Programas PRORH

Foto: Lucas Braga/UFMG

 

Informações sobre Programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

Acompanhamento Funcional

Informações Gerais

O que é o acompanhamento funcional: Consiste no atendimento realizado pelos profissionais da Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF), do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) mediante demandas relacionadas aos processos de trabalho e/ou ao ambiente laboral, com foco nas questões funcionais, tais como: relacionamentos interpessoais, questões administrativas e gerenciais, dúvidas sobre as atribuições do cargo, trabalho em equipe, processos avaliativos, produtividade, dentre outras questões funcionais. 

A equipe multiprofissional responsável pelo acompanhamento funcional é composta por profissionais das áreas de serviço social, pedagogia e psicologia e as intervenções ocorrem por meio de atendimentos individuais e/ou coletivos, reuniões, encaminhamentos, entre outros, conforme análise técnica.

Objetivo do acompanhamento funcional: Contribuir para a melhoria das relações e condições de trabalho dos servidores, no que diz respeito às questões funcionais, considerando as necessidades e potencialidades individuais e coletivas, as atividades prescritas para o cargo, o ambiente de trabalho, a autonomia das Unidades/Órgãos e dos trabalhadores, as necessidades e objetivos institucionais e as legislações pertinentes.

Público-alvo:

Servidores docentes e técnico-administrativos, gestores e referências de recursos humanos.

Como participar?

Para iniciar o acompanhamento funcional é necessário formalizar a solicitação de atendimento por meio do e-mail acompanhamento@drh.ufmg.br. A solicitação pode ser realizada pelo próprio servidor(a), chefia imediata, diretor(a) de unidade, pró-reitor(a) ou referência de recursos humanos e outros setores/departamentos da universidade. Além disso, o DRH também pode propor atendimento a partir da análise de seus formulários internos, tais como avaliações de estágio probatório, avaliação de desempenho, solicitações de remoção, acompanhamento introdutório, dentre outros.

Prazos: 

Atividade contínua.

Responsável(is):

Núcleo de Acompanhamento Funcional/ Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF)/ Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)

Contato:

E-mail: acompanhamento@drh.ufmg.br

Telefone: 3409-3233, 3242, 3244, 3248, 3274, 4493, 4497

Informações gerais

Reuniões do  DRH com gestores, referências de recursos humanos, seção de pessoal  das unidades e órgãos, e seus respectivos servidores, com o objetivo de criar uma rede de apoio, visando a melhoria no fluxo de informações, o alinhamento mais assertivo quanto às  diretrizes e  procedimentos relacionados aos processos de gestão de pessoas no âmbito de toda universidade. O Projeto Aproximação visa também criar a oportunidade de aproximação dos gestores e compartilhamento de experiências.

Público-alvo

Unidades e órgãos da UFMG

Como participar?

As unidades/órgãos devem acionar o DRH

Prazos

Sob demanda ao DRH

Responsável (is)

Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos

Contato

dir@drh.ufmg.br

Informações gerais

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos executa a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas preconizada pelo Decreto N.9991/2019 promovendo o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução de suas atividades.

Público-alvo

Servidores Técnico-Administrativos em educação e docentes ativos

Como participar?

Acompanhar as informações pelo site da UFMG, site da  PRORH, cronograma do Plano De Desenvolvimento de Pessoas. Sendo várias as ações de Desenvolvimento.

Publicações

Plano Anual de Capacitação 2019

Plano Anual de Capacitação - Relatório Final

Plano de Desenvolvimento de Pessoal 2020

Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021

Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022

PDP 2021 – Apresentação

Trilha de aprendizagem – Gestão de Conflitos

Trilha de aprendizagem – Utilização do SEI

Catálogo de Cursos Online

Responsável (is)

Divisão de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/DRH

Contato

ddp@drh.ufmg.br ou pac@drh.ufmg.br

Informações gerais

Praticar Mindfulness é uma escolha por um modo de ser que envolve viver o momento presente de forma consciente e sem julgamentos, buscando sair do “piloto automático”.  As práticas de Mindfulness vem sendo associadas a benefícios como diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e melhora no bem-estar geral. Uma das formas de incorporar Mindfulness no dia a dia é por meio dos grupos vivenciais, que focam na psicoeducação, trocas e treino de práticas formais.

