A um dia do fim do evento, organização do UEADSL 2016/2 divulga relações de ganhadores de menção honrosa

A Comissão Científica do UEADSL divulgou hoje, 14, os trabalhos selecionados pelos seus membros que receberão as Menções Honrosas nesta edição do evento. Também integra a lista o artigo mais votado pelos autores e ouvintes inscritos.

No total, sete pesquisas receberão o título e serão publicadas com destaque nos anais do congresso. Entre elas está HQs e música na aprendizagem e nos letramentos, das autoras Janaína dos Santos Ferreira, Flávia Idalina Alves Moreira e Sandra Moreira da Silva, professoras e técnicas da área de Educação no Campo, e Whatsapp como possibilidade de ferramenta na aprendizagem colaborativa, publicado na seção “Educação e Tecnologias Digitais” do evento pelas pesquisadoras em Educação em Ciências e Matemática Luciana Richter e Mônica da Silva Gallon. Os dois trabalhos, além de serem premiados com a Menção Honrosa, também estão entre os três artigos que receberam o maior volume de comentários na história do UEADSL, promovido desde 2010.

Outro estudo que relaciona o uso de tecnologias virtuais e educação faz parte da lista de premiados. Estudo das práticas de leitura e escrita no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais, escrito pela pesquisadora em Educação Tecnológica e Sociedade Juliana de Paiva Vieira Soares, tem como objeto a maneira como os professores de escolas públicas mineiras utilizam a tecnologia no ensino de leitura e escrita.

Também recebem menção honrosa o artigo A autoavaliação da aprendizagem dos alunos: um novo olhar para a Educação a Distância, em que os pesquisadores Geralda Aparecida do Carmo Schyra e Vicente Aguimar Parreiras fazem uma reflexão sobre o processo de aquisição do conhecimento por estudantes e sua autoavaliação em um grupo de Facebook. Rebeca Fritas Ivanicska recebeu o prêmio pela pesquisa Corporalidade, resiliência e a formação docente: contribuições relevantes sobre o conjunto corpo e mente na formação e trabalho dos professores.

Sob o eixo de pesquisa Letramentos, Gilvan Soares e Cláudia Ribeiro Rodigues, em Por uma pedagogia a serviço dos multiletramentos, defendem que a escola deve se preparar para capacitar os alunos para as diversas situações de leitura e escrita possibilitadas pelas novas tecnologias digitais. Letramento literário: a diversidade em sala de aula, escrito pela professora Cristiane Macieira de Souza, aborda a importância de reconhecer a relação texto-leitor.

Além do destaque nos anais do evento, os trabalhos que recebem menção honrosa ficam permanentemente em destaque no blog do UEADSL. Confira os artigos selecionados nas edições anteriores do congresso: http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/?page_id=2422.

1 Trackback / Pingback

1. Indique seu trabalho preferido para receber Menção Honrosa | Universidade, EAD e Software Livre

Comentários não permitidos.