Voltar para o início Ir para o Menu Ir para a Busca Ir para o rodapé Contraste

Precisa de ajuda?

 

Seu caso é uma emergência?

Em situações graves, não pense duas vezes antes de chamar o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). São serviços com profissionais capacitados para atender casos de urgência e emergência. Outra opção é o DAST, o Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador da UFMG. Você pode então acessar nossa página e conferir as orientações para crises nas dependências da UFMG.

 

Ou você aguenta esperar um pouco?

Nesse caso, recomendamos o serviço de saúde público de sua própria cidade. Clicando aqui, você tem contatos e orientações sobre como acessar os seguintes serviços: CVV (Centro de Valorização da Vida), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), CERSAM (Centros de Referência em Saúde Mental) e Unidades Básicas de Saúde.

 

Quem sabe um acolhimento não é o que você precisa?

Muitas vezes, só precisamos de alguém que nos escute e entenda as nossas dificuldades. Para isso, a UFMG abriga uma série de canais de acolhimento em diferentes unidades e campi. Não tenha vergonha em pedir ajuda: por que não agendar uma visita no núcleo mais próximo de sua unidade acadêmica? Acesse também os canais de atendimento especializados para saber mais.

 

Precisa de uma força?

Acesse a nossa galeria de depoimentos! São histórias e relatos inspiradores de pessoas que passaram por algum tipo de sofrimento mental e decidiram compartilhar a sua vivência, no intuito de ajudar outras pessoas a enfrentar seus próprios desafios cotidianos. É a materialização de uma rede de apoio virtual.

 

E se o problema não for com você, e sim com um amigo?

Dê uma olhada na seção “Família e amigos” – imaginamos que ela pode te ajudar. Lá, você encontra a descrição de alguns sinais de estresse que podem significar algo e dicas de como ajudar alguém que está passando por um momento difícil.

 

Que tal descansar por um momento?

Tirar um tempo para cuidar de sua saúde mental é tanto importante quanto necessário. Mas, se você não conseguir se afastar de todas as suas responsabilidades, tire ao menos um tempinho para si mesmo a cada dia. Em “Espaços de convivência”, a gente te sugere alguns lugares ideais para aquele descanso de meia hora.