O orçamento global de cada instituição será acrescido de até 20% do seu montante atual, ao final do horizonte de cinco anos. Na UFMG, isso significa um acréscimo de R$84.000.000,00 (oitenta e quatro milhões de reais) ao orçamento anual da UFMG1. Esse acréscimo está condicionado ao cumprimento das metas a serem acordadas com o MEC, ou seja, à medida em que as novas vagas forem sendo efetivamente colocadas no vestibular e os novos alunos forem efetivamente se matriculando, o orçamento deverá crescer de maneira proporcional.

Além do acréscimo permanente que deverá ocorrer no orçamento, está prevista, ainda, como já mencionado, a alocação imediata de recursos em cada instituição, para a execução de obras de infra-estrutura necessárias para a instalação dos novos alunos. No caso da UFMG, o montante aproximado desses recursos é da ordem de 13 milhões de reais acrescido de 5 mil reais por cada nova matrícula na graduação.

1 Esse valor, pelos cálculos do MEC é maior, da ordem de 100 milhões de reais. Trabalha-se aqui com o pior cenário, considerando a leitura que a PROPLAN tem do projeto.