Promovido pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP/DRH) e destinado aos servidos técnico-administrativos em educação (TAE) da UFMG, o curso Redação de Documentos Oficiais, previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2025, objetiva possibilitar a elaboração de documentos oficiais de forma mais eficaz com a correta aplicação das orientações apresentadas no Manual de Redação da Presidência da República.
Para participação no curso, o servidor precisará ter conhecimento sobre o Moodle, acesso ao minhaUFMG, a dispositivos eletrônicos e à internet.
As inscrições serão realizadas pelo link: https://forms.gle/1TMxmaMkrXXW8oC48
Período de inscrições/ fluxo contínuo: a partir de 4 de agosto de 2025.
Resultado da inscrição: Após o término do período das inscrições, a seleção dos participantes será confirmada por e-mail.
Carga Horária: 20 horas.
Horário: Não se aplica (assíncrono). Você escolhe o melhor horário para realizar o curso.
Modalidade: a distância (sem tutoria).
Local: Plataforma: UFMG Virtual (Moodle).
Elaboradora do Material: Darla Gonçalves Monteiro da Silva
Conteúdo:
Unidade 1
• Atestado. Declaração.
• Composição e formatação do documento.
• Concordância. Regência.
• Pronomes demonstrativos.
Unidade 2
• Carta. E-mail. Ofício.
• Clareza, objetividade e concisão.
• Pronomes de tratamento.
• Ambiguidade.
Unidade 3
• Edital. Retificação de edital. Resultado de edital.
• Impessoalidade.
• Ortografia.
• Uso de siglas e acrônimos.
Unidade 4
• Pauta de reunião. Relatório de reunião. Ata.
• Coesão e coerência.
• Construção de frases.
• Pontuação.
Unidade 5
• Relatório.
• Formalidade e padronização.
• Homônimos. Parônimos.
• Crase.
Certificação: o participante receberá o certificado de conclusão, mediante pontuação que iguale ou supere 60% dos 100 pontos distribuídos. O certificado estará disponível no Moodle, após o atendimento às condições apresentadas.
Em caso de dúvidas, a equipe da DDP/DRH/PRORH estará disponível nos seguintes canais de atendimento: pdp@drh.ufmg.br (31) 3409-4489.
Desejamos aos participantes um excelente momento de formação!
