Publicado em: O projeto final enviado
Curso | Novo/Expansão | Turno | Vagas | Duração |
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis | Novo | Diurno | 30 | 4 |
Engenharia Química | Expansão | Diurno | 10 | 5 |
Total de vagas diurno = 40Total de vagas noturno = 0Total de vagas = 40
Item | Valor Adicionado em 2008 | Acumulado 2008-2008 |
Bolsa de Assistência Estudantil | 150.000,00 | 150.000,00 |
Bolsa de Mestrado | 135.360,00 | 135.360,00 |
Bolsa de Doutorado | 167.280,00 | 167.280,00 |
Bolsa de Pós-Doutorado | 39.600,00 | 39.600,00 |
Bolsa de Professor Visitante | 118.800,00 | 118.800,00 |
Professores | 2.774.499,50 | 2.774.499,50 |
Servidores de Nível Intermediário | 715.752,90 | 715.752,90 |
Servidores de Nível Superior | 474.558,00 | 474.558,00 |
Unidades Básicas de Custeio | 2.435.481,97 | 2.435.481,97 |
Total | 7.011.332,37 | 7.011.332,37 |
Crédito em 2008 = R$1.422.023,00A distribuição entre as diversas categorias de CDs (2 a 4) e FGs (1 a 6) serão objeto de estudo criterioso após a aprovação do projeto.
Item | Valor Adicionado em 2008 | Acumulado 2008-2008 |
Produção de Material Didático | 1.300.000,00 | 1.300.000,00 |
Treinamento Docente | 300.000,00 | 300.000,00 |
Mobilidade/Monitoria | 0,00 | 0,00 |
Custeio Cursos Reuni | 200.000,00 | 200.000,00 |
Matriz para Unidades Acadêmicas | 500.000,00 | 500.000,00 |
Custeio Básico Adicional | 135.481,97 | 135.481,97 |
Total | 2.435.481,97 | 2.435.481,97 |
Crédito previsto = R$13.214.244,93Número de vagas iniciais = 40Número de matrículas projetadas = 187,90 (valor calculado pelo simulador)Crédito por matrícula projetada = R$5.000,00Crédito adicional = 187,90 x R$5.000,00 = R$939.500,00Investimentos = R$14.153.744,93Serão iniciadas as obras dos seguintes prédios:
Previsão de construção em 2008: 12.000 metros quadrados
Curso | Novo/Expansão | Turno | Vagas | Duração |
Design | Novo | Noturno | 60 | 5 |
Artes Visuais | Expansão | Diurno | 44 | 5 |
Cinema de Animação e Artes Digitais | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Design de Moda | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Arquivologia | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Licenciatura do Campo | Novo | Diurno | 35 | 4 |
Licenciatura Intercultural Indígena | Novo | Diurno | 35 | 4 |
Análise de Sistema e Serviços de Saúde | Novo | Noturno | 100 | 4 |
Nutrição | Expansão | Diurno | 12 | 4,5 |
Engenharia Aeroespacial | Novo | Diurno | 50 | 5 |
Engenharia Ambiental | Novo | Diurno | 50 | 5 |
Engenharia de Controle e Automação | Expansão | Noturno | 50 | 5,5 |
Ciência do Estado e da Governança Social | Novo | Noturno | 50 | 3,6 |
Engenharia de Minas | Expansão | Diurno | 10 | 5 |
Engenharia de Produção | Expansão | Diurno | 10 | 5 |
Engenharia Metalúrgica | Expansão | Diurno | 10 | 5 |
Engenharia Florestal | Novo | Diurno | 40 | 5 |
Gestão Pública | Novo | Noturno | 60 | 4 |
Ciências Biológicas | Expansão | Diurno | 20 | 4 |
Ciências Biológicas | Expansão | Noturno | 20 | 4,5 |
Matemática | Expansão | Diurno | 30 | 4 |
Estatística | Expansão | Diurno | 10 | 4 |
Química | Expansão | Diurno | 10 | 4 |
Letras | Expansão | Noturno | 100 | 4 |
Música | Expansão | Diurno | 15 | 4 |
Música | Expansão | Noturno | 45 | 4 |
Odontologia | Expansão | Diurno | 24 | 5 |
Fisioterapia | Expansão | Diurno | 15 | 5 |
Terapia Ocupacional | Expansão | Diurno | 6 | 5 |
Aquacultura | Novo | Diurno | 50 | 5 |
Administração (Agronegócio e Cooperativismo) | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Ciência de Alimentos | Novo | Noturno | 40 | 5,5 |
Engenharia Agrícola e Ambiental | Novo | Diurno | 40 | 5 |
Arquitetura e Urbanismo | Expansão | Noturno | 60 | 5 |
Total de vagas diurno = 516Total de vagas noturno = 745Total de vagas = 1261
Item | Valor Adicionado em 2009 | Acumulado 2008-2009 |
Bolsa de Assistência Estudantil | 150.000,00 | 300.000,00 |
Bolsa de Mestrado | 383.520,00 | 518.880,00 |
Bolsa de Doutorado | 501.840,00 | 669.120,00 |
Bolsa de Pós-Doutorado | 198.000,00 | 237.600,00 |
Bolsa de Professor Visitante | 396.000,00 | 514.800,00 |
Professores | 8.323.498,50 | 11.097.998,00 |
Servidores de Nível Intermediário | 874.809,10 | 1.590.562,00 |
Servidores de Nível Superior | 854.204,40 | 1.328.762,40 |
Unidades Básicas de Custeio | 5.233.168,33 | 7.668.650,30 |
Total | 16.915.040,33 | 23.926.372,70 |
Crédito em 2009 = R$3.394.520,00A distribuição entre as diversas categorias de CDs (2 a 4) e FGs (1 a 6) serão objeto de estudo criterioso após a aprovação do projeto.
Item | Valor Adicionado em 2009 | Acumulado 2008-2009 |
Produção de Material Didático | 1.200.000,00 | 2.500.000,00 |
Treinamento Docente | 300.000,00 | 600.000,00 |
Mobilidade/Monitoria | 1.000.000,00 | 1.000.000,00 |
Custeio Cursos Reuni | 800.000,00 | 1.000.000,00 |
Matriz para Unidades Acadêmicas | 500.000,00 | 1.000.000,00 |
Custeio Básico Adicional | 1.433.168,33 | 1.568.650,30 |
Total | 5.233.168,33 | 7.668.650,30 |
Crédito previsto = R$8.418.010,00Número de vagas iniciais = 1.261Número de matrículas projetadas = 6.282,08 (valor calculado pelo simulador)Crédito por matrícula projetada = R$5.000,00Crédito adicional = 6.282,08 x R$5.000,00 = R$31.410.400,00Investimentos = R$39.828.410,00Serão concluídas as obras dos seguintes prédios:
Serão iniciadas as obras dos seguintes prédios:
Serão iniciadas e concluídas as obras dos seguintes prédios:
Previsão de construção em 2009: 30.000 metros quadrados. Além disso, serão investidos R$2.000.000,00 em infra-estrutura comum.
Curso | Novo/Expansão | Turno | Vagas | Duração |
Audiovisual | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Animação e Artes Interativas | Novo | Noturno | 30 | 4 |
Dança | Novo | Noturno | 40 | 5 |
Museologia | Novo | Diurno | 40 | 4 |
Controladoria e Finanças | Novo | Noturno | 50 | 4 |
Relações Internacionais | Novo | Noturno | 50 | 4 |
Ciências do Estado | Novo | Noturno | 50 | 4 |
Educação Física | Expansão | Noturno | 40 | 4 |
Biomedicina | Novo | Noturno | 40 | 5 |
Farmácia | Expansão | Noturno | 80 | 5,5 |
Antropologia | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Ciências Socioambientais | Novo | Noturno | 50 | 4 |
Comunicação Social | Expansão | Noturno | 20 | 4 |
Filosofia | Expansão | Noturno | 40 | 5 |
Inteligência Artificial | Novo | Diurno | 40 | 4 |
Química Tecnológica | Novo | Noturno | 40 | 4,5 |
Geografia | Expansão | Noturno | 40 | 5 |
Gestão Gerontológica | Novo | Noturno | 40 | 4 |
Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem | Novo | Noturno | 40 | 4 |
