No dia 6 de junho, será realizado o encontro “Respeitando as Diversidades da Comunidade LGBTQIAPN+ brasileira, às 13 horas, no Auditório Maria Sinno, coordenado pela professora Eline Lima Borges, do Departamento de Enfermagem Básica. As inscrições podem ser realizadas neste link, até o dia 30 de maio. O investimento é de 80 reais.
De acordo com a professora Eline, o evento tem como objetivo promover discussão, reflexão, compartilhamento de conhecimentos entre profissionais, estudantes da área da saúde, interessados no cuidado à pessoa da comunidade LGBTQIAPN+ e gerar debates importantes com ênfase no direito e enfrentamento do preconceito, que serão realizados com a presença de profissionais e autoridades públicas relevantes.
O evento, organizado no âmbito da Pós-graduação em Estomaterapia, tem como público-alvo alunos da graduação e pós-graduação em Enfermagem, profissionais da área da saúde, membros da comunidade LGBTQIAPN+ e público externo.
A programação contará com palestras e mesas de discussão sobre temas fundamentais para o debate como: “Advocacy e relevância nas lutas e conquistas”, ministrado pela Deputada Federal Duda Salabert Rosa; “Um olhar para as doenças crônicas não transmissíveis”, com o doutorando da UFMG Alexis Pereira da Silva; “Análise e compreensão dos dados sobre a saúde mental”, com o coordenador estadual do VAT MG Lucas Sidrach; “Redesignação sexual”, abordada pelo médico urologista Antônio Peixoto de Lucena Cunha; “Formulação de políticas efetivas e garantia de acesso a serviços públicos pela população LGBTQIAPn+”, com o Diretor de Políticas para a População LGBT de Belo Horizonte, Caio Pedra e o tema “Desafios para compor espaços de poder da população LGBTQIAPN+”, com o vereador de Mário Campos, Aleff Diego Santos de Oliveira.
Texto publicado originalmente pela Escola de Enfermagem da UFMG.