A DPSSO oferece dois programas no formato online para os servidores da UFMG e trabalhadores do HC vivenciarem as práticas de mindfulness.

  1. Programa de Mindfulness e Gestão do Estresse Online: Cada grupo terá no total 8 encontros, sendo 1 por semana com duração de 1 hora cada, via plataforma online. Além disso, antes de cada encontro, serão orientados a preencher o check-in da semana, como incentivo a observação  das práticas orientadas no grupo  (atividade física, meditação, gratidão, dentre outras). O protocolo foi desenvolvido pela Profª Dra. Sara de Pinho Cunha Paiva.
  2. Mindfulness para o Viver Consciente: Cada grupo terá no total 8 encontros, sendo 1 por semana com duração de 2 horas cada, via plataforma online. Os encontros são compostos de práticas, psicoeducação e trocas entre os participantes. O protocolo foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Mindfulness (NUMI).

Para cada grupo é criado um grupo virtual visando facilitar a troca de informações e esclarecimento de dúvidas. Os participantes receberão áudios gravados de meditação ao longo do processo para auxiliar nas práticas realizadas em casa.

Ainda que não haja alguma contraindicação absoluta para o uso de Mindfulness, a prática pode ser considerada desaconselhada (em função de baixa eficácia) para os seguintes grupos:

  1. Pessoas em fase aguda de qualquer transtorno psiquiátrico (depressão, transtorno bipolar, psicoses, etc.);
  2. Pessoas com rebaixamento importante das funções cognitivas, seja em função de dano cerebral ou atuação de medicamentos.

Participantes que relatarem sintomas agudos ou que seja observado necessidade de intervenção individual durante os grupos serão convidados a participar de acolhimento online individual com uma das psicólogas do DAST. A conversa tem finalidade de acolhimento, orientação e, se necessário, encaminhamento para a rede referenciada.

Público-alvo

Servidores da UMG e trabalhadores do HC-UFMG.  Os interessados poderão participar fora do horário de trabalho ou, se acordado com chefia, como parte do trabalho. Os acordos com chefia deverão ser realizados pelo próprio servidor, não havendo interferência do DAST.

Como participar?

O interessado deverá preencher o formulário disponibilizado em link divulgado junto com cronograma.

A seleção dos participantes será por sorteio. Aqueles que não conseguirem vaga poderão participar prioritariamente no próximo grupo.

Os participantes serão responsáveis por providenciar os recursos que viabilizem sua participação:

  • Acesso a plataforma online;
  • Uso preferencial de smartphone/celular, tablet e/ou computador pessoal;
  • É imprescindível manter a câmera ATIVADA durante o encontro para que as instrutoras possam acompanhar os participantes;
  • Preferencialmente uso de fone de ouvido com microfone;
  • Acesso à internet de boa qualidade, preferencialmente móvel (mais estável);
  • Ambiente sigiloso e que permita executar as práticas sentado ou deitado confortavelmente;
  • Água para próprio consumo acessível;
  • Caixa de lenço de papel ou produto similar;
  • Se possível, ter próximo um cobertor.
Prazos

Os grupos serão oferecidos periodicamente conforme cronograma que será atualizado semestralmente, contendo data, horário dos grupos, bem como período a ser realizado.

