Voltar para o início Ir para o Menu Ir para a Busca Ir para o rodapé Contraste

Programa Conexões destaca Semana de Saúde Mental e Inclusão da UFMG

Professora do Departamento de Psicologia e pró-reitora de Extensão da Universidade, Cláudia Mayorga falou sobre o evento em entrevista

Desfile de 18 de maio de 2018. Foto: Jarbas Oliveira

No dia 18 de maio de 1987, foi realizado o Encontro dos Trabalhadores em Saúde Mental, na cidade de Bauru, em São Paulo. O evento foi um marco da Luta Antimanicomial no Brasil, que busca a cidadania e o conhecimento no que diz respeito aos sofrimentos mentais e passou a ser lembrada na mesma data.

Em sintonia com as construções libertárias e antimanicomiais do campo das políticas públicas e com a defesa do Sistema Único de Saúde, a Semana da Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG foi criada em 2013, por meio de parcerias da Universidade com movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e profissionais da rede pública de saúde.

A cada ano, a comemoração traz oficinas, atividades, palestras e exposições em prol da saúde mental e a conscientização acerca do tema. Com o tema De mãos dadas pela democracia, a VII Semana da Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da universidade, começa nesta segunda-feira, 13.

A professora do departamento de Psicologia e pró-reitora de extensão da Universidade, Cláudia Mayorga falou sobre o evento em entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro no portal UFMG.

A programação da VII Semana da Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG tem atividades em Belo Horizonte, Brumadinho e Montes Claros. A abertura oficial será nesta segunda, 13, às 19h30, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

Na quinta-feira, 16, o programa Conexões promove a já tradicional roda de conversa com a participação dos usuários dos serviços de saúde mental. O programa especial será transmitido direto do espaço da mangueira, no jardim em frente à Rádio UFMG Educativa.

(Produção de Giulliana Santos e Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Ribeiro)