Ações municipais e declamação de poema foram destaques do Aproxime-se em Bom Despacho

O Aproxime-se, programa de extensão do Caed/UFMG, visitou a cidade de Bom Despacho para a promoção do evento “Aprendendo com as Diferenças: Inclusão Escolar em Foco”, no sábado, 2.

Os 65 participantes lotaram o auditório da sede do polo da UAB, na avenida Ana Rosa, para discutir acessibilidade e a inclusão de estudantes com deficiência por meio de atividades como roda de conversa e a exibição comentada do curta-metragem de animação espanhol Cuerdas. Também foi distribuída cartilha com informações sobre os benefícios garantidos por lei a pessoas com deficiência.

O evento, que contou com a participação da coordenadora do polo da UAB, Denisse Sousa, e da gerente de Desenvolvimento de Educação Especial do município, Adriana Carla da Silva, teve como destaque o relato de experiências de pais e de professores de alunos com deficiência, abordando os problemas que enfrentam e as soluções, muitas vezes longe do ideal, que encontraram para estimular o desenvolvimento de seus filhos e alunos.

Para Adriana, a atividade proporcionou momentos importantes para o diálogo sobre a inclusão. “Fala-se há muito tempo sobre acessibilidade, mas cada partilha é sempre nova e única”, avaliou a gerente, que sugere novas atrações para uma próxima edição. “Seria ótimo termos oficinas sobre intervenções práticas sobre como os professores podem aplicar todos esses conceitos em sala de aula.”

Iniciativas locais

Também entraram em pauta as iniciativas do município para promoção da inclusão escolar como a inauguração, em abril, do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), que oferece acompanhamento multidisciplinar a crianças matriculadas em escolas da cidade que necessitem de acompanhamento especial, incluindo os serviços de psicopedagogo, terapeuta ocupacional e psicólogo, dentre outros. Localizado no mesmo colégio que sedia o polo da UAB, o Centro atende, atualmente, 80 crianças.

“Foi possível notar que há uma preocupação com a educação, inclusive com a educação inclusiva, por parte do município”, observou Bruna Gonçalves, assessora pedagógica do Caed e integrante da equipe do Aproxime-se.

A programação incluiu ainda a declamação musicada de um poema de Eulália Morato pela própria autora ao som da canção Tocando em Frente, composta por Almir Sater e Renato Teixeira.

Ano da educação inclusiva

Inclusão escolar e acessibilidade são os temas que orientam toda a programação da edição de 2023 do Aproxime-se. Escolhidos por votação das comunidades dos polos parceiros, os tópicos são debatidos por meio de atrações acadêmico-culturais que incluem rodas de conversa, sessões de cinema comentado e produção e de distribuição de materiais informativos.

Neste ano, além de Bom Despacho, Jaboticatubas e Sabará também receberam as atividades promovidas pela equipe integrada pela diretora de EaD da UFMG, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, pelos assessores pedagógicos Ana Carolina Almeida, Bruna Gonçalves, Lúcio de Salvo e Ramiro Barboza e pelos bolsistas, graduandos da UFMG, Amanda Lima e Ana Cláudia Pereira, estudantes de Medicina, Gabriela Alvez, de Jornalismo, Henrique de Almeida, de Letras; Laura Guimarães, de Psicologia, e Rosineide Oliveira, de Terapia Ocupacional.

Informações sobre a programação do Aproxime-se estão disponíveis na página https://www.ufmg.br/ead/index.php/programa-aproxime-se/.

Foto: Assessoria Pedagógica/Caed UFMG