Responsável (is)
  1. Mindfulness e Gestão do Estresse: os grupos são planejados e facilitados pela Prof. e Dra. Sara de Pinho Cunha Paiva e as psicólogas do DAST Fabíola de Oliveira Lima e Suzan Caroline Such Ribeiro.
  2. Mindfulness para o Viver Consciente: protocolo elaborado pelo NUMI (Núcleo de Mindfulness) e ofertado pelas psicólogas Fabíola de Oliveira Lima e Suzan Caroline Such Ribeiro.
Contato

nepsat.ufmg@gmail.com

Informações gerais

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSaT) do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST) tem o objetivo de promover e divulgar iniciativas relacionadas à prevenção de agravos e à promoção de saúde no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A proposta de trabalho se estrutura em torno de dois eixos: medidas de caráter universal, que se aplicam a todos os servidores, e medidas específicas, elaboradas a partir do diagnóstico de situações concretas vivenciadas por grupos de servidores em determinado momento.

OBJETIVOS
Geral:

Promover educação continuada e educação em saúde para otimizar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores da UFMG.

Específicos:

- Realizar eventos educativos para os servidores da UFMG de acordo com o calendário nacional de datas comemorativas em saúde;

- Promover treinamentos a partir das demandas dos servidores;

- Fomentar a construção da QVT, por meio de ações de promoção de saúde no trabalho;

- Fomentar com a educação em saúde a consciência de multiplicadores nos servidores da UFMG;

- Aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde do DAST a respeito da demanda dos servidores em relação aos temas discutidos nos encontros;

- Proporcionar interação entre os servidores durante os eventos de educação em saúde.

Público-alvo

Servidores e terceirizados do DAST/PRORH e da UFMG.

Como participar?

Todos os servidores podem entrar em contato com o NEPSaT para propor ações no âmbito da Saúde do Trabalhador e participar das ações como parceiros.

Prazos

O NEPSaT tem funcionamento contínuo e segue o calendário da Universidade.

Responsável (is)

Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador – DAST

Equipe:

André Henrique de Souza Leite (Médico Psiquiatra)

Carolina Braga de Resende Mascarenhas (Enfermeira)

Catarina Nogueira Mota Coelho Gomes (Enfermeira)

​​Jéssica Azevedo de Aquino (Farmacêutica)

Yanne Cristina Ribeiro Orozimbo (Administradora)

Contato

E-mail: nepsat@dast.ufmg.br

Informações gerais

Programa executado pelo DRH em parceira com os gestores e servidores com o objetivo de favorecer o processo de integração dos servidores recém admitidos e recém movimentados ao ambiente e à cultura da universidade, possibilitando a compreensão dos valores e objetivos institucionais, a aquisição de conhecimento e habilidades para assumirem seu cargo/papel na UFMG.

Dentre as várias ações para favorecer a integração e incentivar os servidores recém admitidos e recém movimentados para que sejam ativos em seu processo de socialização tem-se: 

  • Palestra Introdutória
  • Plano de Trabalho Individual (PTI)
  • Orientação às chefias sobre a importância do diálogo junto aos servidores
  • Parceria com as Referências de Recursos Humanos
  • Curso de Recepção aos recém admitidos
  • Acompanhamento Introdutório
Público-alvo

Servidores recém ingressos na universidade e recém movimentados.

Como participar?

Sob demanda e programação do DRH

Prazos

Contínuo - a depender também das nomeações e movimentações internas e externas

Responsável (is)

Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos - DRH

Contato

dir@drh.ufmg.br/assessoria@drh.ufmg.br

Informações gerais

O Programa tem como principal ação o Projeto Aposentadoria Ativa, cuja programação abrange a oferta de temáticas concernentes à aposentadoria, mediante ações anuais. O Aposentadoria Ativa divide-se em dois módulos: vivencial (atividades reflexivas) e informativo (palestras), nos quais são apresentadas temáticas relativas aos sentidos do trabalho e da aposentadoria, gestão do tempo, redes sociais, envelhecimento ativo, saúde, planejamento financeiro, memória, legislação para aposentadoria, relacionamento familiar, projeto de vida, dentre outros temas que visam estimular os trabalhadores a refletirem sobre a aposentadoria e se prepararem para viver essa nova fase da vida com autonomia e qualidade. O PEA também atua na construção do Guia de Educação para Aposentadoria que ficará disponível na página da PRORH. Além disso, podem ser oferecidas, eventualmente, oficinas pertinentes à temática.

