Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências sociais aplicadas

A interação entre o homem e o seu meio social

Larissa Nunes

Gerenciar, legislar, encontrar formas e espaços, comunicar. Começa agora o passeio que vai da Administração ao Turismo.

Ciências sociais aplicadas

O Terceiro Setor tem se tornado um espaço de atuação importante para economistas, comunicadores, administradores, advogados, bibliotecários. As questões sociais, aliás, são relevantes e muito presentes nas ementas dos currículos dos nove cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas da UFMG. “Estudamos o que é, e as causas da pobreza, e até questões ligadas à educação. Temos um núcleo de economia social, no qual buscamos entender a desigualdade. Acreditamos que trabalhando essas questões em sala de aula, por meio de uma base teórica forte, o estudante se torna apto a reverter este tipo de situação”, explica a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UFMG, Lízia Figueiredo.

O arquiteto hoje em dia, por exemplo, não é simplesmente o projetista. Ele tem que pensar também na interação com o espaço urbano, com os problemas ambientais, em políticas públicas”, diz o diretor da Escola de Arquitetura da UFMG, José Eustáquio Machado de Paiva. Questões como essa, de cunho social e ambiental, vêm tomando cada vez mais espaço nas salas de aula da Escola de Arquitetura. “Fazemos diversos trabalhos na escola tendo como foco o morador da favela, as associações de bairro”, relembra Ana Luisa Coelho, formada pela UFMG.

Por sua vez, na Biblioteconomia e na Comunicação Social, a orientação é pensar as profissões na perspectiva da democratização da informação; na Geografia, no Direito e no Turismo, a abertura do mercado vem com a preocupação com o desenvolvimento sustentável; na Administração, nas Ciências Contábeis e nas Ciências Econômicas, a formação ampla e múltipla contribuem na gestão de ONGs, recursos e projetos do Terceiro Setor.

Encontrar um modelo para desenvolver uma parceria global, promover a igualdade de gênero e capacitar as mulheres, erradicar a pobreza extrema e a fome, combater a Aids, a malária e outras doenças são temas correntes do dia a dia dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Ecocômicas, Comunicação Social, Direito, Geografia e Turismo. Não por acaso esses temas são quatro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos, em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG