Trabalhos apresentados no UEaDSL são publicados nos anais do evento e recebem menções honrosas

Após a semana de intensa interação entre autores, artigos científicos e público, a coordenação do congresso Universidade, EaD e Software Livre publica nos anais do evento os trabalhos apresentados e divulga a lista de obras que receberam menção honrosa, eleitas pelos ouvintes do congresso.

Sob o tema “Con-sciências”, a edição do evento que aconteceu entre 25 e 29 de junho reúne nos anais 34 artigos científicos desenvolvidos por alunos de graduação nas áreas de Educação, Linguística, Administração, Engenharia e Ciências Biológicas e da Saúde, vindos de sete instituições de ensino de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo e do Ceará.

Durante o congresso, os trabalhos publicados, que agora estão disponíveis para acesso no portal de periódicos da Faculdade de Letras da UFMG, fomentaram o interesse do público participante, instigando a publicação de 1504 comentários aos artigos.

Além do empenho na sessão de comentários, o público elegeu nove comunicações que recebem menção honrosa nos anais: Desafios de uma sala de aula multisseriada, A tecnologia da informação e o uso do mobile banking, Histórias de leitura na escola socioeducativa do Lindeia/BH, Breve reflexão sobre o ensino da concordância verbal em um livro didático e Eu organizo o movimento: a cadência da canção de Caetano Veloso nos movimentos sociais brasileiros.

Também receberam destaque Mídia e escola: o perfil de estudantes do 7º ano, A pressa é inimiga da perfeição? Análise de cursos intensivos de língua inglesa, ESP: O uso das estratégias de leitura para compreensão de textos em língua inglesa e Uma análise semiótica do tempo nas músicas “Roda Viva” e “Hoje Deus Anda de Blindado”.

Também estão disponíveis nos anais do UEaDSL as conferências de abertura e encerramento da edição, incluindo o podcast Variação e preconceito linguístico no contexto do Vale do Jequitinhonha, apresentado pelo professor Carlos Henrique Silva de Castro, do departamento de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, integrante do congresso.

Pós-evento e próxima edição

Os certificados de participação serão enviados para os e-mails dos ouvintes e palestrantes até o fim da semana. Os inscritos que cumpriram as regras para recebimento de certificado mas não o receberem devem entrar em contato com a organização do evento, de acordo com o procedimento descrito no site do UEaDSL.

Os participantes são convidados a, até o dia 8 de julho, colaborarem com a pesquisa de satisfação e avaliação do evento, onde poderão contar sobre sua experiência no congresso, que deve ser feita online. As opiniões submetidas vão ajudar a coordenação a pensar a próxima edição do evento – que, aliás, já está agendada: professores, alunos e interessados nas discussões sobre universidade, educação, software livre e produção científica poderão se reunir no próximo UEaDSL, em novembro.