Público-alvo

Servidores docentes e técnico-administrativos em educação. Os servidores que estiverem mais próximos de alcançar os requisitos para aposentadoria são selecionados, de acordo com o número de vagas disponibilizadas, e, persistindo o empate, são selecionados os servidores que tiverem maior idade.

Como participar?

A divulgação do Aposentadoria Ativa é feita na página da PRORH e da UFMG e pelo e-mail institucional dos servidores. Em caso de desistência dos servidores selecionados, são chamados os servidores da lista de espera, de acordo com a classificação.

Prazos

O Aposentadoria Ativa é ofertado anualmente. O número de vagas é divulgado a cada ano.

Responsável (is)

Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF) / Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)

Informações gerais

Programa da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais- PRORH, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos servidores TAE da UFMG, oferecendo auxílio para a realização de curso formal de graduação e pós-graduação.

Público-alvo

Servidores Técnico-Administrativos em educação ativos

Como participar?

Acompanhar publicação de edital -

Prazos

Anualmente – condicionado à disponibilidade de recursos

Responsável (is)

Gabinete PRORH

Editais

EDITAL Nº 664/2022/PRORH-GAB-UFMG

 

Registro SIEX: 500303
Coordenador: Prof. Dr. Franco Noce

Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa a população a partir de 60 anos de idade. Com o aumento geral da sobrevida da população ressaltasse a importância de garantir aos idosos maior longevidade com mais felicidade, qualidade de vida e satisfação pessoal (Joia et al., 2007).

Tendo em vista este processo e a pretensão de atender a o público a partir de 45 anos, foi criado, em 2013, o Programa Atividade Física e Saúde do Idoso.

O Programa Atividade Física e Saúde do Idoso constitui-se pelos projetos Exercício, prevenção e envelhecimento saudável, Pilates no CEU/UFMG e Atividades Aquáticas/Hidroginástica e pela ação de extensão, Jornada do Envelhecimento Saudável.

Os resultados da Jornada do Envelhecimento Saudável, que teve como objetivo verificar a influência da atividade física regular em diversos indicadores de saúde do idoso, foram utilizados pelos bolsistas dos Projetos vinculados para traçar o perfil dos alunos. Os frutos desta pesquisa foram utilizados para produção de conhecimento científico, no qual atendeu aproximadamente 900 indivíduos ao longo das suas três edições.

O programa integra as ações dos projetos aprofundando as discussões sobre envelhecimento e saúde, mormente sobre impacto positivo que a atividade física é capaz de proporcionar à população idosa e àquela que já se encontra próxima dessa fase, não somente na saúde física como também na mental.

O programa realiza eventos diversos, como cursos de capacitação de suporte básico a vida, mini-cursos sobre atividade física e o público idoso, tendo caráter interdisciplinar. Quanto a sua relevância acadêmica, o programa cumpre importante papel ao articular a extensão com o ensino e a pesquisa, por meio das disciplinas, do curso de Educação Física, de estágio e Pedagogia do Esporte, além de trabalhos de conclusão de curso em parceria com o programa. Esta relação propicia a integração de profissionais e estudantes de diversas áreas em discussões sobre as questões do envelhecimento e atividade física.

Quanto a sua relevância social, o programa dirige-se à parcela da população que atualmente aumenta mais rápido no país, visando proporcionar a esse importante grupo social informações, possibilidade de prática de atividade física e um incremento em suas relações sociais, que são fatores imprescindíveis para que o envelhecimento ocorra de maneira ativa e com qualidade de vida (Benedetti et al., 2007).

Tendo em vista a crescente demanda por atendimento do Programa para novos alunos no ano de 2015, tornou-se realidade a parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG. Esta parceria possibilitou a abertura de novas turmas de ginástica na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde se pôde ampliar o número de alunos atendidos pelo programa, dentre eles servidores e aposentados da UFMG.

