Em livro sobre experiências do grupo Texto Livre, pesquisadora reflete sobre EaD, cultura livre e semiótica

Reflexões sobre as experiências metodológicas do Grupo Texto Livre, desenvolvidas por docentes e alunos da Faculdade de Letras da UFMG, foram publicadas em livro lançado digitalmente em novembro pela Pedro e João Editores. A partir dos relatos de Ana Cristina Fricke Matte, diretora geral do grupo e idealizadora dos congressos Universidade EaD e Software Livre (UEADSL), Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (Evidosol) e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (Ciltec), a obra aborda as possibilidades para a democratização do conhecimento e reflexões que relacionam cultura livre, ensino e semiótica.

Em concordância com o conteúdo da obra, texto, revisão, diagramação e design de capa de Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre foram produzidos integralmente utilizando softwares livres, e então disponibilizado gratuitamente em formato de e-book. “Era uma questão de honra que o livro fosse em Creative Commons By-Sa, que significa que qualquer um, sem precisar de autorização do autor, pode usar o conteúdo, replicar, remixar e citar, desde que mantida a mesma licença e citada a autoria”, acrescenta Ana Cristina.

Para o lançamento, a autora escolheu a última edição do congresso online Evidosol, hospedado no ambiente virtual do Grupo Texto Livre, onde estão disponíveis para acesso podcast e transcrição de trechos selecionados e lidos pela autora.

Com prefácio do educador João Wanderley Geraldi, pesquisador em Ensino de Lingua Portuguesa e Análise do Discurso, as reflexões do livro passam pela valorização do professor na EaD e a experiência da realização das edições do Universidade, EaD e Software Livre.

Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre é o primeiro título a ser publicado da coleção Texto Livre Pensemeando o Mundo. Além da versão gratuita em formato digital, os interessados podem adquirir cópia impressa na loja virtual da editora.

A autora

Ana Cristina Fricke Matte é professora da UFMG há 14 anos, onde se dedica à pesquisa e docência na da Faculdade de Letras. Formou-se em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas e, pela análise da canção infantil no mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, se dedicou aos estudos em Linguística Aplicada e Semiótica.