Trabalhos sobre ensino, letramento e tecnologias digitais são destaque entre os leitores no segundo dia do UEADSL

Pesquisas sobre tutoria, práticas de ensino e suas relações com tecnologias digitais foram o destaque do segundo dia de atividades do UEADSL, que manteve o alto volume de participações de ouvintes e autores do dia anterior. Em termos de número de acessos e engajamento dos leitores nas seções de comentários, os artigos que suscitaram mais envolvimento do público foram O letramento digital em sala de aula: reflexões sobre a autoimagem em mídias sociais, Considerações sobre aspectos afetivo-atitudinais na atuação tutorial em EaDO uso da tecnologia na sala de aula: um mundo de oportunidades para toda a comunidade escolarLetramento literário: a diversidade em sala de aula e Práticas pedagógicas baseadas em tecnologias digitais: relatos de experiências educacionais em uma escola pública do Distrito Federal. Além destes, o trabalho sobre a agricultura nas cidades, Cultivando cidades mais produtivas e sustentáveis com a agricultura urbana, também recebeu um volume grande de respostas dos ouvintes e outros autores. Ao fim da terça-feira, dia 7, os usuários inscritos haviam postado 174 contribuições no sistema, um aumento de 20% em relação ao dia anterior.

Foco do evento, a interação entre autores e público, por meio de comentários aos artigos é importante tanto para os autores dos trabalhos, que têm a oportunidade de refletir sobre suas pesquisas a partir do retorno dos leitores, quanto para os que participam como ouvintes, que vêm atuando ativamente do processo da construção de conhecimento. Além disso, os inscritos podem votar nos artigos que receberão Menção Honrosa ao final das atividades acessando a página http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/?p=7910

“É muito interessante a possibilidade de o estudante se expor, de criar ou construir uma pesquisa em torno de algum tema, com suporte e orientação de monitores, professores e pesquisadores gabaritados”, relata Weslei Antonio Vilela, aluno de Ciência da Computação na UFMG, professor de matemática e coautor de dois artigos que estão sendo apresentados nesta edição do UEADSL no eixo Educação e Tecnologias Digitais. “Este suporte proporciona uma forma de inclusão para estudantes de dentro e fora da Universidade, ao mesmo tempo em que estimula o uso de recursos tecnológicos e de interações em plataformas online”, aponta o pesquisador.

Todos os trabalhos em destaque nos dias anteriores do evento estarão disponíveis para acesso e contribuições até o dia 15, como todo o conteúdo do congresso. A participação é gratuita e oferece certificação para quem se cadastrar no blog em que acontece o evento e comentar no mínimo três artigos. Interessados que ainda não se inscreveram podem solicitar acesso pelo link http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/wp-login.php?action=register