A CIS se encontra instalada no prédio da Biblioteca Central.
A legislação federal e o regimento interno determinam que cabe à CIS:
O Regimento Interno da CIS/UFMG, aprovado pelo Conselho Universitário, dispõe sobre a composição, organização administrativa, atribuições e competências, eleições, mandatos e forma de funcionamento da Comissão.
Aqui você pode acessar a íntegra do Regimento Interno da CIS/UFMG
Membros da CIS compõem também as seguintes Comissões Institucionais da UFMG:
CIS EMITE NOTA TÉCNICA SOBRE A CARREIRA DOS TAE NA UFMG
O Documento foi elaborado como parte das ações previstas no Plano de Trabalho da Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE para o ano de 2021 e sistematiza dados referentes ao desenvolvimento dos trabalhadores no Plano de Carreira
A CIS publicou, no início do mês de dezembro, Nota Técnica sobre o Plano de Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG tratando de importantes questões relacionadas ao PCCTAE, especificamente no que se refere à posição dos trabalhadores na estrutura da carreira, como também aspectos relativos à capacitação e qualificação desses trabalhadores.
A Nota Técnica, elaborada pelo servidor Hilbert David, membro da equipe técnica da CIS, tem como objetivo caracterizar parcialmente o quadro de pessoal técnico-administrativo em educação da Universidade Federal de Minas Gerais, pertencente ao plano de carreira dessa categoria, o PCCTAE.
Dentre os principais pontos abordados estão a análise do quadro de pessoal técnico-administrativo da UFMG segundo as formas de desenvolvimento na carreira, bem como estabelecer um perfil da formação desses trabalhadores.
Nesse sentido, o trabalho identifica que a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras do quadro (58%) ingressou na UFMG após a criação da nova carreira e que os cargos pertencentes aos Níveis de Classificação D e E detêm cerca de 80% do total de TAE, sendo que 65% dos trabalhadores do Nível de Classificação D e 70% do Nível E ingressaram após 2005, ano de criação do plano.
O estudo destacou, ainda, que apenas 15 cargos concentram cerca de 76% do total do pessoal TAE da UFMG e que cerca de 19% dos trabalhadores já atingiu o teto da carreira (Padrão 16, Nível de Capacitação 4); que os trabalhadores(as) possuem elevada qualificação (mais de 50% possuem titulações além da Graduação) independentemente do cargo ocupado, sendo que 3,4% possuem o título de Doutor, 12,2% de Mestre, 33,5% de Especialistas e 23,1% são Graduados.
A Nota Técnica faz algumas considerações sobre as mudanças no cenário do trabalho dos TAE da UFMG em decorrência da pandemia da Covid-19, especialmente nos anos de 2020 e 2021, quando ocorreu intenso processo de incorporação das tecnologias de informação e comunicação, no contexto do trabalho remoto emergencial, com a massificação do uso de tecnologias já disponíveis, especialmente na interação e na comunicação remota, que viabilizaram a manutenção de parte dos serviços prestados pela universidade, com a ampliação do atendimento por meios virtuais, reuniões e ensino remoto, dentre outros aspectos.
Nesse período ocorreu a incorporação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI – que redefiniu grande parte das rotinas de administração e gestão, e em âmbito nacional, no poder executivo federal, a consolidação do aplicativo SouGovBR, com a centralização de serviços realizados, até então, de forma autônoma pelas universidades e demais órgãos públicos.
Nesta perspectiva, a Nota indica a importância de se avaliar a compatibilidade da concepção estabelecida pelo PCCTAE e o modelo definido pelo Programa de Gestão em nível federal e sua modalidade de teletrabalho. Ao mesmo tempo, ressalta a precariedade da descrição dos cargos criados pelo PCCTAE, que remonta ao século passado, uma vez que as descrições que ora estão válidas foram realizadas ainda no plano de cargos anterior, o PUCRCE, o que impacta os processos de seleção e limita o desenvolvimento dos trabalhadores, bem como as estratégias de gestão.
Por fim, o estudo pôde comprovar que existem fortes restrições para o ingresso no quadro de TAE da UFMG, devido às limitações impostas atualmente para a realização de concurso público e para a reposição de vagas na instituição.
