Voltar para o início Ir para o Menu Ir para a Busca Ir para o rodapé Contraste

Onde buscar ajuda

No período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19 no país, conheça o projeto de acolhimento a distância para a comunidade da UFMG.

 

Inspirados pela Política Nacional de Humanização do SUS estamos construindo, cotidianamente, uma universidade acolhedora. Mas o que é acolhimento?

“O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém”.

O acolhimento, como princípio primeiro de nossa política de saúde mental, no contexto acadêmico ou nos espaços de trabalho, implica na construção de práticas de acolhimento, mas também em um compromisso político de sustentarmos relações, pautadas na ética e na construção de ambientes menos adoecedores.

Gramado da Música, no campus Pampulha. Foto: Hélvio Caldeira / UFMG

Você pode encontrar esse acolhimento em vários locais ou canais da UFMG e também na cidade.

  • Nos Canais de Acolhimento você encontrará apoio para sua inclusão e permanência na UFMG. São espaços de escuta e diálogo com pessoas devidamente capacitadas. Buscar apoio ou ajuda nesses canais, além de contribuir para sua vida acadêmica ou laboral, pode trazer benefícios para sua saúde mental.
  • Nos Canais de Atendimento Especializados você encontrará profissionais especializados em saúde mental para atendimento, orientação e encaminhamentos.

Lembre-se: em caso de emergência, você pode acionar o DAST (3409-4499 / 3409-4315 / 3307-9564) para realizar os primeiros atendimentos e/ou fazer orientações sobre encaminhamentos ou o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pode também encaminhar a pessoa em crise para os serviços de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Belo Horizonte.

Caso esteja em outro município mineiro, incluindo Montes Claros, acesse aqui as informações da RAPS de Minas Gerais.