Memórias de letramento no campo é tema de livro lançado no UEaDSL 2017/2

O UEaDSL é um evento virtual, mas seu foco são as pessoas e os modos como elas se relacionam com a universidade, a educação a distância e com a tecnologia de livre acesso e compartilhamento, os três grandes temas que motivaram sua criação.

Um dos trabalhos apresentados nesta edição do congresso é centrado nas memórias dos hoje estudantes do curso de licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) sobre seus processos de aprender – a ler, a escrever, a explorar o mundo.

Com o título Memórias de Letramentos: vozes do campo, o livro organizado pelos professores da Universidade Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani reúne 68 registros dos graduandos, em sua grande maioria moradores do meio rural. A obra, que pode ser baixada gratuitamente, foi lançada durante a semana de apresentação de trabalhos do UEaDSL 2017/2, de 27/11 a 01/12.

Nostálgicos, repletos de referências a elementos que povoaram a imaginação de crianças de várias gerações, como os Três Porquinhos, as histórias da Turma da Mônica, e a clássicos como as epopeias de Homero e os poemas de Baudelaire, os textos incluem ainda menções ao contexto em que essas experiências foram vivenciadas.

Dificuldades como percorrer, a pé ou de ônibus, longas distâncias entre a escola e a casa, a falta de luz elétrica ou de merenda são lembradas pelos alunos como algo que faz parte de seu processo de alfabetização e, especialmente, de sua formação. As professoras, ou “tias, e os responsáveis pelos primeiros incentivos a ler e a escrever também compõem essas memórias.

“Podemos aprender sobre a importância das lutas na busca pelo conhecimento e o quanto se pode aprender com práticas cotidianas e lúdicas, feito a famosa brincadeira de ‘escolinha’, pela qual muitos passaram, bem como os “causos” dos mais velhos à beira do fogão de lenha”, destacam os organizadores, na apresentação ao livro.

Os interessados em interagir com os organizadores da obra, saber mais sobre seu processo de criação, ou dar sua opinião podem cadastrar-se no blog do evento. Quem ainda quiser receber certificado de participação deverá inscrever-se até o dia 01/12 e comentar, pelo menos, três trabalhos.

Imagem: Divulgação