O Programa também criou turmas Natação, Dança livre e Ginástica Funcional, além de ampliar as turmas já existentes de Ginástica Coletiva, Informática e Dança de salão. Visando atender de forma sistemática o publico a partir de 45 anos, em 2018 o programa passou a se chamar “Envelhecimento Ativo” e algumas de suas atividades se emanciparam tornando-se projetos.

Período de inscrição: 12/02 a 28/02.

Clique aqui para inscrever-se.

O Programa Laboratório do Movimento (LabMov) é um programa de extensão que apresentam práticas de atividades físicas e de esporte-terapia para os trabalhadores do Campus Saúde e Centro em vários projetos. O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho apoia ao nosso Projeto Saúde do Trabalhador com o intuito de incentivar a realização regular de atividade física aos funcionários e servidores melhorando a qualidade de vida e favorecendo a melhoria no dia a dia do trabalho. Os alunos colaboram com a realização das atividades, participam de estudos científicos na área e o projeto presta auxílio aos alunos que o integram, muitos deles em processo de graduação.

Atividades de quarentena

Durante o período de quarentena, novas atividades foram desenvolvidas visando à continuidade, ainda que remota, das atividades físicas. Para tal, foram desenvolvidas a atividades de consultoria fitness on-line ofertada por orientações prestadas por um Profissional de Educação Física em relação ao treinamento físico, com o objetivo de analisar a realidade do praticante, planejar e prescrever um programa de treinamento personalizado e individualizado, sempre dentro das especificidades de cada indivíduo. O atendimento à distância, com elaboração e entrega do treinamento por meio de um e-mail ou algum outro serviço eletrônico online.

Foram também desenvolvidas videoaulas, já gravadas 27 aulas elaboradas pela nossa supervisora Liliane Machado Pereira, e divulgadas também pela @lmpconsultoria o links das aulas preparadas e organizadas foram divulgados no canal que conta com 12 aulas prontas: https://www.youtube.com/playlist?list=PLvqVevDnYGHRzICkcAiVvwcBunycno8yj

Os alunos praticantes recebem suporte através dos canais de comunicação do projeto para esclarecimento de dúvidas, além de acompanharem as notícias de novas atividades.
Para dar continuidade aos estudos e orientação aos integrantes alunos e professores do programa LabMov, foram conduzidas reuniões teóricas através da plataforma Google Meet uma vez por semana, nas quintas-feiras. As reuniões contam com discussão para as instruções e desenvolvimento das atividades.

Registro SIEX: 402884
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Cesar Ribeiro Diniz

O projeto faz parte do "PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO" e é mantido pela PRORH, com objetivo de promover atividades físicas e esportes voltados para a promoção da saúde dos trabalhadores ativos da UFMG. As atividades são gratuitas e exclusivas para os servidores efetivos da UFMG. Mediante a situação da pandemia, o projeto foi adaptado para oferecer aulas em formato híbrido online e presencial. Para participar, inicialmente verifique seu interesse entre as vagas e horários disponíveis em agosto - 2022:

Corrida e Caminhada orientada - Modalidade objetiva ensinar a correr e treinar os praticantes de corrida para melhorarem o desempenho. Para esta modalidade serão fornecidos orientações e exercícios para que os servidores possam realizar corridas e caminhadas em locais que considerem seguros e adequados.

Corrida e Caminhada orientada (2ª, 4ª, e 6ª -7h) - 2 vagas
Corrida e Caminhada orientada (2ª, 4ª, e 6ª - 17h) - 4 vagas

Ginástica Online - Modalidade caracterizada pela realização de exercícios em casa utilizando  peso corporal e objetos presentes no cotidiano

Ginástica (2ª, 3ª, 5ª e 6ª - 7h) - 5 vagas
Ginástica (2ª, 3ª, 4ª e 5ª - 18h) - 4 vagas

Ginástica Presencial - Modalidade caracterizada pela realização de exercícios utilizando peso  corporal, step, jump, barras e caneleiras em uma aula coletiva

