Informações sobre Programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos.
Reuniões do DRH com gestores, referências de recursos humanos, seção de pessoal das unidades e órgãos, e seus respectivos servidores, com o objetivo de criar uma rede de apoio, visando a melhoria no fluxo de informações, o alinhamento mais assertivo quanto às diretrizes e procedimentos relacionados aos processos de gestão de pessoas no âmbito de toda universidade. O Projeto Aproximação visa também criar a oportunidade de aproximação dos gestores e compartilhamento de experiências.
Unidades e órgãos da UFMG
As unidades/órgãos devem acionar o DRH
Sob demanda ao DRH
Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos
dir@drh.ufmg.br
A Pró-Reitoria de Recursos Humanos executa a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas preconizada pelo Decreto N.9991/2019 promovendo o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução de suas atividades.
Servidores Técnico-Administrativos em educação e docentes ativos
Acompanhar as informações pelo site da UFMG, site da PRORH, cronograma do Plano De Desenvolvimento de Pessoas. Sendo várias as ações de Desenvolvimento.
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/DRH
ddp@drh.ufmg.br ou pac@drh.ufmg.br
Praticar Mindfulness é uma escolha por um modo de ser que envolve o cultivo de viver o momento presente de forma consciente e sem julgamentos, buscando sair do “piloto automático”. As práticas de Mindfulness vem sendo associadas a benefícios como melhora da atenção, memória, regulação emocional, diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e melhora no bem-estar geral. Uma das formas de incorporar mindfulness no dia a dia é através dos grupos vivenciais, que focam na psicoeducação, trocas de experiências e treinamento de práticas formais.
A DPSSO, Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional, oferece o Programa Mindfulness e Promoção à Saúde no formato presencial e online para os servidores da UFMG e trabalhadores do HC. O programa é dividido em 2 módulos:
Cada módulo terá no total 8 encontros, sendo 1 por semana com duração de 1 hora cada. Os encontros são compostos de práticas, psicoeducação e trocas entre os participantes. Para participar do módulo 2 é necessário ter participado do módulo 1 anteriormente. O protocolo foi baseado no “Mindfulness para o Viver Consciente” desenvolvido pela equipe do Núcleo de Mindfulness (NUMI).
Os participantes receberão ao longo do processo áudios gravados de meditação e textos sobre a temática para auxiliar nas práticas realizadas em casa. É criado um espaço virtual para cada grupo visando facilitar a troca de informações e esclarecimento de dúvidas.
Ainda que não haja alguma contraindicação absoluta para o uso de mindfulness, a prática pode ser considerada desaconselhada (em função de baixa eficácia) para os seguintes grupos:
- Pessoas em fase aguda de qualquer transtorno psiquiátrico (depressão, transtorno bipolar, psicoses, etc.);
- Pessoas com rebaixamento importante das funções cognitivas, seja em função de dano cerebral ou atuação de medicamentos.
Os participantes que relatarem sintomas agudos ou que seja observado necessidade de intervenção individual durante os grupos serão convidados a participar de acolhimento online ou presencial individual com uma das psicólogas do DAST. A conversa tem finalidade de acolhimento, orientação e, se necessário, encaminhamento para a rede referenciada.
Servidores da UFMG e trabalhadores do HC-UFMG. Os interessados poderão participar fora do horário de trabalho ou, se acordado com chefia, como parte do trabalho. Os acordos com chefia devem ser realizados pelo próprio servidor, não havendo interferência do DAST.
O interessado deverá preencher o formulário disponibilizado pelo link:
https://questionarios.ufmg.br/index.php/325572?lang=pt-BR
A seleção dos participantes será por sorteio. Aqueles que não conseguirem vaga poderão participar prioritariamente no próximo grupo.
Os participantes serão responsáveis por providenciar os recursos que viabilizem sua participação:
Módulo 1
Módulo 2
Ofertado pela psicóloga Fabíola de Oliveira Lima.
O NESSAT é um grupo de trabalho pertencente ao DAST, vinculado à diretoria do departamento, e é responsável por planejar treinamentos e capacitações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalhador e ações de promoção à saúde do trabalhador na UFMG.
Gerenciar atualizações, treinamentos e capacitações relacionadas à educação em Saúde e Segurança do Trabalhador, bem como ações de promoção à saúde dos servidores pertencentes ao quadro da UFMG.
