Diversidades, complexidades, prazeres e tensões.
Cotidianamente, milhares de pessoas partilham o espaço metropolitano para trabalhar, estudar, usufruir de lazer e serviços, criando e fortalecendo relações afetivas. Muitos desses deslocamentos envolvem atravessar mais de um município, sem que se perceba, com nitidez, quando esses limites são ultrapassados. É o fenômeno da metropolização que nos coloca, diariamente, em conexão direta com diversos lugares e pessoas.
Trata-se de uma grande rede de ruas, casas, rodovias, praças, parques, paisagens, cursos d’água, monumentos e manifestações culturais, que se entrelaçam com o ir e vir das pessoas, desenhando uma metrópole em tramas: MetropoliTRAMAS.
Em comemoração aos 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Espaço do Conhecimento UFMG convida as cidadãs e os cidadãos metropolitanos a viajarem por esse extenso universo, e a tomar lugar, seja nos limites do museu, seja nas itinerâncias para onde nossas memórias e afetos possam nos levar. Nove instalações – Tramas do Tempo, Tramas e Utopias, Tramas do Território, Tramas e Trilhas, Tramas em Luta, Tramas Afetivas, Tramas Culturais, Tramas Educativas e Tramas em Movimento – compõem a exposição e apresentam as diversas faces da Região Metropolitana de maneira poética, sensível e, por vezes, conflituosa, proporcionando uma experiência envolvente e multifacetada aos visitantes. Venha se entrelaçar pelas tramas da RMBH!
Visitação: Livre e gratuita
Quando: Terça a domingo, de 10h às 17h (Sábado, de 10h às 21h)
Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
Explorando equipamentos culturais
A favela como patrimônio cultural
Quilombo Mangueiras
Poluição luminosa
Mobilidade urbana sustentável
Para entender o trânsito
Transporte público e a cidade
3 eventos gastronômicos da RMBH
Conheça marcos da arquitetura de Belo Horizonte!
Acesso à arte e a cultura para quem?
O futebol na RMBH
Destinos turísticos naturais na RMBH
Uma metrópole em tramas
Arte e resistência LGBTQIAPN+: a cultura Ballroom em Belo Horizonte
Ciganos Calon e a cidade
O quilombo urbano em Ribeirão das Neves
Manifestações culturais, potencialidades, utopias e outros elementos envolventes são convite a um mergulho nas complexidades das temáticas metropolitanas. Leia!
Da esquerda para direita, Roberto Luís de Melo Monte-Mór (Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG), Heloísa Soares de Moura Costa (Instituto de Geociências – UFMG), Jupira Gomes de Mendonça (Escola de Arquitetura – UFMG), Junia Maria Ferrari de Lima (Escola de Arquitetura – UFMG) e Geraldo Magela Costa (Prof. do Instituto de Geociências – UFMG).