No curso de Comunicação Social, além da criação do turno noturno com 20 novas vagas iniciais, 20 vagas, das existentes atualmente, serão transferidas do turno diurno para o novo curso noturno.Total de vagas diurno = 80 – 20 = 60Total de vagas noturno = 690 + 20 = 710Total de vagas = 770
Item | Valor Adicionado em 2010 | Acumulado 2008-2010 |
Bolsa de Assistência Estudantil | 600.000,00 | 900.000,00 |
Bolsa de Mestrado | 518.880,00 | 1.037.760,00 |
Bolsa de Doutorado | 669.120,00 | 1.338.240,00 |
Bolsa de Pós-Doutorado | 237.600,00 | 475.200,00 |
Bolsa de Professor Visitante | 514.800,00 | 1.029.600,00 |
Professores | 8.212.518,52 | 19.310.516,52 |
Servidores de Nível Intermediário | 3.181.124,00 | 4.771.686,00 |
Servidores de Nível Superior | 1.518.585.60 | 2.847.348,00 |
Unidades Básicas de Custeio | 4.466.159,26 | 12.134.809,56 |
Total | 19.918.787,38 | 43.845.160,08 |
Item | Valor Adicionado em 2010 | Acumulado 2008-2010 |
Produção de Material Didático | 1.000.000,00 | 3.500.000,00 |
Treinamento Docente | 200.000,00 | 800.000,00 |
Mobilidade/Monitoria | 200.000,00 | 1.200.000,00 |
Custeio Cursos Reuni | 1.500.000,00 | 2.500.000,00 |
Matriz para Unidades Acadêmicas | 1.000.000,00 | 2.000.000,00 |
Custeio Básico Adicional | 566.159,26 | 2.134.809,56 |
Total | 4.466.159,26 | 12.134.809,56 |
Número de vagas iniciais = 770Número de matrículas projetadas = 3.633,73 (valor calculado pelo simulador)Crédito por matrícula projetada = R$5.000,00Crédito adicional = 3.633,73 x R$5.000,00 = R$18.168.650,00Investimentos = R$18.168.650,00Serão concluídas as obras dos seguintes prédios:
Previsão de construção em 2009: 12.000 metros quadrados. Além disso, serão investidos R$2.460.312,93 em infra-estrutura comum.
Curso | Novo/Expansão | Turno | Vagas | Duração |
Física | Expansão | Diurno | 30 | 4 |
Total de vagas diurno = 30Total de vagas noturno = 0Total de vagas = 30
Item | Valor Adicionado em 2011 | Acumulado 2008-2011 |
Bolsa de Assistência Estudantil | 300.000,00 | 1.200.000,00 |
Bolsa de Mestrado | 1.816.080,00 | 2.853.840,00 |
Bolsa de Doutorado | 2.392.104,00 | 3.730.344,00 |
Bolsa de Pós-Doutorado | 910.800,00 | 1.386.000,00 |
Bolsa de Professor Visitante | 1.980.000,00 | 3.009.600,00 |
Professores | 3.218.419,42 | 22.528.935,94 |
Servidores de Nível Intermediário | 1.590.562,00 | 6.362.248,00 |
Servidores de Nível Superior | 1.385.709,36 | 4.233.057,36 |
Unidades Básicas de Custeio | 9.159.036,23 | 21.293.845,79 |
Total | 22.752.711,01 | 66.597.871,09 |
Item | Valor Adicionado em 2011 | Acumulado 2008-2011 |
Produção de Material Didático | 1.500.000,00 | 5.000.000,00 |
Treinamento Docente | 600.000,00 | 1.400.000,00 |
Mobilidade/Monitoria | 1.800.000,00 | 3.000.000,00 |
Custeio Cursos Reuni | 1.500.000,00 | 4.000.000,00 |
Matriz para Unidades Acadêmicas | 3.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Custeio Básico Adicional | 759.036,23 | 2.893.845,79 |
Total | 9.159.036,23 | 21.293.845,79 |
Número de vagas iniciais = 30Número de matrículas projetadas = 135,90 (valor calculado pelo simulador)Crédito por matrícula projetada = R$5.000,00Crédito adicional = 135,90 x R$5.000,00 = R$679.500,00Investimentos = R$679.500,00Será concluída a obra do seguinte prédio:
Previsão de construção em 2009: 1.000 metros quadrados.
Não há..