Ginástica Presencial (2ª, 4ª e 6ª - 7h) - 5 vagas

Musculação - Modalidade caracterizada pela realização de exercícios com pesos e máquinas  dentro da sala de musculação

Musculação (2ª e 4ª – 7h30) - 3 vagas
Musculação (3ª e 5ª – 7h) - 6 vagas
Musculação (2ª e 4ª – 16h) - 2 vagas
Musculação (3ª e 5ª – 16h) - 2 vagas

Natação - Modalidade objetiva ensinar os quatro nados e treinar quem sabe nadar para melhorar o desempenho

Natação (3ª, 5ª e 6ª – 7h) - 3 vagas

A seguir, solicite inscrição, exclusivamente via e-mail (projetoginasticanoceu@gmail.com), seguindo as instruções do EXEMPLO abaixo. A senha do mês é indispensável (Senha do mês de agosto: PAIS).

Título do e-mail: "Vaga Corrida e Caminhada orientada Presencial (2ª, 4ª e 6ª - 7h)"

Conteúdo do e-mail: Solicito vaga na modalidade Corrida e Caminhada orientada Presencial (2ª, 4ª e 6ª - 7h) SENHA DO MÊS: PAIS .

Nome completo:
Local de trabalho:
Matrícula UFMG:
Celular:

Solicitada a vaga, entraremos em contato via telefone e e-mail até o dia 1º de agosto caso você tenha conseguido entrar nas vagas disponíveis. O critério de seleção das vagas disponíveis será por ordem de envio do e-mail, tendo a preferência quem enviou primeiro. Caso não seja chamado é porque você não foi contemplado nas vagas disponíveis, portanto aguarde divulgação das vagas que serão disponibilizadas a partir do dia 10 setembro/2022 E CANDIDATE-SE NOVAMENTE. Não atenderemos solicitações de vagas via telefone.

Invista em sua qualidade de vida, participe!!

Registro SIEX: 402471

Coordenador: Prof. Dr. Franco Noce

O Projeto Pilates UFMG

O projeto de Extensão Pilates UFMG se caracteriza pela oferta da prática do Pilates à comunidade, com o intuito de incentivar a realização regular de atividade física melhorando a qualidade de vida e favorecendo à melhora dos aspectos psicológicos. Os alunos colaboram com a realização de estudos científicos na área e o projeto presta auxílio aos alunos que o integram, muitos deles em processo de graduação.

Bolsas Projeto Pilates 2022-1 (Sorteio de Vagas)

O projeto Pilates em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos-PRORH continuando os processos estabelecidos no chamado 2022-1 (março) vem comunicar os dados de acesso para o sorteio das vagas:

Data: 31/03/2022 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Plataforma: Zoom

Link: https://us02web.zoom.us/j/81133199673?pwd=UzdrSFRCbEY2TU54elJZM1VpcjhWZz09

O documento completo pode ser acessado através do link:
Bolsas Projeto Pilates 2022-1 (Sorteio de Vagas)

Informações gerais

Uma das ações realizadas pela Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional (DPSSO/DAST) é a Reabilitação Funcional (RF). Conforme Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público, instituído por meio da Portaria n° 19 de 25 de abril de 2017, RF consiste em um “processo de duração limitada, com objetivo definido, destinado a recuperar pessoa com incapacidade adquirida para alcançar níveis físicos, mentais e funcionais que possibilitem o seu retorno ao trabalho” (MANUAL DE PERICIA OFICIAL EM SAÚDE, 3 ed. p. 135).

De forma mais abrangente, o Art. 4º da Portaria n° 1261 de 05 de maio de 2010 que institui os Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil – SIPEC da Administração Pública Federal sobre a saúde mental dos servidores, trata da Reabilitação:

Art.4º Entende-se por reabilitação um conjunto de ações e intervenções que visam melhorar a reestruturação da autonomia da pessoa nas suas dimensões física, mental, social e afetiva, integrando-a nos diferentes espaços da sociedade.