Servidores técnico-administrativos em Educação, docentes e outros profissionais pertencentes ao quadro da UFMG.
Todos os servidores podem entrar em contato com o NESSAT para propor ações no âmbito da Saúde do Trabalhador e participar das ações como parceiros.
O NESSAT tem funcionamento contínuo e segue o calendário da Universidade.
Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador – DAST
Carolina Braga de Resende Mascarenhas - Enfermeira da DPSSO
Natália Bruna Dias Campos - Enfermeira da DAS
Rodrigo Teixeira de Souza Brito - Engenheiro da DVST
E-mail: nessat@dast.ufmg.br
Programa executado pelo DRH, em parceira com os(as) gestores(as) e demais servidores(as), com o objetivo de favorecer o processo de socialização organizacional e integração dos(as) servidores(as) novatos(as) – recém-admitidos(as) e recém-movimentados(as) – ao ambiente e à cultura da universidade, possibilitando a compreensão dos valores e objetivos institucionais, bem como a aquisição de conhecimento e habilidades para assumirem suas atividades na UFMG.
Atualmente, o programa conta com as seguintes ações:
Gestores(as) e servidores(as) recém-admitidos(as) e recém-movimentados(as)
Sob demanda e programação do DRH
Contínuo - a depender também das nomeações e movimentações internas e externas
Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos - DRH
dir@drh.ufmg.br
O Programa tem atualmente como principal ação a Aposentadoria Ativa, cuja programação abrange a oferta de temas concernentes à aposentadoria. Tal ação objetiva promover reflexões sobre o envelhecimento e oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de um projeto de vida no pós-aposentadoria, por meio de encontros vivenciais (atividades reflexivas) e informativos (palestras). Nesses encontros são apresentadas temáticas relativas aos sentidos do trabalho e da aposentadoria, gestão do tempo, redes sociais, envelhecimento ativo, saúde, planejamento financeiro, memória, legislação para aposentadoria, relacionamento familiar, projeto de vida, dentre outros temas que visam estimular os trabalhadores a refletirem sobre a aposentadoria e se prepararem para viver essa nova fase da vida com autonomia e qualidade. Além disso, o Programa pode oferecer, eventualmente, oficinas pertinentes à temática da aposentadoria.
Servidores: docentes e técnico-administrativos em educação
A divulgação da Aposentadoria Ativa é feita na página da PRORH e da UFMG e pelo e-mail institucional dos servidores.
As vagas são destinadas, exclusivamente, a servidores ativos. No processo de seleção são priorizados os servidores que estiverem mais próximos de alcançar os requisitos para aposentadoria, de acordo com o número de vagas disponibilizadas. Havendo empate são selecionados os servidores que tiverem maior idade. Em caso de desistência dos servidores selecionados, são chamados os servidores da lista de espera, de acordo com a classificação
O Aposentadoria Ativa é ofertado anualmente. O número de vagas é divulgado a cada ano.
Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF) / Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)
E-mail: pea@prorh.ufmg.br
Telefone: 3409--3248/ 3244 e 4492
O objetivo geral do Programa de Desenvolvimento Institucional para os Servidores da UFMG (PRODIS) é apoiar a UFMG na capacitação e preparação de seus servidores em posições gerenciais e não gerenciais para ações estruturantes no âmbito da gestão de pessoas.
Servidores técnico-administrativos em educação.
Gabinete PRORH e Divisão de Convênios e Programas (DCPR).
Observações:
a) o EDITAL Nº 02/2019, de 15 de abril de 2019, abrangeu os anos de 2019 e 2020;
b) no ano de 2020, as concessões de auxílio foram suspensas em março, considerando a suspensão das atividades presenciais na UFMG e planejamento de trabalho remoto, em 20 de março de 2020, visando à prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral referente ao COVID 19, por meio de OFÍCIO CIRCULAR Nº 011/2020/PRORH/UFMG;
c) em 2021 não houve publicação de edital e, consequentemente, não foram concedidos auxílios.