Item | Valor Adicionado em 2012 | Acumulado 2008-2012 |
Bolsa de Assistência Estudantil | 300.000,00 | 1.500.000,00 |
Bolsa de Mestrado | 1.511.520,00 | 4.365.360,00 |
Bolsa de Doutorado | 1.990.632,00 | 5.720.976,00 |
Bolsa de Pós-Doutorado | 752.400,00 | 2.138.400,00 |
Bolsa de Professor Visitante | 1.623.600,00 | 4.633.200,00 |
Professores | 0,00 | 22.528.935,94 |
Servidores de Nível Intermediário | 0,00 | 6.362.248,00 |
Servidores de Nível Superior | 0,00 | 4.233.057,36 |
Unidades Básicas de Custeio | 19.212.828,59 | 40.506.674,38 |
Total | 25.390.980,59 | 91.988.851,68 |
Item | Valor Adicionado em 2012 | Acumulado 2008-2012 |
Produção de Material Didático | 0,00 | 5.000.000,00 |
Treinamento Docente | 0,00 | 1.400.000,00 |
Mobilidade/Monitoria | 2.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Custeio Cursos Reuni | 1.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Matriz para Unidades Acadêmicas | 0,00 | 5.000.000,00 |
Custeio Básico Adicional | 16.212.828,59 | 19.106.674,38 |
Total | 19.212.828,59 | 40.506.674,38 |
Número de vagas iniciais = 0Número de matrículas projetadas = 0,00Crédito adicional = 0,00Investimentos: Não há.
Os dados dessa tabela são cumulativos.
Item | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 |
Produção de Material Didático | 1.300.000,00 | 2.500.000,00 | 3.500.000,00 | 5.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Treinamento Docente | 300.000,00 | 600.000,00 | 800.000,00 | 1.400.000,00 | 1.400.000,00 |
Mobilidade/Monitoria | 0,00 | 1.000.000,00 | 1.200.000,00 | 3.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Custeio Cursos Reuni | 200.000,00 | 1.000.000,00 | 2.500.000,00 | 4.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Matriz para Unidades Acadêmicas | 500.000,00 | 1.000.000,00 | 2.000.000,00 | 5.000.000,00 | 5.000.000,00 |
Custeio Básico Adicional | 135.481,97 | 1.568.650,30 | 2.134.809,56 | 2.893.845,79 | 19.106.674,38 |
Total | 2.435.481,97 | 7.668.650,30 | 12.134.809,56 | 21.293.845,79 | 40.506.674,38 |
128 comentários
Henrique Lisboa
23/11/2007 às 14h33
1Eu discordo desse REUNI! A UFMG vai virar o centro de Tóquio com 1,2 milhões de estudantes.
Grato.
Marcus Maia
25/11/2007 às 16h43
2E cadê o curso de Cinema?
jaqueline
7/12/2007 às 16h16
3Esse projeto é surreal! O espaço do campus não comporta, tem cursos absurdos, como esse Inteligencia Artificial!
Jaqueline
Mariana
7/12/2007 às 17h55
4E o Curso de Turismo Noturno? O curso diurno é falho, os alunos não têm nenhum auxilio da coordenação para conseguir estágio, e os horarios são completamente sem noção.
Mariana
Marcio Luiz M Assuncao
7/12/2007 às 18h29
5O REUNI é uma iniciativa válida, uma vez que o governo optou por não financiar (subsidiar) o ensino superior pelas iniciativas privadas. Em lugar disso, vai cobrir a demanda pelas IFES. Creio que estão vendo que a Educação não é mercado. Falta agora mais cobrança com o ensino médio e fundamental, que ficam em segunda instancia.
Thalita
7/12/2007 às 22h39
6Deviam expandir o curso de sistemas de informação também.
Só tem o curso com início no meio do ano e são apenas 40 vagas.
Jhony
8/12/2007 às 14h38
7Muito legal essa expansão… Bem que poderiam abrir cotas pra estudantes de baixa renda, pra ser justo… Num adianta criar essas vagas se apenas os ricos-plays vao entrar…
E sobre o curso de AUDIOVISUAL (cinema, tv…) eu achei mto legal… Parabens UFMG… que seja pelo menos igual ao da USP… vou ate fazer vestibular pra ele…
flw
abração
Leandro Augusto
8/12/2007 às 14h45
8Marcus, o de cinema é meio que o de audiovisual e meio que o de animaçao e artes interativas.
Agora, cada curso que vocês inventaram ai que pelo amor de deus…coisas de especialização,mestrado ,etc, virarem curso superior é apelação. e o que seria Licenciatura de Campo???
edgard
8/12/2007 às 16h40
9estes novos cursos como engenharia ambiental, ja eram para estar na grade da ufmg ha muito tempo..
Bruna
8/12/2007 às 20h49
10E cadê o curso de Cinema? [2]
Rommel Fernandes
9/12/2007 às 17h58
11Acredito que esse caminho contribui para a diminuição das desigualdades sociais, pois torna a Universidade mais acessível aos alunos de baixa renda, principalmente pelas vagas criadas no período noturno.