Parágrafo único. A reabilitação tem como objetivo diminuir ou eliminar as limitações sofridas pelo servidor para o exercício de suas atividades laborais e valorizar as capacidades e competências.

I – estimular a criação de grupos de readaptação, ressocialização, apoio terapêutico e reinserção nos locais de trabalho, conforme a realidade, como forma de lidar com as demandas de reabilitação;

II – prover recursos e estratégias terapêuticas que valorizem as habilidades, competências e talentos dos servidores;

III – propiciar a realização de intervenções terapêuticas não medicalizantes para estabilização de quadros clínicos apresentados pelos servidores;

IV – orientar e capacitar os servidores para exercerem atividades compatíveis com sua capacidade laborativa e seus interesses; e

V – sensibilizar gestores para o acolhimento dos servidores no retorno ao trabalho.

Na DPSSO/DAST, a RF é entendida como um serviço multiprofissional que oferece aos servidores (afastados ou em atividade) suporte técnico no manejo de suas questões de saúde e de funcionalidade, especialmente aquelas relacionadas ao contexto de trabalho. As ações de RF localizam-se na interseção do processo de saúde-doença com os fatores ligados à atividade de trabalho.

O objetivo geral da proposta da RF é favorecer a adaptação no trabalho de servidores com algum tipo de incapacidade, através do manejo de fatores pessoais e ambientais ligados à funcionalidade do servidor no seu contexto laboral. A participação dos servidores na RF é voluntária.

A Reabilitação Funcional é, portanto, um dos grupos de trabalho multiprofissionais vinculados à DPSSO/DAST e tem como princípios norteadores o protagonismo do trabalhador, a promoção à saúde, a vigilância em saúde, a interdisciplinaridade, a intersetorialidade e a prática baseada em evidências.

As estratégias de intervenção podem envolver análise da atividade, acompanhamento in loco, prescrição/confecção de equipamentos/adaptações na atividade de trabalho, intervenções individuais, intervenções com chefia (que poderão ser realizadas em conjunto com a DAF/DRH), encaminhamentos para outros serviços internos e externos.

Público-alvo

As ações de RF são destinadas para servidores cujo processo de adoecimento está relacionado ao contexto de trabalho, cujo quadro de saúde interfere de forma significativa no desempenho laboral, nas situações que demandam acompanhamento multiprofissional ou quando há necessidade de intervenção no ambiente e contexto de trabalho com foco na saúde do trabalhador.

A identificação de servidores para ações de RF pode partir de dois canais principais: 1) busca ativa de servidores com licença para tratamento da própria saúde que completarem mais de 120 dias de afastamento, consecutivos ou não, em um período de 12 meses (ou casos excepcionais) e, 2) encaminhamento direto de casos para RF pela Perícia Oficial em Saúde ou por recomendações do Grupo Multiprofissional de Apoio à Perícia (GMAP).

Responsável (is)

Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)

Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional (DPSSO/DAST)

Contato

E-mail institucional do DAST: pampulha@dast.ufmg.br

E-mail DPSSO/DAST: promosaude@dast.ufmg.br

Informações gerais

Treinamento teórico ministrado presencialmente ou à distância direcionado aos servidores que exercem atividades com exposição a risco biológico.

Público-alvo

Técnicos em Laboratórios, Docentes, Profissionais da Saúde, Servidores em Geral.

Como participar?

Caso queira solicitar este treinamento você poderá entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT) através do e-mail nepsat@dast.ufmg.br

Prazos

O curso é oferecido semestralmente ou de acordo com a demanda. Neste último caso, a solicitação deverá ser com no mínimo um mês de antecedência.

Responsável (is)
  • Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)
  • DAST/DIVISÃO DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT)
Contato

E-mail institucional do NEPSAT: nepsat@dast.ufmg.br

Informações gerais

Treinamento teórico ministrado presencialmente ou à distância direcionado aos servidores em Geral.

Público-alvo

Servidores em Geral

Como participar?

