Em roda de conversa, Integrantes do Texto Livre falam sobre a promoção da autoestima e protagonismo dos alunos no UEADSL

Além dos artigos que estão sendo discutidos por pesquisadores e leitores, a programação do UEADSL também disponibiliza conteúdo gravado em vídeo para acesso dos participantes. Na sexta-feira, 10, foram destaque, entre as atividade, três conferências e uma roda de conversa que poderão ser visualizadas até quarta-feira, 15.

Nas conferências, professores especialistas abordaram as relações entre universidade, ensino a distância, software livre e comunidade. Fechando as sessões expositivas, Ana Cristina Fricke Matte, Adelma Araújo e Thalita Santos Felício de Almeida, que fazem parte do grupo Texto Livre, protagonizaram uma roda de conversa sobre a dinâmica e as conquistas do UEADSL.

Como conta a coordenadora Ana Cristina, o Texto Livre, organizador do evento com o apoio do Caed e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFMG), o UEADSL começou como uma iniciativa para promover a produção científica dos alunos da UFMG até se tornar um congresso mais abrangente e inclusivo, publicando trabalhos de autores de outras instituições e ou que não fazem parte do meio acadêmico.

 “A certificação atesta que o aluno participou, escreveu e apresentou no evento. O UEADSL ainda tem a publicação em anais da Faculdade de Letras”, enumera Ana Cristina. “Sempre buscamos formas oficiais de dar mérito, porque essa é uma forma de empoderar o aluno”.

Adelma Araújo, também integrante do Texto Livre e organizadora de outros eventos online do grupo, defende que publicar a produção dos alunos é uma forma de democratizar o conhecimento.

“Tira um pouco da ideia de que só o professor é detentor do conhecimento, porque o aluno mostra o protagonismo e então é um diálogo, um crescimento mútuo”, explica. E essa democratização deve se estender para fora das instituições de ensino superior. “O conhecimento tem que sair da universidade e chegar nas escolas públicas e nas pessoas que são leigas”, explica a pesquisadora.

O UEADSL promove atividades gratuitas e a distância até quinta-feira, 14. As inscrições permanecem abertas no link http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/wp-login.php?action=register. Todos os participantes que comentarem no mínimo três artigos receberão certificado.