Em aulas inaugurais, calouros de Ciências Biológicas e de Química a distância recebem boas-vindas à UFMG e primeiras orientações sobre cursos

Cento e vinte calouros das licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química a distância da UFMG participaram, neste sábado, 18, das aulas inaugurais dos cursos, realizadas no campus Pampulha. Os estudantes ingressaram na Universidade neste semestre, por meio do vestibular específico para a modalidade.

No encontro dos alunos de Química, ao qual 46 estudantes compareceram, expectativas sobre as novas lições e dúvidas sobre a dinâmica do curso a distância corresponderam à maior parte das perguntas do grupo.

Responsáveis por respondê-las, os coordenadores Simone Tófani (foto) e Amary Ferreira, professores do Departamento de Química da UFMG (DQ/UFMG), apresentaram as principais normas acadêmicas, a matriz curricular e, durante a tarde, o ambiente MinhaUFMG, no qual serão hospedados os materiais e atividades ministradas on-line.

Simone ressaltou a necessidade de que os alunos se planejem e tenham disciplina para estudarem de forma autônoma e distribuírem as horas de estudo diariamente. “Este não é um curso de final de semana. É preciso que vocês se dediquem. Nós batalhamos muito para vocês estarem aqui e nos comprometemos a ser o nosso melhor. É preciso que o compromisso seja recíproco”, explicou.

O evento contou ainda com os professores Antônio Flávio Alcântara, diretor do ICEx; Vito de Belis, representando o chefe do DQ, professor Rubén Millán; Ana Luíza de Quadros, do mesmo departamento; Wagner Corradi, responsável pela disciplina “Física Básica”, e o servidor do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, Tayrone Ferreira, representando a diretora pro-tempore da Unidade, Maria das Graças Moreira.

P1020304

Um novo ensino

Além dos votos de boas-vindas à Universidade, os docentes lembraram aos estudantes sua responsabilidade com o projeto que iniciam e com a carreira no magistério. Na palestra “A Formação do Professor de Química na UFMG”, a professora Ana Luíza problematizou o fato de o cinema, por exemplo, representar professores de forma romântica. “Nós não somos super-heróis. Nós ensinamos sujeitos a usar a química para melhorar a sua qualidade de vida, ampliar sua visão de mundo”, ponderou.

Wagner Corradi, ex-diretor de EaD da UFMG e professor do Departamento de Física, também falou sobre o ensino de ciências e seus desafios, como o uso de tecnologias de informação e de comunicação, as TICs, e até mesmo o celular nas aulas. Quem já fez aula de física, de química, sabe que o negócio é fascinante! Os meninos não podem ficar entediados diante daquilo.”

Futuros biólogos

Os novos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância também compareceram ao campus Pampulha no sábado para a aula inaugural da graduação, onde conheceram a estrutura do curso e os secretários de colegiado, tutores e professores que vão acompanha-los na jornada.

A mesa de abertura que recepcionou os calouros foi composta pela coordenadora do curso, Eliane Novato Silva, Carlos Renato Machado, coordenador do colegiado, João Valdir Alves de Souza, professor da Faculdade de Educação da UFMG, e Cirdes Lopes, membro da equipe pedagógica do Caed.

“Aproveitem o máximo que a universidade pode proporcionar a vocês”, declarou João Valdir ao discurso de boas-vindas, “do lado de cá, vamos trabalhar muito para oferecer uma boa formação tanto no campo das Ciências Biológicas quanto no da Educação”.

A programação do evento seguiu com aula inaugural ministrada por Fernando Amaral Silveira, professor de Zoologia do curso, assistida com muita atenção pelos 74 alunos que compareceram ao Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas. A palestra Poder de predição, sobrevivência e classificações apresentou os aspectos fisiológicos, assimilados e comportamentos estereotipados que permitem às plantas e animais sobreviver em seus ambientes. A aula foi seguida de sessão de perguntas dos calouros.

Currículo

O entusiasmo dos alunos permaneceu na próxima etapa do encontro, quando os calouros puderam esclarecer dúvidas sobre processos acadêmicos, recursos didáticos e ingresso em grupos de pesquisa e extensão.

A coordenadora Eliane Novato apresentou a matriz curricular do curso, composta inicialmente de matérias introdutórias, e, nos próximos períodos, de conhecimentos específicos de Biologia e estágios docentes.

“Nossa meta é formar o biólogo-professor, que atenda os requisitos da formação do biólogo e do professor do ensino médio e fundamental, então já temos disciplinas sobre Educação já no primeiro semestre”, explicou Eliane.