Editais
EDITAL Nº 02/2018/PRORH-GAB-UFMG
EDITAL Nº 02/2019/PRORH-GAB-UFMG
EDITAL Nº 917/2022/PRORH-GAB-UFMG
EDITAL Nº 427/2023/PRORH-GAB-UFMG
EDITAL Nº 736/2024/PRORH-GAB-UFMG
Lista de Contemplados
Registro SIEX: 500303
Coordenador: Prof. Dr. André Gustavo Pereira Andrade
Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa a população a partir de 60 anos de idade. Com o aumento geral da sobrevida da população ressaltasse a importância de garantir aos idosos maior longevidade com mais felicidade, qualidade de vida e satisfação pessoal (Joia et al., 2007).
Tendo em vista este processo e a pretensão de atender a o público a partir de 45 anos, foi criado, em 2013, o Programa Atividade Física e Saúde do Idoso.
O Programa Atividade Física e Saúde do Idoso constitui-se pelos projetos Exercício, prevenção e envelhecimento saudável, Pilates no CEU/UFMG e Atividades Aquáticas/Hidroginástica e pela ação de extensão, Jornada do Envelhecimento Saudável.
Os resultados da Jornada do Envelhecimento Saudável, que teve como objetivo verificar a influência da atividade física regular em diversos indicadores de saúde do idoso, foram utilizados pelos bolsistas dos Projetos vinculados para traçar o perfil dos alunos. Os frutos desta pesquisa foram utilizados para produção de conhecimento científico, no qual atendeu aproximadamente 900 indivíduos ao longo das suas três edições.
O programa integra as ações dos projetos aprofundando as discussões sobre envelhecimento e saúde, mormente sobre impacto positivo que a atividade física é capaz de proporcionar à população idosa e àquela que já se encontra próxima dessa fase, não somente na saúde física como também na mental.
O programa realiza eventos diversos, como cursos de capacitação de suporte básico a vida, mini-cursos sobre atividade física e o público idoso, tendo caráter interdisciplinar. Quanto a sua relevância acadêmica, o programa cumpre importante papel ao articular a extensão com o ensino e a pesquisa, por meio das disciplinas, do curso de Educação Física, de estágio e Pedagogia do Esporte, além de trabalhos de conclusão de curso em parceria com o programa. Esta relação propicia a integração de profissionais e estudantes de diversas áreas em discussões sobre as questões do envelhecimento e atividade física.
Quanto a sua relevância social, o programa dirige-se à parcela da população que atualmente aumenta mais rápido no país, visando proporcionar a esse importante grupo social informações, possibilidade de prática de atividade física e um incremento em suas relações sociais, que são fatores imprescindíveis para que o envelhecimento ocorra de maneira ativa e com qualidade de vida (Benedetti et al., 2007).
Tendo em vista a crescente demanda por atendimento do Programa para novos alunos no ano de 2015, tornou-se realidade a parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG. Esta parceria possibilitou a abertura de novas turmas de ginástica na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde se pôde ampliar o número de alunos atendidos pelo programa, dentre eles servidores e aposentados da UFMG.
O Programa também criou turmas Natação, Dança livre e Ginástica Funcional, além de ampliar as turmas já existentes de Ginástica Coletiva, Informática e Dança de salão. Visando atender de forma sistemática o publico a partir de 45 anos, em 2018 o programa passou a se chamar “Envelhecimento Ativo” e algumas de suas atividades se emanciparam tornando-se projetos.
Programa da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais- PRORH, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos servidores TAE da UFMG, oferecendo auxílio para a realização de curso formal de graduação e pós-graduação.
Servidores Técnico-Administrativos em educação ativos
Acompanhar publicação de edital
Anualmente – condicionado à disponibilidade de recursos
Gabinete PRORH
O Programa Laboratório do Movimento (LabMov) é um programa de extensão que apresentam práticas de atividades físicas e de esporte-terapia para os trabalhadores do Campus Saúde e Centro em vários projetos. O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho apoia ao nosso Projeto Saúde do Trabalhador com o intuito de incentivar a realização regular de atividade física aos funcionários e servidores melhorando a qualidade de vida e favorecendo a melhoria no dia a dia do trabalho. Os alunos colaboram com a realização das atividades, participam de estudos científicos na área e o projeto presta auxílio aos alunos que o integram, muitos deles em processo de graduação.