A Nota Técnica pode ser acessada na íntegra no link:
RELATÓRIO
INFORMATIVO CIS: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFMG SOBRE TAE
Conheça alguns dos trabalhos acadêmicos relacionados aos servidores Técnico-Administrativos em Educação disponíveis para consulta no Repositório Institucional da UFMG.
INFORMATIVO CIS: OFICINA SOBRE O PLANO DE CARREIRA DOS TAES
Na Semana do Servidor 2021, a CIS promoveu uma oficina sobre o Plano de Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação, o PCCTAE, em que apresentou os fundamentos da nossa Carreira e como ela se organiza.
O resumo dos tópicos abordados pode ser acessado no link:
ELEIÇÕES NA UFMG SERÃO OPORTUNIDADE PARA RECOMPOSIÇÃO DO COLEGIADO DA CIS
Edital publicado em março último prevê o preenchimento de seis vagas de titulares para a Comissão de Supervisão da Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação.
A Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Sandra Regina Goulart Almeida, autorizou a publicação, no dia 23 de março último, de edital para realização de eleição, nos dias 9 e 10 de maio de 2022, para diversos órgãos e comissões desta instituição, visando o preenchimento de vagas para as representações de servidores técnico-administrativos em educação, docentes e de estudantes em instâncias da universidade. Dentre as comissões, também será realizada a eleição para suprir as vagas em aberto junto à Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação (CIS).
A eleição será coordenada pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da UFMG e se realizará em ambiente virtual, das 8 horas do dia 9 de maio às 17 horas do dia 10 do mesmo mês. São seis vagas de titulares a serem preenchidas, podendo concorrer às mesmas trabalhadores(as) ativos(as) e aposentados(as), para cumprir mandato de três anos, contados a partir da data de homologação da eleição, sendo permitida a recondução de membros da CIS, desde que não estejam em segundo mandato consecutivo.
Poderão se candidatar quaisquer servidores(as) técnico-administrativos em educação integrantes do PCCTAE, conforme exigências e condições previstas no Edital. A inscrição deverá ser feita presencialmente na Secretaria da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), prédio da Biblioteca Central (lado direito), no período de 11 a 22 de abril de 2022, das 13 horas às 16 horas, em dias úteis.
Outras informações poderão ser obtidas junto à Secretaria da CIS, pessoalmente, por telefone ou por e-mail. O Edital completo está disponível no seguinte endereço:
https://www.ufmg.br/cac/eleicoes-ufmg/eleicoes-2022/
CIS APROVA RELATÓRIO DE GESTÃO E DISPONIBILIZA PARA CONHECIMENTO DOS SERVIDORES
O Colegiado da CIS aprovou, em sua reunião realizada no dia 13/05/22, o relatório de atividades desempenhadas referente ao ano de 2021.
O Relatório completo, com todo o percurso do trabalho realizado pelos membros da CIS, detalhado e em pormenores das ações propostas e efetivadas, está disponível para consulta aos interessados no link:
https://www.ufmg.br/prorh/wp-content/uploads/2022/08/Relatorio-Atividades-Cis-2021-Final.pdf
CATEGORIA ELEGE 06 NOVOS MEMBROS PARA COMPOR O SEU COLEGIADO
Os servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG foram às urnas nos dias 09 e 10 do mês de maio para escolher seus representantes em diversos órgãos e comissões no âmbito da instituição. Dentre as comissões que tinham vagas disponíveis para recomposição, estava a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação, a CIS. Assim, o processo garantiu a efetiva complementação do Colegiado da CIS, com a eleição de 06 novos membros.
Compõem agora o Colegiado desta Comissão, para cumprir um mandato de três anos, de 2022 a 2025, os seguintes novos representantes: Denise Bianca Maduro Silva, Edilaine Aparecida de Souza, Michelle Helene Machado de Souza, Anderson Moraes Abreu, Raimundo Fábio Alves Ferreira Chaves e Victor Hugo Brescia Rodrigues.
Secretaria Administrativa
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