Evento online e assíncrono promovido pela Faculdade de Letras da UFMG, UEaDSL 2017/2 recebe inscrições para coordenadores de mesa, até o próximo dia 22

Professores universitários e pós-graduandos interessados em temas como novas tecnologias aplicadas à educação, o papel da universidade, software livre e ensino a distância poderão inscrever-se para atuar como coordenadores de mesa de trabalhos da próxima edição do UEaDSL (Universidade, EaD e Software Livre), evento on-line e assíncrono, promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras, e o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.

O congresso, que debate os temas aos quais seu nome faz referência, por meio de palestras, conferências e artigos com até seis laudas, acontecerá de 27 de novembro a 1 de dezembro e terá como tema central o problema da relação entre diversidade e liberdade. Todo o evento acontece no blog http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog .

O coordenador de mesa tem papel similar ao de mediador de um debate, ficando a seu cargo fomentar a discussão sobre os trabalhos sob sua responsabilidade. Como o UEaDSL é totalmente virtual, a interação com os autores dos artigos e com o público é feito por meio de comentários às páginas onde estarão publicados. Para saber mais sobre a dinâmica de troca de impressões e discussão sobre os trabalhos, acesse os registros da edição passada.

“O papel do coordenador de mesa é de suma importância para o sucesso do evento. Já confirmamos alguns coordenadores de universidades de todo o país, pois consideramos o debate como o ponto alto do congresso”, explica a coordenadora do UEaDSL e do grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG.

Entre os coordenadores já confirmados estão professores da USP (Universidade de São Paulo), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Cefet- MG, além de da própria UFMG.

Inscrições

Interessados em atuar como coordenadores de mesa deverão inscrever-se por meio do formulário disponível no site no endereço  http://ueadsl.textolivre.pro.br/form_inscricao/ e, após confirmada a inscrição, enviar mensagem para o endereço ueadsl@textolivre.pro.br , até o dia 22 de novembro, informando nome completo, email, disciplinas ou áreas de seu interesse e solicitando a sua participação. Se a inscrição for para colaborar com algum professor em particular, é preciso informar o nome do docente. Os coordenadores de mesa recebem certificado emitido pela UFMG.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, o critério de seleção será a ordem de inscrição.

Diversidade e liberdade em foco

Dedicada às discussões sobre diversidade e liberdade, esta edição do UEaDSL já conta com 199 autores inscritos, em sua maioria estudantes de graduação, responsáveis por 99 trabalhos, abordando problemas ligados a semiótica, leitura e escrita, formação docente, algoritmos, hardware e software.

Os professores participantes são de instituições localizadas nas regiões sul e sudeste: UFMG, UTFPR, FURG (Universidade Federal do Rio Grande), IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Eles estão à frente de disciplinas das áreas de letras, pedagogia, educação do campo, computação e cultura livre.

A programação estará disponível no site do evento em breve.

Informações: http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/ e ueadsl.sec@textolivre.pro.br.