Fórum do Integração Docente debaterá monitoramento do ensino remoto e importância da avaliação da aprendizagem

As ações de monitoramento e avaliação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UFMG serão discutidas em fórum online promovido pelo Integração Docente, na quarta,10, das 14h às 16h. O evento será veiculado pelo canal da Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC) no YouTube, onde ficará disponível, com tradução simultânea em Libras.

O debate, o 15º organizado pelo programa, incluirá a apresentação dos resultados gerais e a metodologia de acompanhamento do ERE, e, em seguida, reflexões sobre a importância e os sentidos da avalição da aprendizagem, propostas pelo convidado especial, Almerindo Janela, docente do Departamento de Ciências Sociais da Educação e pesquisador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, em Portugal.

Participarão do primeiro bloco membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA): as professoras Viviane Birchal, presidente, e Andréa Motta, coordenadora; Maria Flores Batista, responsável por comentar os dados coletados na primeira fase do processo, com foco nos colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), e Suzana Gomes, que abordará os números obtidos na segunda fase, na qual foram envolvidos docentes, alunos e Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs).

Luiza Datas, graduanda em Letras e coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e o servidor Luiz Antônio de Faria, lotado na Diretoria de Avaliação Institucional, comentarão os resultados obtidos referentes às suas categorias.

Adaptação em números

A comunidade acadêmica tem se adaptado bem ao ensino emergencial, de acordo com dados da primeira fase do monitoramento, apresentados durante o 12º fórum online, realizado em outubro.

O modo possibilitou a retomada de 92% das 10.098 turmas previstas para o primeiro semestre letivo de 2020, manutenção de 98% das disciplinas teóricas, 87% das práticas e 90% das teórico-práticas. A mesma etapa elencou as boas práticas e os desafios do primeiro semestre com o ensino remoto. As informações estão reunidas em relatório elaborado pela Prograd.

Agora, os integrantes da CPA discutirão os resultados dos questionários respondidos por 1712 professores, 12303 alunos e 996 TAE, de novembro de 2020 a janeiro deste ano, com perguntas baseadas nos dados coletados durante a primeira fase.

Informações: integracaodocente@ufmg.br.

Imagem: Foca Lisboa