Rafael
9/12/2007 às 18h40
12Como aluno da UFMG eu até apoio a expansão de vagas….entretanto a universidade não tem infra-estrutura pra receber novos alunos.eu pago pra ver a bagunça que isso vai virar.è um absurdo
Ana Luiza
9/12/2007 às 21h43
13Finalmente o curso de engenharia ambiental!!! Demorou ein?
Douglas
10/12/2007 às 8h59
14Alguns cursos são muito bons mesmo, como Gestão do Agronegócio, Ciências do Estado etc., mas será que todos têm mercado para os egressos, como Aquacultura ou Audiovisual?
Aerton Zambelli
10/12/2007 às 16h48
15Discordo, muitos cursos da UFMG têm estrutura sim para receber mais estudantes.
flávia
11/12/2007 às 8h55
16cadê a contratação de mais professores???
maiza_design
11/12/2007 às 11h45
17FICO FELIZ DA UFMG COLOCAR O CURSO DE DESIGN, AFINAL AQUI EM BH SO TEM EM 3 INSTITUIÇOES (FUMEC, UEMG E UNATEC)
ISSO E BOM D+
UFMG TE PREPARA QUE EM 2009 TO AI, HUAUAHUAHA
alex
11/12/2007 às 22h21
18Letras vai ter expansão de CEM novas vagas ¬¬
Thais Soares Pires
12/12/2007 às 19h16
19Fiquei feliz com o curso de Relações Internacionais, muito mesmo! Pena que vai ser no ano seguinte ao meu vestibular, mas até lá vamos ver o que acontece!
Thais Soares Pires
Duda
12/12/2007 às 22h46
20Muito bom falar que o governo não subsidia as faculdades privadas. O que será o Prouni? Vamos ver se o aumento de verbas vai ser suficiente para manter a qualidade de ensino da UFMG. Tomara que seja, pois alguns cursos já estão bem “esquecidos” hoje em dia.
Duda
Sálvio
18/12/2007 às 20h03
21Abrir cursos não é tê-los.
Sálvio
LUIZ CLAUDIO LAGARES
19/12/2007 às 15h30
22Finalmente o curso de dança…
Luiz Cláudio Lagares
Lucas
19/12/2007 às 20h28
23Esse programa no papel aparenta ser fantástico, a principio uma solução para criação de profissionais diversificados e incentivo a novos empregos… enfim, um efeito dominó até positivo… Porém, na prática, as coisas normalmente são diferentes; tem que esperar pra ver!
Agora, aumentar somente 10 vagas de Engenharia Química e 10 de Engenharia de Minas é quase para somente dizer que aumentou algo. [A procura por esses dois cursos vêm crescendo em nível muito grande]; falta inclusive profissional da área no mercado. [A expansão poderia ser] de umas 40 vagas, afinal 100 vagas é até normal para um curso de Engenharia. Não demora muito e a Engenharia Quimica acaba no nível de Medicina!
Lucas
Jéssica
19/12/2007 às 20h54
24Alguns cursos novos são completamente sem sentido, mas algumas expansões são ótimas.
Espero que a qualidade do ensino não caia…
Jéssica
Carlos
22/12/2007 às 19h48
25Criar 30 novos cursos (sem falar nas expansões) em apenas 3 anos é algo um tanto quanto arriscado. Concordo com aqueles que dizem que a UFMG não tem infra-estrutura para tantos alunos, pelo menos no momento. Acho que o que nos resta é esperar que essa entrada massiva de novos alunos e novos cursos não seja maléfica à qualidade de ensino da nossa Universidade.
Carlos
Luís
25/12/2007 às 23h29
26Achei legal grande parte dos novos cursos que [a Universidade] vai abrir, mais achei alguns muito estranhos, específicos demais. E o principal é: onde eles tão querendo “enfiar” tanto curso?
Luís
Junio Martins
26/12/2007 às 0h27
27A abertura indiscriminada de vagas, sem as verbas necessárias, apenas afetará negativamente a estrutura da UFMG e das demais instituições afetadas pelo Reuni. Conseqüentemente, surgirão salas de aula repletas de estudantes, professores em quantidade insuficiente e futura mão de obra devalorizada, uma vez sua oferta no mercado será expandida. Assim, esse decreto constitui um ataque explicito à universidade pública.
