Em tom de balanço, coordenadora do UEaDSL 2017/1 destaca papel contestador do evento e convida para a próxima edição

O papel contestador de eventos como o UEaDSL, que propõem espaço para críticas e para o debate de temas que recebem pouca atenção da mídia tradicional, foi lembrado pela coordenadora do congresso, Ana Cristina Matte, professora da Faculdade de Letras da UFMG.

A partir da palestra “Bolhatrix”, apresentada por Alexandre Oliva, ativista e defensor do uso de softwares livres, a docente refletiu acerca da lógica de opressão de ideias consideradas desviantes, “fora da ordem” e fez um chamado para que os leitores questionem o controle da informação por grandes corporações e percebam outras alternativas possíveis.

“O texto com que o Oliva nos brindou fala de um caminho válido, real, mas que pouquíssimos conhecem e menos de nós ainda conseguem seguir integralmente: optar por ser livre, optar pela colaboratividade mais cooperação mais compartilhamento mais meritocracia, optar pela cidadania de fato e de direito. Nesse caminho conheci muita, mas muita gente mesmo, milhares de pessoas dedicadas a essa luta, à capacitação de outras pessoas para poderem optar por esse caminho. O Texto Livre nasceu no meio dessas pessoas e é uma dentre muitas opções de integração ao meio. Ninguém precisa trilhar sozinho a transição para a liberdade. Como o Oliva, confirmo: venha, queremos ajudar!”, afirmou, em comentário ao artigo.

Debate de alto nível

Com esse apelo, a professora comemorou o encerramento desta edição, marcada pelo alto engajamento dos participantes: desde o dia 19, evento contabilizou 1155 participantes, dos quais 156 foram responsáveis pelos 1523 comentários, e 11444 visualizações, de visitantes do Brasil e do exterior.

Além dos acessos durante a semana do congresso, os trabalhos continuam a ser visualizados por muitos meses após, especialmente por interessados pelo uso didático de recursos tecnológicos.

Os retornos dos participantes sobre o congresso demonstram também sua satisfação com a proposta e o desejo de dar continuidade ao debate, em outras edições. A pedagoga e palestrante desta edição Sâmia Macedo destacou a capacidade do evento de reunir teoria e prática e de traduzir, em ações concretas, os princípios que defende.

“Gostaria de registrar o prazer de participar deste evento! Acredito que o ponto central que desencadeia esse sentimento se deva à descoberta de um grupo de trabalho que apresenta uma coerência teórico-prática nem sempre visível nas instituições de ensino. Colaboração, liberdade, pesquisa, produção e circulação de conhecimento não são jargões acadêmicos utilizados por vocês para justificar o trabalho, são os pilares sobre os quais acontece, em rede, todo o dinamismo do próprio trabalho!”, resume.

Interessados em conhecer os trabalhos que empolgaram tanto os congressistas poderão conferi-los nos anais desta edição, disponíveis na página de periódicos da Faculdade de Letras da UFMG. Os certificados dos autores e dos ouvintes que comentaram até três artigos já foram enviados.

“Este evento foi pensado como uma ferramenta de empoderamento tanto de professores, que se arriscam fora com espaço confortável da sala de aula, quanto de alunos, que arriscam sua capacidade de escrita e sua capacidade argumentativa no palco aberto do evento. Esta edição do UEADSL2017.1 foi um exemplo memorável da eficiência do evento como ferramenta didática e estamos todos, no Texto Livre, muito orgulhosos e, ao mesmo tempo, agradecidos pela participação corajosa de todos”, avalia a coordenadora da iniciativa.

Que venha o próximo

 O UEaDSL 2017/1 contou com a participação de vários professores, de diferentes instituições de ensino, como coordenadores de mesa, algo que não era esperado pela coordenação do evento, mas que deverá se repetir na próxima edição. “Esses professores e pesquisadores nos retornaram comentários entusiasmados com a participação e muitos revelaram o desejo de participar novamente”, releva Ana Cristina.

Docentes que têm interesse em se juntar a esse grupo para o UEaDSL 2017/2 podem conhecer melhor a proposta do congresso no site do http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog , por onde também deve ser feitas as inscrições, abertas até 10 de agosto.

Imagem: http://www.businessinsider.com/