Durante o período de quarentena, novas atividades foram desenvolvidas visando à continuidade, ainda que remota, das atividades físicas. Para tal, foram desenvolvidas a atividades de consultoria fitness on-line ofertada por orientações prestadas por um Profissional de Educação Física em relação ao treinamento físico, com o objetivo de analisar a realidade do praticante, planejar e prescrever um programa de treinamento personalizado e individualizado, sempre dentro das especificidades de cada indivíduo. O atendimento à distância, com elaboração e entrega do treinamento por meio de um e-mail ou algum outro serviço eletrônico online.
Foram também desenvolvidas videoaulas, já gravadas 27 aulas elaboradas pela nossa supervisora Liliane Machado Pereira, e divulgadas também pela @lmpconsultoria o links das aulas preparadas e organizadas foram divulgados no canal que conta com 12 aulas prontas: https://www.youtube.com/playlist?list=PLvqVevDnYGHRzICkcAiVvwcBunycno8yj
Os alunos praticantes recebem suporte através dos canais de comunicação do projeto para esclarecimento de dúvidas, além de acompanharem as notícias de novas atividades.
Para dar continuidade aos estudos e orientação aos integrantes alunos e professores do programa LabMov, foram conduzidas reuniões teóricas através da plataforma Google Meet uma vez por semana, nas quintas-feiras. As reuniões contam com discussão para as instruções e desenvolvimento das atividades.
Registro SIEX: 402884
Coordenador: Profa. Sílvia Ribeiro Santos Araújo
O projeto faz parte do "PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO" e é mantido pela PRORH, com objetivo de promover atividades físicas e esportes voltados para a promoção da saúde dos trabalhadores ativos da UFMG. As atividades são gratuitas e exclusivas para os servidores efetivos da UFMG.
Estão sendo ofertadas 6 modalidades esportivas disponíveis, incluindo capoeira, corrida de rua, ginástica funcional, musculação, hidroginástica e natação.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail guiche@ceu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-2367.
Coordenador: Prof. Dr. Franco Noce
O projeto de Extensão Pilates UFMG se caracteriza pela oferta da prática do Pilates à comunidade, com o intuito de incentivar a realização regular de atividade física melhorando a qualidade de vida e favorecendo à melhora dos aspectos psicológicos. Os alunos colaboram com a realização de estudos científicos na área e o projeto presta auxílio aos alunos que o integram, muitos deles em processo de graduação.
Chamada Pública para Bolsas no Projeto Pilates 2024
Aulas Presenciais
Centro Esportivo Universitário e Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
O Projeto Pilates, em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH, torna público aos servidores(as) ativos da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG a abertura de vagas para turmas presenciais de Pilates com aparelhos no Centro Esportivo Universitário - CEU, Pilates solo na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO, bem como para cadastro de reserva para as duas modalidades.
Uma das ações realizadas pela Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional (DPSSO/DAST) é a Reabilitação Funcional (RF). Conforme Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público, instituído por meio da Portaria n° 19 de 25 de abril de 2017, RF consiste em um “processo de duração limitada, com objetivo definido, destinado a recuperar pessoa com incapacidade adquirida para alcançar níveis físicos, mentais e funcionais que possibilitem o seu retorno ao trabalho” (MANUAL DE PERICIA OFICIAL EM SAÚDE, 3 ed. p. 135).
De forma mais abrangente, o Art. 4º da Portaria n° 1261 de 05 de maio de 2010 que institui os Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil – SIPEC da Administração Pública Federal sobre a saúde mental dos servidores, trata da Reabilitação:
Art.4º Entende-se por reabilitação um conjunto de ações e intervenções que visam melhorar a reestruturação da autonomia da pessoa nas suas dimensões física, mental, social e afetiva, integrando-a nos diferentes espaços da sociedade.
Parágrafo único. A reabilitação tem como objetivo diminuir ou eliminar as limitações sofridas pelo servidor para o exercício de suas atividades laborais e valorizar as capacidades e competências.
I – estimular a criação de grupos de readaptação, ressocialização, apoio terapêutico e reinserção nos locais de trabalho, conforme a realidade, como forma de lidar com as demandas de reabilitação;
II – prover recursos e estratégias terapêuticas que valorizem as habilidades, competências e talentos dos servidores;
III – propiciar a realização de intervenções terapêuticas não medicalizantes para estabilização de quadros clínicos apresentados pelos servidores;
IV – orientar e capacitar os servidores para exercerem atividades compatíveis com sua capacidade laborativa e seus interesses; e
V – sensibilizar gestores para o acolhimento dos servidores no retorno ao trabalho.
