Voltar para o início Ir para o Menu Ir para a Busca Ir para o rodapé Contraste

Espaços de convivência

A UFMG abriga uma grande variedade de espaços para você relaxar, conviver e confraternizar com amigos e colegas. Seja a céu aberto, no grande espaço verde da Universidade, seja dentro das unidades, em diretórios e centros acadêmicos, o que não falta são ambientes de tranquilidade e convívio para fugir da rotina de aula e de trabalho.

Conheça, pelo menos, 10 espaços perfeitos para quebrar o estresse do seu dia-a-dia:

 

1) Jardim Mandala

A Faculdade de Educação da UFMG abriga o espaço de distensionamento por excelência do campus Pampulha: o Jardim Mandala, localizado ao lado da cantina da unidade.

Idealizado e projetado por Welington Dias, bacharel em Escultura pela UFMG, o jardim é resultado da combinação de conhecimentos do feng shui, da geobiologia e da geometria sagrada, representando o encontro da teoria e da prática de bem-estar.

 

2) Jardins do Setorial II

Nem todos sabem, mas existe também um amplo jardim localizado acima do Restaurante Setorial II, próximo ao ponto mais alto do campus Pampulha. Lugar de refúgio para um descanso após o almoço, o espaço ainda trás uma vista privilegiada para a Reitoria da Universidade, de um lado, e o Mineirão, do outro.

 

3) Bosques no campus Pampulha

Próximo à sede administrativa da UFMG, estão localizados o bosque da Reitoria e o bosque da Música. Dois gramados verdes e arborizados que reúnem atividades de meditação e de esporte, enquanto ressoam a trilha sonora original da unidade acadêmica musical. Afinal, esse nome não é à toa.

 

4) Praça de Serviços

Para você que está procurando um espaço de convívio, tente a própria Praça de Serviços, coração do campus Pampulha. Além de ser um importante espaço de apresentações culturais para a comunidade acadêmica da UFMG, lá estão dispostas diversas cadeirinhas que, a depender do vento certo, te farão pensar que está numa tranquila praia.

 

5) Estação Ecológica

114 hectares (o que significa, para quem não está familiarizado com o termo, mais de um milhão de metros quadrados) de pura área verde, com flora diversa e inúmeros animais, entre micos, gambás, répteis, anfíbios e inúmeras aves. Talvez essa seja uma boa descrição para a Estação Ecológica da UFMG.

Para além de ser uma importante unidade de conservação, pesquisa e educação ambiental, o espaço é uma opção saudável para quem curte caminhadas, trilhas e passeios de bicicleta. E, para quem não é muito chegado ao esporte, a Estação pode ser perfeita para um piquenique.

Registro de um voo de drone pela Estação Ecológica. Foto: Felipe Mateus

 

6) Diretórios e Centros Acadêmicos

Cada curso ou departamento tem, próximo ou dentro das unidades acadêmicas que os abrigam, centros ou diretórios acadêmicos. São espaços que podem atuar como um verdadeiro refúgio para os estudantes.

Para além de entidades estudantis, são nesses espaços que acontecem as festas e confraternizações entre estudantes, além de apresentações culturais e outros eventos. E, caso a ideia for apenas relaxar, você pode simplesmente encontrar o seu cantinho, levantar as pernas para o alto e tirar aquela soneca entre uma aula e outra.

 

7) “Ilhas de conforto” da Faculdade de Medicina

Do segundo ao oitavo andar da Faculdade de Medicina, estão espalhadas algumas mesas, cadeiras e pufes destinados ao convívio da comunidade universitária. São as “ilhas de conforto”, projetadas pela arquiteta da Faculdade, Eneida Ferreira Ricardo, como espaços de convivência, descanso e estudos.

 

8) Território livre da Faculdade de Direito

Sim, o território é livre e aberto à ocupação para todos aqueles que habitam a velha Casa de Afonso Pena. Lá estão dispostas mesas, cadeiras e banquinhos próprios à convivência da comunidade universitária. Isso para não falar dos grafites expostos na parede. Desenhos e traços que, segundo a professora Mônica Sette Lopes, guardam as histórias da faculdade centenária.

 

O cotidiano no território livre. Foto: Gabriel Araújo | UFMG

 

9) Jardins da Escola de Arquitetura

Estudantes e servidores sentam-se ali, muitas vezes, apenas para deitar e tomar um sol – escapando um pouco da rotina de aulas, estágios, trabalhos e pesquisas científicas. Os jardins da Escola de Arquitetura e Urbanismo ajudam a compor o belo prédio modernista encravado no bairro Savassi, trazendo um clima de conforto a uma região central da cidade.

 

10) Espaço do Dominó do Instituto de Ciências Agrárias

Ok que existe toda uma fazenda encravada na região norte de Montes Claros, ao fundo do imenso Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA-UFMG). Mas aqui gostaríamos de destacar o Espaço Dominó, localizado próximo ao Bloco A da unidade.

O Espaço abriga rodas de conversas e alguns eventos do Instituto, mas também serve para o simples bate papo de estudantes e servidores que querem sair de seus gabinetes. Tome apenas cuidado com o sol do norte de Minas.

A UFMG no norte de Minas. Foto: Lucas Braga | UFMG

 

Veja, no mapa abaixo, a localização de todos os espaços citados.