Professor da UFJVM, que trouxe turma de 23 alunos para o UEADSL 2016/2, comenta importância do evento

Um dos integrantes do grupo Texto Livre e professor na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Carlos Henrique Silva de Castro propôs a seus alunos do curso “Educação do Campo”, a participar desta edição do UEADSL 2016/2 – Diversidades.

O grupo de 23 estudantes, oriundos de pequenas comunidades rurais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, produziu dez artigos, dos quais sete foram selecionados para participação no evento. Os trabalhos ficaram em destaque na programção desta segunda e terça-feira, 13 e 14. Um deles, “HQ´s e música na aprendizagem e nos letramentos”, de Janaína dos Santos Ferreira, Flávia Idalina Alves Moreira e Sandra Moreira da Silva, está entre os ganhadores do prêmio de Menção Honrosa e também está entre os mais comentados pelo público.

Para o docente, que participa do congresso desde 2011, a proposta do UEADSL possibilita aos seus participantes a chance de aprimorar habilidades por meio do envolvimento em situações concretas.

“Trata-se de uma ideia presente em autores da educação e da linguística preocupados em produção textual em contextos reais, com leitores reais, e feedbacks também reais. O UEADSL atende a essa demanda ao colocar o estudante, produtor de textos diversos, em uma cadeia dialógica da vida real e a idealizadora do evento, a professora Ana Cristina Fricke Matte, soube colocar tais teorias em prática”, explica.

Carlos conta que os artigos foram o produto final de um pequeno projeto desenvolvido pelos seus alunos, cujo objetivo foi levantar as práticas de leitura e de escrita das comunidades com foco nas práticas dos próprios graduandos, partir de autobiografias de letramentos. Os estudantes foram estimulados se debruçar sobre o conjunto desses dados, sob uma perspectiva etnográfica, e encontrarem possíveis problemas de pesquisa.

A partir dessa coletânea de relatos, os estudantes foram encorajados, em uma perspectiva etnográfica, a encontrarem pontos relevantes, como pequenos pontos obscuros ou problemáticos, em seus processos de aprendizagem ou de outros sujeitos de suas comunidades e investigarem tais pontos. O resultado desse trabalho são um livro artesanal e os artigos apresentados no evento.

Na avaliação do professor, o envolvimento dos alunos com o UEASDL contribui para letramentos diversos, a capacidade de lidar com práticas de leitura e escrita socialmente relevantes. “A participação em um evento acadêmico, oportunidade dada a poucos graduandos, já contribui com a formação dos estudantes. O debate de ideias com produção argumentava a partir de uma tese/tema também é uma outra habilidade importante para o profissional de nível superior que estamos formando”, concluiu.