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Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências humanas

Os caminhos e formas de organização do homem, individualmente ou em grupo

Flávia Miranda

Ciências Sociais, Filosofia, História, Pedagogia e Psicologia. Ouvir, ver, ler e interpretar o ser humano, nas dimensões sociais e individuais.

Ciências humanas

Na graduação da UFMG, as Ciências Humanas reúnem cinco campos do saber: Ciências Sociais, Filosofia, História, Pedagogia e Psicologia. Sozinha, cada uma das áreas consegue oferecer muitas contribuições para a compreensão das formas de organização do homem, individualmente ou em sociedade. Mas, integrados esses ramos da ciência são capazes de ir além. Questões como a importância da educação na sociedade ou a função da política, das narrativas históricas, do conhecimento sobre os estados de consciência dos seres humanos integram a pauta de discussões, os saberes e a produção de quem se dedica a deslocar o “olhar” para os homens e para as formulações que os próprios seres humanos elaboram sobre si mesmos.

Nas Ciências Sociais, as discussões sobre Sociologia, Antropologia e Política e suas implicações para compreender a sociedade, com suas dinâmicas e contradições, dão o tom do curso. Se, por outro lado, o objetivo for entrar em contato com a produção intelectual de pensadores como Aristóteles, Heidegger e Bergson e descobrir caminhos que levam a pensar a condição humana, a opção pode ser pela Filosofia. E as formações históricas, a tarefa de relacionar o que passou e o que vivemos atualmente, as transformações e os conflitos que geram impactos para a vida de todos? A História procura dar os passos na direção dessas questões, uma espécie de “arte” de interpretar o passado que exerce forte influência nos destinos do presente e futuro. Por fim, as preocupações com a gestão pedagógica e com o desenvolvimento da educação e as maneiras como os indivíduos se comportam e se relacionam consigo e com os outros são matéria da Pedagogia e da Psicologia, respectivamente.

Melhor do que estudar só as disciplinas do campo do saber de interesse é ter oportunidades para conjugar esses conhecimentos com os de outras vertentes. Por isso, quem escolhe um dos cursos das Ciências Humanas não vai ter acesso só aos saberes da filosofia ou da mente humana, por exemplo. Articular Sociologia e Educação, História e Filosofia, Psicologia e Política é possível e considerado fundamental para formar profissionais mais completos e capazes de pensar em processos mais gerais. As portas são abertas pela curiosidade de quem deseja entrar.

Não por acaso, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, seis, certamente, se fazem representar no cotidiano das salas de aula, grupos de pesquisa e laboratórios dos cursos de graduação das Ciências Humanas da UFMG: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade de gênero e capacitar as mulheres; combater a aids, a malária e outras doenças; assegurar a estabilidade ambiental; e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Não parece ser possível erradicar a pobreza extrema e a fome, por exemplo, produzindo mais alimentos. É necessário refletir sobre a dinâmica social, suas desigualdades e, sobretudo, discutir os processos de participação social que impliquem distribuição de renda e do saber de forma mais igualitária. Também não é possível promover a igualdade de gênero e capacitar as mulheres; combater a aids, a malária e outras doenças; assegurar a estabilidade ambiental; e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento sem os conhecimentos e reflexões da Comunicação, da Psicologia, da Pedagogia, das Ciências Sociais, da História e da Filosofia.

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Revista Diversa nº 12
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