O acompanhamento da implantação do projeto da UFMG para o REUNI deverá ser feito por diferentes órgãos da administração central, com atribuições específicas.

Pró-Reitoria de Graduação

Esta Pró-Reitoria deverá concentrar o acompanhamento da implantação dos novos cursos de graduação, bem como das novas vagas abertas em cursos anteriormente existentes. Além disso, deverá acompanhar a questão da redução da taxa de evasão, com as políticas a ela relacionadas. Serão monitorados os seguintes aspectos:

• Formatação dos currículos e seu trâmite até a aprovação final;
  • Constituição dos colegiados de curso;
  • Aprovação das propostas de funcionamento das “equipes didáticas”;
  • Formulação de editais de chamada para produção dos pacotes de material didático, seguida do acompanhamento da produção e aplicação desses pacotes;
  • Instalação e administração do novo setor de produção de material didático;
  • Acompanhamento da aplicação das novas normas de ocupação de vagas remanescentes, a partir de 2008.
  • Regulamentação do uso e controle administrativo dos novos prédios de salas de aula, a serem construídos com os recursos do REUNI.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Esta pró-reitoria deverá acompanhar o processo de formação das novas equipes didáticas, sob o ponto de vista da formação do pós-graduando. Além disso, deverá também acompanhar o processo de crescimento quantitativo da pós-graduação. Serão monitorados:

• Aprovação das propostas de funcionamento das “equipes didáticas”, com ênfase nos aspectos formativos dos pós-graduandos;
  • Formulação de editais de chamada para apoios diversos ao crescimento da pós-graduação.

Pró-Reitoria de Recursos Humanos

Esta Pró-Reitoria deverá acompanhar o processo de contratação de pessoal. No que diz respeito à contratação de pessoal docente, em particular, haverá a participação da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), tanto no que diz respeito ao processo de atribuição das vagas quanto no que diz respeito à avaliação do pessoal contratado. Será especificamente observado:

• A contratação de pessoal docente deverá ocorrer no semestre anterior àquele em que vá ocorrer a necessidade específica do docente para a abertura dos novos cursos;
  • A contratação de pessoal técnico-administrativo será feita para garantir: (i) o funcionamento administrativo dos novos cursos, à medida em que estes começarem a funcionar; (ii) o funcionamento dos setores necessários para o funcionamento dos cursos noturnos, nas unidades em que estes hoje inexistem, à medida em que os cursos começarem a funcionar; (iii) o crescimento de setores administrativos centrais, necessários ao acréscimo da dimensão da universidade, tais como a pró-reitoria de administração, o setor de compras, e outros.

Pró-Reitoria de planejamento

A PROPLAN ficará encarregada de:

• Acompanhar a execução das obras físicas previstas no projeto REUNI, em conjunto com o DPFO (Departamento de Planejamento Físico e Obras/UFMG);
  • Acompanhar a distribuição dos recursos orçamentários adicionais previstos no projeto, com sua alocação nos diversos centros de custo envolvidos.

Além destes setores centrais, há tarefas a serem atribuídas às unidades e aos departamentos envolvidos:

Unidades

• Indicar, quando não houver colegiado de curso, as comissões proponentes de cursos.
  • Acompanhar e viabilizar a instalação física das dependências administrativas dos novos cursos a serem criados;
  • Garantir o funcionamento noturno dos setores indispensáveis ao funcionamento dos cursos noturnos, nas unidades que hoje não contam com esses cursos.

Departamentos

• Atuar na elaboração dos currículos dos novos cursos, participando das comissões específicas para isso;
  • Instalar os novos laboratórios necessários para o funcionamento dos novos cursos;
  • Promover os concursos para a contratação, e instalar os novos docentes a serem integrados ao corpo da Universidade;
  • Elaborar, juntamente com os colegiados de cursos ou comissões proponentes de cursos, os planos de formação das novas equipes didáticas a serem constituídas.

Colegiados de Cursos de Graduação

• Aprovar os currículos dos novos cursos;
  • Acompanhar a instalação e o funcionamento dos novos cursos;
  • Aprovar a proposta de funcionamento das equipes didáticas.

A avaliação do andamento do projeto será feita, em cada setor, de acordo com mecanismos específicos que forem pertinentes.