caracteriza o ensino superior no Brasil; a consolidação da prática e a importância da institucionalização da EaD para o êxito das práticas extensionistas serão alguns dos tópicos tratados.

No colóquio, também serão apresentados relatos dos participantes, atuais e egressos, do “Aproxime-se”, programa de extensão mantido pelo Caed desde 2013, com o objetivo de tornar a UFMG mais próxima das cidades nas quais oferta cursos a distância, por meio da realização de minicursos, palestras, sessões de cinema comentado e apresentações culturais. Gratuitas, as atrações versam, a cada ano, sobre temas de interesse para as comunidades locais, como violência, meio ambiente e diversidade social.

Inscrições

O colóquio é aberto a todos os interessados, mas voltado, especialmente, a coordenadores e colaboradores de centros e núcleos de educação a distância de instituições de ensino superior, públicas e privadas, profissionais das áreas de educação, ensino a distância e comunicação, e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Além do acesso a toda a programação, os participantes do colóquio poderão ainda inscrever-se em um dos cursos autoinstrucionais e de curta duração, desenvolvidos pelo Caed: ” Introdução à Educação a Distância” e “Noções Básicas de Direitos Autorais”. Ambos têm carga horária de 10 horas e conferirão certificado aos concluintes.

As inscrições podem ser feitas pela página da Fundep, até o dia 28/2, pelos valores de R$ 15 para estudantes de graduação e de pós-graduação, e de R$ 30 para professores e para a comunidade em geral.

Aqueles que comparecerem nos dois dias do evento receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas.

Informações: extensao@caed.ufmg.br e (31) 3409-3914.

Programação (sujeita a alterações)

Dia 6, terça-feira

8h-9h: credenciamento

9h-10h: abertura do colóquio