Pró-RH UFMG
Facebook
Programa Envelhecimento Ativo Voltar

Registro SIEX: 500303
Coordenador: Prof. Dr. Franco Noce

Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa a população a partir de 60 anos de idade. Com o aumento geral da sobrevida da população ressaltasse a importância de garantir aos idosos maior longevidade com mais felicidade, qualidade de vida e satisfação pessoal (Joia et al., 2007). Tendo em vista este processo e a pretensão de atender a o público a partir de 45 anos, foi criado, em 2013, o Programa Atividade Física e Saúde do Idoso.
O Programa Atividade Física e Saúde do Idoso constitui-se pelos projetos Exercício, prevenção e envelhecimento saudável, Pilates no CEU/UFMG e Atividades Aquáticas/Hidroginástica e pela ação de extensão, Jornada do Envelhecimento Saudável. Os resultados da Jornada do Envelhecimento Saudável, que teve como objetivo verificar a influência da atividade física regular em diversos indicadores de saúde do idoso, foram utilizados pelos bolsistas dos Projetos vinculados para traçar o perfil dos alunos. Os frutos desta pesquisa foram utilizados para produção de conhecimento científico, no qual atendeu aproximadamente 900 indivíduos ao longo das suas três edições.
O programa integra as ações dos projetos aprofundando as discussões sobre envelhecimento e saúde, mormente sobre impacto positivo que a atividade física é capaz de proporcionar à população idosa e àquela que já se encontra próxima dessa fase, não somente na saúde física como também na mental. O programa realiza eventos diversos, como cursos de capacitação de suporte básico a vida, mini-cursos sobre atividade física e o público idoso, tendo caráter interdisciplinar. Quanto a sua relevância acadêmica, o programa cumpre importante papel ao articular a extensão com o ensino e a pesquisa, por meio das disciplinas, do curso de Educação Física, de estágio e Pedagogia do Esporte, além de trabalhos de conclusão de curso em parceria com o programa. Esta relação propicia a integração de profissionais e estudantes de diversas áreas em discussões sobre as questões do envelhecimento e atividade física. Quanto a sua relevância social, o programa dirige-se à parcela da população que atualmente aumenta mais rápido no país, visando proporcionar a esse importante grupo social informações, possibilidade de prática de atividade física e um incremento em suas relações sociais, que são fatores imprescindíveis para que o envelhecimento ocorra de maneira ativa e com qualidade de vida (Benedetti et al., 2007). Tendo em vista a crescente demanda por atendimento do Programa para novos alunos no ano de 2015, tornou-se realidade a parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG. Esta parceria possibilitou a abertura de novas turmas de ginástica na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde se pôde ampliar o número de alunos atendidos pelo programa, dentre eles servidores e aposentados da UFMG. O Programa também criou turmas Natação, Dança livre e Ginástica Funcional, além de ampliar as turmas já existentes de Ginástica Coletiva, Informática e Dança de salão. Visando atender de forma sistemática o publico a partir de 45 anos, em 2018 o programa passou a se chamar “Envelhecimento Ativo” e algumas de suas atividades se emanciparam tornando-se projetos.

Período de inscrição: 12/02 a 28/02.

Clique aqui para inscrever-se.

FOTOS