Logomarca Diversa 12

história

UFMG, 80 anos

da Redação

História da Universidade é marcada pelo pioneirismo.

A Universidade Federal de Minas Gerais completa, em 2007, 80 anos de existência. A história desta instituição pública de ensino superior, que no momento de sua fundação, em 7 de setembro de 1927, recebeu o nome de Universidade de Minas Gerais, é marcada pelo pioneirismo.

UFMG, 80 anos

Em 1950, era criado o primeiro curso de especialização da Universidade, o de Engenharia Sanitária; dez anos depois, em 1960, inaugurado o reator nuclear do Instituto de Pesquisas Radiotivas (IPR); em 1967, três anos após a intervenção militar na Universidade, começava a implantação dos cursos de pós-graduação e acontecia o I Festival de Inverno da UFMG, que este ano completa sua trigésima nona edição; em 1979, aconteceu o primeiro vestibular integrado da UFMG, com 28. 234 estudantes concorrendo a 3.296 vagas; em 1992, a Universidade entrou na rede mundial de computadores, ligando-se à internet; e em 2007, a instituição realiza pela primeira vez o Festival de Verão.

Muitos são os exemplos que comprovam a atitude de vanguarda da Universidade. Confira a linha do tempo com alguns dos principais acontecimentos que marcam a história da UFMG.

SubirVoltar para o topo

Revista Diversa nº 12