Junio Martins
Clayton Ramos Pereira
26/12/2007 às 15h35
28Fico veliz em ver que as federais estão, todas, aumentando suas vagas. Mas acho estranho que a velocidade que estes cursos surgiram. Não havia sequer projeto conciso e divulgado para aumentar as vagas de pós-graduações em certas áreas, e de repente, surgiram graduações nestes assuntos. Como o caso de Inteligência Artificial. Parece que alguns cursos deveriam ser tecnólogos ou pós-graduações, como o “Gestão e Planejamento em Sistemas de Saúde”. Por que um curso de “Química Tecnológica”, se já existe o “Química Bacharelado” e o de “Engenharia Química” ?
Clayton Ramos Pereira
Alessandra
27/12/2007 às 10h00
29Primeiramente, gostaria de parabenizar à UFMG por esta ação. No entanto, também gostaria de expressar uma insatisfação, pois [os] cursos que são ofertados somente durante o dia, e que tem como público-alvo, alunos oriundos de escolas particulares, que não trabalham durante o dia, não foram extendidos para o turno da noite: ex.: Arquitetura; Odontologia; Veterinária; dentre outros.
É preciso que as universidades federais mudem esta concepção, para que os alunos oriundos de escolas públicas e que trabalham durante o dia, tenham a oportunidade de realizar opções coerentes com suas aptidões e sonhos e não somente pela disponibilidade de turno.
Fui aluna da UFMG, em um curso noturno, e tive a sorte de optar por um curso da área que sempre gostei, mas eu tinha colegas que só optaram por este curso, por causa do horário no qual o mesmo era ofertado, visto que estes trabalhavam durante o dia todo e também por serem oriundos de escola pública.
Atenciosamente,
Alessandra
Ana Luiza
28/12/2007 às 21h38
30Muito bom todos os novos cursos! Agora, os vestibulandos vão até mais animados para o vestibular. A UFMG estava precisando desta modernização. A única questão a ser pensada é a infra-estrutura. Mas isso agora não importa! Só de ter DANÇA na UFMG está ótimo.
Alex, o que você tem contra o curso de Letras? Eu acho uma boa, pois a leitura e a escrita do brasileiro está vergonhosa.
Ana Luiza
Fernanda
30/12/2007 às 23h56
31Gestao GERONTOLÓGICA?
Cadê o curso de MARKETING???
Fernanda Moraes
Tamara
1/01/2008 às 15h36
32Bem legal essa expansão, mas fiquei um pouquinho triste..
Cadê o curso de Moda em?!
marcos
1/01/2008 às 21h47
33LETRAS? 100 VAGAS A MAIS? Pra que isso meu Deus?
A FALE mal consegue preencher as vagas do curso que já são muitas pela demanda atual. Ai, ai… falo nada com o Sr. Reitor.
Marcos
clarice
5/01/2008 às 14h44
34Que cotas o quê…. Sse eu estudo na UFMG é porque eu estudei. Foi mal se pobre não estuda…
Clarice
Alessandra
5/01/2008 às 21h42
35Alguns cursos demoraram mas estão chegando!! E o noturno está em expansão, acompanhando a estrutura que a sociedade requer!!!! Muito bem!!!!
Alessandra
Diego Loreran
6/01/2008 às 20h23
36Achei muito bom os novos cursos e o aumento no número de vagas. Assim, as pessoas terão mais oportunidades e poderão fazer um curso em uma Instituição que é a melhor do País. Melhor ainda o número de vagas da Engenharia de Controle e Automação!
Diego Loreran
YGOR
8/01/2008 às 0h13
37Parabéns UFMG pela ampliação de vagas e pela aumento da democratização do ensino (mais vagas no período noturno)!
Adorei saber que vão haver mais 40 vagas em 2010 no período noturno para o curso de FILOSOFIA! Isso é uma revindicação constante dos alunos e interessados desse curso.
Ygor
Gilmar
9/01/2008 às 8h14
38Cadê o Serviço Social?
Gilmar
Cristiano
9/01/2008 às 8h35
39Gostaria de saber (sugerir) se a UFMG, na proposta do REUNI, planeja criar uma graduação em Serviço Social. A UFMG possui graduações nas humanidades e Ciencias Socias, mesmo assim, não há uma curso como a graduação em Serviço Social que vai ao cerne da questão social.
Defendemos a criação da graduação em Serviço Social na UFMG por questão societária que vai ao enconto do compromisso com a concepção de ensino público e gratuito, como direito de todos e dever do Estado. Ciente da expansão de cursos de Serviço Social privados no país, e afinada com o compromisso da universidade pública brasileira em dar respostas às demandas sociais, para além dos interesses do mercado, acredito que a UFMG deveria estudar a proposta de implementação da graduação em Serviço Social.
Na certeza de que contribuirá para ampliação do processo de formação do pensamento crítico nesta Universidade, o curso pretende contribuir para a formação de um especialista capaz de alterar estas demandas na direção da consolidação dos princípios éticos no solo do exercício profissional cotidiano e contribuir para alterar o quadro atual da questão social em nosso país, por meio da formulação e gestão de políticas sociais de caráter público e universal.
Além de ser a grande área do conhecimento que possui grandes estudos sobre a questão social, e apartir disso busca desenvolver estudos propositivos frente a mesma.
O Serviço Social tem como base um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social, que possibilita a compreensão dos problemas sociais e desafios com os quais o profissional se defronta no universo da produção e reprodução da vida social. Assim, estaríamos efetivando ganhos concretos para sociedade mineira.
Cordialmente,
Cristiano Costa de Carvalho
Estudante de Serviço Social da PUC Minas
Renato
10/01/2008 às 13h32
40Concordo com a expansão, mas espero que haja um planejamento adequado para não diminuir a qualidade do ensino e nem transformar a universidade em uma bagunça. A construção dos prédios deve ser apoiada por uma estruturação do campus como um todo, ruas, trânsito, restaurantes etc…
Renato Lacerda
viviane gonçalves
11/01/2008 às 17h22
41Até quem enfim um curso de moda, heim?!
Estava precisando.
Viviane Gonçalves
Rodrigo Camilo
11/01/2008 às 22h07
42Interessante essa iniciativa do Reuni, que contribui para inclusão de estudantes de baixa renda. Mas como DOUGLAS citou: “será que haverá mercado para os egressos que formarão?” Por isso, tenho pena de os mesmos ainda viverem a ter baixa renda ou baixos salários, mesmo graduados. Portando, deve-se lutar para alcançar COTAS para todos estes para que possam pleitear também os cursos mais elitezados. Como JHONY citou: os mais cobiçados cursos não apenas para os ricos-plays.
Rodrigo Camilo
Tania
13/01/2008 às 18h48
43Acredito que alguns cursos já deveriam há muito tempo estar na grade da federal e outros a muito também já deveriam ter sido expandidos. Mas, agora, é ver se a federal terá verba para manter bons professores, estrutura e suporte de qualidade para todos esses cursos. Quem já fez algum curso novo na federal deve entender do que estou falando: são professores inexperientes, pouco qualificados, as matérias parecem que são criadas mas sem pensar no que elas podem acrescentar na formação do aluno e as verbas para trabalhos de campo ou pesquisas são muito limitadas. Quem entrar em um desses cursos deve estar ciente que irá construir o curso e aprender junto com os professores.
Tania
Eduardo Boaventura
16/01/2008 às 13h53
44Acho interessante o governo voltar a investir em faculdade de verdade, sou ex-aluno da UFMG e dei aula em 3 faculdades particulares, TODAS ELAS UMAS PORCARIAS, uns verdadeiros comércios de diplomas, onde alunos entram quase analfabetos e saem analfabetos DIPLOMADOS. NA UFMG NUNCA VI ISTO ACONTECER, ótimo investirem nela.
Alice
20/01/2008 às 18h23
45Infelizmente, a Reitoria faz tudo sem conversa! Do jeito dela! Muito ruim saber que os estudantes vão ter menos professores efetivos e mais monitores do mestrado! É muito fácil abrir vagas e diminuir o numero de professores.
Alice Ferro
Lorena
26/01/2008 às 14h37
46Que máximo.
Por isso que meu sonho sempre foi estudar na federal [UFMG]
Consegui; graças a Deus! Quem sabe posso até mudar de turno quando expandirem a Arquitetura?
Gostei muitooo.
Lorena
Caio
27/01/2008 às 2h50
47Sinceramente….está na hora de abrir Comércio Exterior ou Relações internacionais.
Caio
Jessé
27/01/2008 às 17h30
48Falta Engenharia de Energia.
Jessé
Andreza Gracielle
29/01/2008 às 23h15
49Engenharia Aeroespacial?!?
Vou aprender a construir naves?!?
Explique-me melhor…
E inteligência artificial?
Obrigada!
Andreza Gracielle
Marcela Gonçalves
1/02/2008 às 9h46
50Falta Faculdade de Rock.
