PAPEL DESTAQUE : INCLUSÃO SOCIAL E RACIAL
Atenta à questão nacional da necessidade de uma maior inclusão social da população, a Universidade Federal de Minas Gerais atuou fortemente na busca da democratização do acesso ao ensino público, buscando identificar mecanismos que melhor respondessem a esta demanda. Neste sentido foi realizado um estudo(1) aprofundado da questão por uma equipe designada pela Reitora, e, ainda, um Seminário Nacional sobre Inclusão Social ( Ampliação do acesso à universidade pública: uma urgência democrática) em maio de 2003 que teve ampla repercussão.
Os autores do estudo concluíram que a oferta de cursos noturnos responderia adequadamente à demanda de inclusão, ou seja, a criação de cursos noturnos em áreas de menor presença da escola pública é um meio eficiente de inclusão social, sendo que essa inclusão social significa também inclusão racial.
O assunto foi levado pela Reitora aos Conselhos Superiores e o Conselho Universitário aprovou em 20 de fevereiro de 2003 a Decisão que adotou outras medidas que visam o aumento da inclusão social.
A comunidade acadêmica realizou esforços para implementação de ações condizentes com as diretrizes traçadas pela Decisão do Conselho Universitário e o percentual de vagas em cursos noturnos nos cursos de graduação passou de 16% para 21% da totalidade das vagas ofertadas no vestibular 2004 em relação ao de 2003.
A análise da tabela dos aprovados no Vestibular 2004, na página 7, confirma as conclusões do estudo. Realmente, ocorreu um aumento significativo, em relação ao Vestibular 2003, tanto de aprovados egressos de escolas públicas, como também dos declarados Pretos e Pardos.
(1)A propósito da democratização do acesso ao ensino superior: a perspectiva da UFMG - Antônio E. A. Araújo, Maria do Carmo L. Peixoto, Mauro M. Braga, Ricardo Fenati.
CURSO |
Insc.2003 |
Classif. 2003 |
Aprovados 2003 |
Insc.2004 |
Classif. 2004 |
Aprovados 2004 |
% Púb. |
% PP |
% Púb. |
% PP |
% Púb. |
% PP |
% Púb. |
% PP |
% Púb. |
% PP |
% Púb. |
% PP |
ADMINISTRAÇÃO DIURNO |
44 |
25 |
16 |
16 |
8 |
18 |
41 |
32 |
15 |
25 |
27 |
34 |
ADMINISTRAÇÃO NOTURNO |
72 |
37 |
44 |
24 |
32 |
24 |
71 |
40 |
53 |
28 |
41 |
18 |
AGRONOMIA |
68 |
35 |
44 |
26 |
33 |
25 |
58 |
38 |
27 |
25 |
34 |
37 |
ARQUITETURA E URBANISMO |
42 |
20 |
23 |
15 |
16 |
7 |
45 |
31 |
32 |
26 |
31 |
28 |
ARTES CÊNICAS |
63 |
31 |
57 |
28 |
50 |
33 |
67 |
39 |
55 |
21 |
49 |
17 |
BELAS-ARTES |
65 |
33 |
41 |
22 |
32 |
20 |
63 |
32 |
44 |
23 |
48 |
25 |
BIBLIOTECONOMIA DIURNO |
86 |
44 |
81 |
44 |
71 |
50 |
82 |
51 |
72 |
43 |
68 |
39 |
BIBLIOTECONOMIA NOTURNO |
85 |
49 |
76 |
40 |
83 |
45 |
88 |
53 |
78 |
56 |
81 |
49 |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
59 |
32 |
43 |
22 |
35 |
18 |
57 |
36 |
35 |
26 |
33 |
25 |
CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
59 |
32 |
45 |
30 |
46 |
35 |
CIÊNCIAS ATUARIAIS |
62 |
29 |
33 |
21 |
20 |
28 |
57 |
40 |
26 |
23 |
13 |
13 |
CIÊNCIAS BIOLÓG. NOTURNO(LIC.) |
81 |
39 |
21 |
17 |
28 |
18 |
76 |
44 |
61 |
39 |
51 |
39 |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DIURNO |
55 |
29 |
68 |
26 |
60 |
28 |
52 |
37 |
19 |
22 |
15 |
19 |
CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOTURNO |
82 |
42 |
65 |
36 |
56 |
30 |
78 |
48 |
54 |
35 |
47 |
36 |
CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
47 |
27 |
21 |
21 |
16 |
24 |
44 |
34 |
26 |
29 |
20 |
26 |
CIÊNCIAS SOCIAIS |
65 |
38 |
36 |
24 |
34 |
21 |
58 |
41 |
31 |
32 |
30 |
34 |
COMUNICAÇÃO SOCIAL |
51 |
27 |
22 |
17 |
24 |
22 |
50 |
36 |
24 |
25 |
25 |
20 |
DIREITO DIURNO |
49 |
29 |
22 |
17 |
20 |
16 |
39 |
32 |
19 |
27 |
15 |
26 |
DIREITO NOTURNO |
- |
- |
- |
- |
- |
- |
61 |
39 |
39 |
28 |
41 |
27 |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
69 |
34 |
45 |
21 |
45 |
22 |
66 |
44 |
40 |
29 |
38 |
31 |
ENFERMAGEM |
75 |
37 |
53 |
29 |
50 |
29 |
68 |
44 |
52 |
38 |
50 |
42 |
ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO |
44 |
25 |
25 |
19 |
38 |
23 |
43 |
33 |
29 |
24 |
34 |
23 |
ENGENHARIA CIVIL |
67 |
33 |
53 |
26 |
31 |
19 |
60 |
37 |
44 |
30 |
37 |
26 |
ENGENHARIA DE MINAS |
70 |
35 |
58 |
31 |
58 |
30 |
59 |
38 |
48 |
32 |
42 |
24 |
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
35 |
24 |
17 |
18 |
13 |
18 |
38 |
31 |
22 |
27 |
18 |
27 |
ENGENHARIA ELÉTRICA |
51 |
28 |
35 |
23 |
23 |
21 |
57 |
35 |
43 |
28 |
42 |
20 |
ENGENHARIA MECÂNICA DIURNO |
41 |
25 |
22 |
20 |
15 |
20 |
43 |
31 |
26 |
18 |
20 |
14 |
ENGENHARIA MECÂNICA NOTURNO |
77 |
40 |
69 |
35 |
71 |
34 |
74 |
47 |
64 |
47 |
64 |
42 |
ENGENHARIA METALÚRGICA |
66 |
34 |
59 |
27 |
50 |
22 |
74 |
43 |
58 |
33 |
49 |
32 |
ENGENHARIA QUÍMICA |
47 |
27 |
28 |
19 |
30 |
30 |
46 |
35 |
28 |
26 |
23 |
20 |
ESTATÍSTICA |
77 |
36 |
65 |
35 |
51 |
40 |
77 |
45 |
65 |
38 |
58 |
32 |
FARMÁCIA |
58 |
27 |
43 |
21 |
45 |
16 |
56 |
37 |
43 |
32 |
44 |
32 |
FILOSOFIA |
68 |
37 |
42 |
27 |
36 |
25 |
62 |
37 |
38 |
26 |
46 |
20 |
FÍSICA DIURNO (BACHARELADO) |
61 |
34 |
42 |
23 |
30 |
22 |
60 |
33 |
40 |
32 |
25 |
27 |
FÍSICA NOTURNO (LICENCIATURA) |
79 |
40 |
68 |
33 |
55 |
33 |
77 |
50 |
71 |
44 |
72 |
39 |
FISIOTERAPIA |
54 |
26 |
31 |
25 |
33 |
27 |
55 |
38 |
32 |
31 |
33 |
43 |
FONOAUDIOLOGIA |
63 |
28 |
48 |
27 |
40 |
26 |
67 |
38 |
51 |
26 |
52 |
20 |
GEOGRAFIA DIURNO |
73 |
32 |
59 |
26 |
58 |
13 |
69 |
42 |
41 |
41 |
47 |
38 |
GEOGRAFIA NOTURNO (LICENC.) |
89 |
42 |
83 |
40 |
80 |
40 |
86 |
46 |
86 |
40 |
84 |
31 |
GEOLOGIA |
62 |
27 |
48 |
28 |
34 |
31 |
61 |
32 |
48 |
28 |
55 |
31 |
HISTÓRIA DIURNO |
70 |
39 |
47 |
28 |
39 |
27 |
68 |
44 |
38 |
34 |
35 |
33 |
HISTÓRIA NOTURNO (LICENC.) |
82 |
43 |
68 |
28 |
64 |
18 |
80 |
52 |
60 |
38 |
61 |
32 |
LETRAS DIURNO |
70 |
35 |
52 |
28 |
36 |
24 |
67 |
38 |
55 |
33 |
50 |
24 |
LETRAS NOTURNO |
82 |
44 |
71 |
39 |
53 |
29 |
81 |
48 |
68 |
41 |
64 |
34 |
MATEMÁTICA COMPUTACIONAL |
69 |
35 |
59 |
34 |
66 |
42 |
64 |
46 |
55 |
45 |
50 |
50 |
