Voltar para o início Ir para o Menu Ir para a Busca Ir para o rodapé Contraste

Deficiência Psicossocial: assista à íntegra de aula aberta sobre o tema

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13146 de 06 de julho de 2015, baseada na Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, refere-se às diversas deficiências nomeando-as como física, mental, intelectual ou sensorial. A Política antimanicomial brasileira de saúde mental aponta para a importância de que as pessoas com sofrimento psíquico grave tenham seus direitos reconhecidos e respeitados.

Ambas políticas, de inclusão e de saúde mental, regulam campos muito próximos mas que nem sempre dialogam entre si. O que seria, então, a Deficiência Psicossocial? Ao se referir à deficiência mental e deficiência intelectual, a lei fala precisamente de quais condições? Como o movimento antimanicomial de usuários e familiares veem a questão da Deficiência Psicossocial? Como a UFMG vem lidando com as questões relacionadas à saúde mental, acessibilidade e inclusão?

A aula aberta Lei Lei Brasileira de Inclusão, Política de Saúde Mental, Inclusão de Pessoas com Deficiência Psicossocial traz uma intensa discussão sobre essa questão a partir das contribuições de:

• Eduardo Mourão Vasconcelos, Psicólogo, cientista político, doutor pela Universidade de Londres, professor associado aposentado da Escola de Serviço Social da UFRJ, militante histórico do movimento antimanicomial brasileiro;
  • Laura Camey Fusaro: vice-presidenta da Associação de Usuários e Usuárias de Serviço de Saúde Mental de Minas Gerais;
  • Cristiano Rodrigues da Silva: psicólogo e técnico do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI);
  • Teresa Kurimoto: enfermeira, psicóloga, professora adjunta da Escola de Enfermagem, membro da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG (CPSM)

Assista à íntegra abaixo: