Nova versão do Moodle é mais agradável e tem mais recursos de pesquisa e de comunicação, avalia integrante da equipe de especialistas na plataforma do Caed UFMG

A equipe do Caed UFMG tem aproveitado o mês de novembro para se atualizar e conhecer as novas tendências ligadas à EaD. Além do grupo de sete servidores que compareceu à 15ª edição do ESUD, encerrada nesta sexta-feira, 23, a pedagoga e integrante da equipe Moodle Rose Carvalho participou do Moodle Moot Brasil, evento que reúne desenvolvedores, administradores e usuários do ambiente virtual de aprendizagem, promovido no país há 12 anos.

Realizada em João Pessoa (PB), nas IESP Faculdades, nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23, a conferência incluiu palestras sobre os avanços e novos recursos da plataforma e de iniciativas na área de EaD que utilizam o ambiente, como a Escola do Trabalhador, ação do Ministério do Trabalho que oferta cursos on-line e gratuitos para promoção da reinserção de profissionais no mercado de trabalho.

A programação também teve oficinas para a capacitação em temas pontuais, como a criação de recursos multimídias e a produção de relatórios no Moodle, a partir do plugin Badiu MReport.

Mais bonito e funcional

Para Rose, o destaque do evento foi a apresentação das novidades do Moodle 3.6, feita por videoconferência pelo desenvolvedor Simey Lameze, brasileiro radicado na Australia. A nova versão, adianta Rose, atende a muitas demandas antigas dos usuários, terá interface com design mais agradável e terá funcionalidades que facilitarão o trabalho de professores e de tutores.

O novo Moodle permitirá a visualização dos cursos como cartões e não apenas como lista, terá novos filtros para pesquisa e possibilidade de criação de uma lista de favoritos com as capacitações.

“Duas mudanças ótimas para os usuários é que agora será possível mandar os feedbacks das atividades por áudio ou por vídeo, gravados diretamente no Moodle, e também a criação de um grupo de usuários, como o Whattsapp, também dentro da plataforma”, comenta. Interessada nas potencialidades do ambiente para o aprimoramento dos cursos ofertados pelo Caed, a pedagoga participou de oficinas sobre recursos hipermídia e design instrucional.