MATEMÁTICA DIURNO |
81 |
39 |
76 |
38 |
70 |
38 |
78 |
40 |
60 |
37 |
51 |
30 |
MATEMÁTICA NOTURNO (LICENC.) |
86 |
45 |
80 |
39 |
55 |
35 |
83 |
47 |
77 |
42 |
81 |
42 |
MEDICINA |
30 |
20 |
17 |
15 |
17 |
17 |
32 |
31 |
20 |
28 |
22 |
23 |
MEDICINA VETERINÁRIA |
50 |
21 |
22 |
16 |
19 |
18 |
50 |
30 |
32 |
29 |
33 |
31 |
MÚSICA BACHARELADO |
56 |
32 |
47 |
31 |
25 |
38 |
59 |
37 |
47 |
33 |
39 |
26 |
MÚSICA LICENCIATURA |
65 |
33 |
46 |
21 |
47 |
31 |
57 |
31 |
47 |
33 |
57 |
29 |
ODONTOLOGIA |
50 |
23 |
30 |
19 |
31 |
14 |
53 |
34 |
30 |
26 |
33 |
25 |
PEDAGOGIA MATUTINO |
82 |
39 |
71 |
29 |
71 |
27 |
81 |
45 |
64 |
39 |
59 |
34 |
PEDAGOGIA NOTURNO |
91 |
51 |
85 |
46 |
78 |
45 |
89 |
54 |
75 |
52 |
71 |
50 |
PSICOLOGIA |
66 |
35 |
31 |
23 |
30 |
19 |
64 |
41 |
38 |
29 |
40 |
29 |
QUÍMICA DIURNO |
75 |
33 |
66 |
27 |
63 |
25 |
71 |
42 |
52 |
34 |
40 |
37 |
QUÍMICA NOTURNO (LICENCIATURA) |
88 |
41 |
82 |
43 |
78 |
35 |
87 |
43 |
84 |
37 |
85 |
36 |
TERAPIA OCUPACIONAL |
66 |
28 |
43 |
20 |
52 |
25 |
62 |
35 |
43 |
32 |
43 |
25 |
TURISMO |
62 |
30 |
23 |
20 |
24 |
14 |
58 |
36 |
41 |
35 |
39 |
30 |
TOTAL |
58 |
31 |
43 |
25 |
38 |
23 |
57 |
38 |
40 |
31 |
41 |
29 |
Vestibular UFMG 2004
Conforme apurado pela COPEVE - Comissão Permanente do Vestibular - subiu de 25%, no vestibular 2003, para 31% em 2004, o índice de candidatos ao vestibular da UFMG que se declaram pretos ou pardos entre os 10.066 alunos que concorreram, na segunda etapa, às 4.594 vagas oferecidas pela Universidade em seus 56 cursos de graduação.
Em alguns cursos, os dados indicam elevação significativa de candidatos pretos e pardos na segunda etapa. Para Biblioteconomia (noturno), por exemplo, a porcentagem de classificados de cor negra ou parda passou de 40%, em 2003, para 56%, em 2004. Já em Turismo, a ampliação foi de 20% para 35%. Outros cursos, como Ciências Biológicas noturno, Medicina e Medicina Veterinária, apresentaram aumento de 13 pontos percentuais.
Além da ampliação nos índices de auto-declaração de cor, os números revelam que, se implantada na UFMG, a política de cotas, com reserva de 20% de vagas para pretos e pardos, seria inócua como forma de promover a inclusão social. Apenas um entre os 46 cursos da UFMG contou com percentuais de classificados de cor negra e parda inferiores aos 20% propostos.
Além dos dados referentes a etnia, o estudo da Copeve sobre o resultado do vestibular também levantou números sobre a classificação de alunos oriundos de escolas públicas. Embora o índice geral tenha se mantido praticamente estável (43%, em 2003, e 40%, em 2004), o levantamento da Comissão traz novas informações. A mais importante é o número de classificados ao curso noturno de Direito, um dos novos cursos do Vestibular 2004. Em 2003, quando havia apenas a opção diurna para Direito, 20% dos aprovados vieram de escolas públicas. Este percentual foi de 41% no curso noturno em 2004.
Fonte: Boletim da UFMG nº 1.423 de 22 de janeiro de 2004. pág. 3