Organizador do UEaDSL, grupo Texto Livre pesquisa e estimula uso de tecnologias livres para o ensino

O Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre (UEADSL) é organizado pelo grupo Texto Livre desde sua primeira edição, em 2010. Baseado na Faculdade de Letras da UFMG, o grupo de estudos se dedica a pesquisar e estimular o uso de tecnologias livres para o ensino, por meio tanto da produção científica, quanto do desenvolviomento de software livres.

A edição atual do UEaDSL, sobre o tema Diversidades, que estará aberta para o acesso do público até 15 de fevereiro, disponibiliza 63 artigos que abordam a questões como inovação e pesquisa, ciência aberta, mídias, tecnologias digitais e livres e educação. Além desse, o grupo Texto livre também oferece outros eventos gratuitos, como o Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online, que acontece anualmente em junho.

Além dos eventos, o grupo também produz conteúdo durante todo o ano. A plataforma para o uso de docentes, o Portal do Professor Livre, foi desenvolvida pelo Texto Livre e está disponível para download, assim como a publicação interdisciplinar semestral Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, que reúne artigos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

No portal do grupo na internet, é possível baixar material para o aprendizado de gramática, língua portuguesa e espanhola, assim como acessar uma lista de softwares gratuitos desenvolvidos pelo Texto Livre para facilitar a pesquisa, a realização de eventos online e auxiliar o ensino de normas gramaticais.

Notícias relacionadas 

Primeiro dia do UEADSL 2016/2 destaca vídeos de boas-vindas e trabalhos de 6 linhas temáticas 

UEADSL 2016/2, que começa nesta segunda-feira, 6, divulga programação, que incluirá apresentação de trabalhos, conferências e roda de conversas 

UEADSL 2016/2 será realizado entre 6 e 10 de fevereiro 

“UEADSL é um espaço de aprendizado em todos momentos de participação, da inscrição à publicação”, diz coordenadora do evento em entrevista ao Caed