Caso queira solicitar este treinamento você poderá entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT) através do e-mail nepsat@dast.ufmg.br

Prazos

O curso é oferecido semestralmente ou de acordo com a demanda. Neste último caso, a solicitação deverá ser com no mínimo um mês de antecedência.

Responsável (is)
  • Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)
  • DAST/DIVISÃO DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT)
Contato

E-mail institucional do NEPSAT: nepsat@dast.ufmg.br

Informações gerais

Treinamento teórico ministrado presencialmente ou à distância direcionado aos servidores em Geral.

Público-alvo

Servidores em Geral

Como participar?

Caso queira solicitar este treinamento você poderá entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT) através do e-mail nepsat@dast.ufmg.br

Prazos

O curso é oferecido semestralmente ou de acordo com a demanda. Neste último caso, a solicitação deverá ser com no mínimo um mês de antecedência.

 Responsável (is)
  • Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)
  • DAST/DIVISÃO DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador (NEPSAT)
Contato

E-mail institucional do NEPSAT: nepsat@dast.ufmg.br

Informações gerais

O curso tem como objetivo Geral Capacitar os Servidores e alunos da UFMG para abordagem ao indivíduo em uma situação de urgencia e emergência (primeiros socorros) que possa ocorrer dentro do campus UFMG, e ainda:

  1. Apresentar a estrutura do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST);
  2. Apresentar a rede de atendimento às urgências (serviço móvel de urgência (SAMU), corpo de bombeiros, unidades de pronto atendimento (UPA) e centro de referência saúde mental (CERSAM) do município de Belo Horizonte;
  3. Reconhecer e prestar primeiros cuidados às vítimas das principais urgências clínicas;
  4. Reconhecer e aprender a utilizar o desfibrilador externo automático (DEA) quando necessário;
  5. Aplicar o suporte básico de vida;
  6. Reconhecer e prestar primeiros cuidados de feridas agudas e pequenos traumas;
  7. Acolher e prestar primeiros cuidados à pessoa em sofrimento mental.
Público-alvo
  • Servidores/alunos da UFMG;
  • Terceirizados e alunos que prestam serviço na UFMG
Como participar?

Entrar em contato pelo e-mail institucional do DAST (pampulha@dast.ufmg.br)

Prazos

O curso é oferecido de acordo com a demanda. A solicitação deverá ser em no mínimo dois meses de antecedência.

Responsável (is)

Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)

Divisão de Assistência à Saúde do DAST

Coordenação de Enfermagem do DAST

Contato

E-mail institucional do DAST: pampulha@dast.ufmg.br

Informações gerais

O Programa de Promoção e Orientação ao Trabalhador Adolescente - PORTA surgiu em 2004, com o objetivo de atender às exigências do Acórdão 962/2004, do Tribunal de Contas da União - TCU. O referido Programa correspondeu à reformulação do Programa Ação Jovem, iniciado em 1974, numa parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e a Cruz Vermelha Brasileira - CVB , para que ele se adequasse ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

O PORTA tem o objetivo de acompanhar a trajetória profissional dos/as adolescentes contratados/as pela UFMG, visando uma formação humana e profissional e respeitando a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Desde outubro de 2020, o PORTA está suspenso em decorrência da pandemia, considerando o início do trabalho remoto e o término do Termo de Colaboração com a Instituição Parceira. O Programa passará por reformulação e será retomado assim que houver o retorno efetivo das atividades presenciais e a assinatura de novo Termo de Colaboração.

Público-alvo

O público atendido pelo PORTA corresponde aos adolescentes de 16 a 18 anos, frequentes a escola e em situação de vulnerabilidade social.

Prazos

Programa contínuo.

Responsável (is)

O PORTA é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Recursos Humanos - PRORH.  O desenvolvimento das atividades do Programa é realizado pelos profissionais da Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF) / Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH).

Normas

No que tange o trabalho com os/as adolescentes é preciso que todos/as envolvidos/as no processo considerem os seguintes dispositivos legais:

Contatos 

E-mail: porta@drh.ufmg.br

Ramais: 3409-3250, 3251 e 4496