Na DPSSO/DAST, a RF é entendida como um serviço multiprofissional que oferece aos servidores (afastados ou em atividade) suporte técnico no manejo de suas questões de saúde e de funcionalidade, especialmente aquelas relacionadas ao contexto de trabalho. As ações de RF localizam-se na interseção do processo de saúde-doença com os fatores ligados à atividade de trabalho.
O objetivo geral da proposta da RF é favorecer a adaptação no trabalho de servidores com algum tipo de incapacidade, através do manejo de fatores pessoais e ambientais ligados à funcionalidade do servidor no seu contexto laboral. A participação dos servidores na RF é voluntária.
A Reabilitação Funcional é, portanto, um dos grupos de trabalho multiprofissionais vinculados à DPSSO/DAST e tem como princípios norteadores o protagonismo do trabalhador, a promoção à saúde, a vigilância em saúde, a interdisciplinaridade, a intersetorialidade e a prática baseada em evidências.
As estratégias de intervenção podem envolver análise da atividade, acompanhamento in loco, prescrição/confecção de equipamentos/adaptações na atividade de trabalho, intervenções individuais, intervenções com chefia (que poderão ser realizadas em conjunto com a DAF/DRH), encaminhamentos para outros serviços internos e externos.
As ações de RF são destinadas para servidores cujo processo de adoecimento está relacionado ao contexto de trabalho, cujo quadro de saúde interfere de forma significativa no desempenho laboral, nas situações que demandam acompanhamento multiprofissional ou quando há necessidade de intervenção no ambiente e contexto de trabalho com foco na saúde do trabalhador.
A identificação de servidores para ações de RF pode partir de dois canais principais: 1) busca ativa de servidores com licença para tratamento da própria saúde que completarem mais de 120 dias de afastamento, consecutivos ou não, em um período de 12 meses (ou casos excepcionais) e, 2) encaminhamento direto de casos para RF pela Perícia Oficial em Saúde ou por recomendações do Grupo Multiprofissional de Apoio à Perícia (GMAP).
Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)
Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional (DPSSO/DAST)
E-mail institucional do DAST: pampulha@dast.ufmg.br
E-mail DPSSO/DAST: promosaude@dast.ufmg.br
Treinamento teórico ministrado presencialmente ou à distância direcionado aos servidores que exercem atividades com exposição a risco biológico.
Técnicos em Laboratórios, Docentes, Profissionais da Saúde, Servidores em Geral.
Caso queira solicitar este treinamento você poderá entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT) através do e-mail nepsat@dast.ufmg.br
O curso é oferecido semestralmente ou de acordo com a demanda. Neste último caso, a solicitação deverá ser com no mínimo um mês de antecedência.
E-mail institucional do NEPSAT: nepsat@dast.ufmg.br
Treinamento teórico ministrado presencialmente ou à distância direcionado aos servidores em Geral.
Servidores em Geral
Caso queira solicitar este treinamento você poderá entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT) através do e-mail nepsat@dast.ufmg.br
O curso é oferecido semestralmente ou de acordo com a demanda. Neste último caso, a solicitação deverá ser com no mínimo um mês de antecedência.
E-mail institucional do NEPSAT: nepsat@dast.ufmg.br
Treinamento teórico ministrado presencialmente ou à distância direcionado aos servidores em Geral.
Servidores em Geral
Caso queira solicitar este treinamento você poderá entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT) através do e-mail nepsat@dast.ufmg.br
O curso é oferecido semestralmente ou de acordo com a demanda. Neste último caso, a solicitação deverá ser com no mínimo um mês de antecedência.
E-mail institucional do NEPSAT: nepsat@dast.ufmg.br
O curso tem como objetivo Geral Capacitar os Servidores e alunos da UFMG para abordagem ao indivíduo em uma situação de urgencia e emergência (primeiros socorros) que possa ocorrer dentro do campus UFMG, e ainda:
Entrar em contato pelo e-mail institucional do DAST (pampulha@dast.ufmg.br)
O curso é oferecido de acordo com a demanda. A solicitação deverá ser em no mínimo dois meses de antecedência.
Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)
Divisão de Assistência à Saúde do DAST
Coordenação de Enfermagem do DAST
E-mail institucional do DAST: pampulha@dast.ufmg.br