Marcela Gonçalves
Lorrayne
1/02/2008 às 10h24
51E a escola do rock, não vai ter?
Lorrayne
marina
4/02/2008 às 22h19
52Deveria ter expansão do número de vagas de medicina! É o mais concorrido!
Marina
Dyorge
11/02/2008 às 16h52
53Sinceramente, acho que a expansão se faz necessaria, mas têm coisas sem lógica, cursos onde não há mercado de trabalho. E por favor, biomedicina em 2010 com 40 vagas? Acho que o curso deveria ajudar a inclusão num campo que hoje na faculdade é ocupado em sua maioria pela “elite”, e não fazer o joguinho…qual é mais concorrido, medicina ou biomedicina?
Dyorge
Tiago
12/02/2008 às 14h55
54Concordo com a expansão de vagas, principalmente do noturno. Ao bancar mensalidades de particulares, o governo optou por um assistencialismo barato e incerto a cursos com qualidade duvidosa. Por que não investir na ampliação de vagas de uma universidade publica? Todos sabem como o vestibular é excludente e o ensino superior é reflexo de um programa inadequado de educação básica e tecnologica.
Tiago
Katarine
17/02/2008 às 20h11
55Finalmente o curso de Relações Internacionais apareceu por aqui! Pena que não é para o ano que vem…
Katarine
LEANDRO
20/02/2008 às 14h27
56Mudanças como estas que estão para acontecer na UFMG sempre trazem insegurança pra os que já se beneficiam da Instituição, mas é uma esperança para a maior parte da população que não tem condições de entrar nos vestibulares superconcorridos como o da federal [UFMG] e nem têm condições de pagar mensalidades em faculdades particulares. Penso que agora a federal [UFMG] vai poder começar a cumprir seu papel social e deixar de ser o velho feudo, murado e habitado por seres privilegiados.
Leandro
Bianca
22/02/2008 às 22h48
57A proposta em si parece justa, mas requer atenção. Fui aluna de escola pública a vida toda e, por sorte, era de boa qualidade.
Sempre sonhei com a UFMG e com o curso de Moda, mas tive que optar por outro, pois queria esta universidade. Acabo de ingressar no curso de Arquitetura e estou feliz com a opção.
Estão surgindo cursos e expansões interessantes e necessárias, algumas tardias. Meu medo é que tantos novos cursos não recebam a necessária infra-estrutura e levem para a lama toda a qualidade associada ao nome desta Universidade. Que a coordenadoria e reitoria tomem cuidado para não valorizar demais a quantidade em detrimento da qualidade.
Se possível, esclareçam para o público o que significam esses cursos estranhos que estão sendo criados.
Obrigada,
Bianca
Rafael Baptista
24/02/2008 às 19h40
58Bom, antes de mais nada, fiquei surpreso pelos cursos oferecidos. Mas como muitos falaram, faltam cursos no noturno. Vai ser impossível para os que não podem ‘estudar’ sem ‘trabalhar’. É muito dificil alguem de renda mais baixa, estudar sem trabalhar, contando só com a verba que vem dos seus pais. Poderiam abrir um edital, mostrando TUDO sobre os novos cursos, para que os interessados, ficassem mais ‘alertados’ sobre os mesmos.
Rafael Baptista
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A UFMG pretende oferecer, ao final da implantação do programa, 30% das vagas do vestibular no turno da noite. Mais informações sobre essa e outras metas do Reuni na UFMG, podem ser obtidas neste site, no item “Compromisso Social” (http://www.ufmg.br/reuni/o-projeto-final-enviado/4-compromisso-social-da-instituicao)
Luciana
29/02/2008 às 20h18
59Gostei dos cursos, mas também achei uns muito sem noção…. mas fazer o quê? Tem gosto pra tudo!!!
[Fico] muito feliz por causa do curso de Dança e de terem expandido a Educação Física. Pena que é só para 2010…
E só mais uma coisa….. alguém já sabe se a grade curricular dos cursos novos vai sair antes da inscrição do vestibular? É que senão [sair] vai dar uma bagunça danada de gente que ia fazer uma coisa e do nada pode mudar de opinião…. é informação demais pros candidatos!!!
Luciana
NOTA DE ESCLARECIMENTO
As informações sobre cada um dos novos cursos criados com o Reuni pela UFMG serão antecipadamente divulgadas pela Universidade antes do início das inscrições de cada Vestibular.
Joyce
2/03/2008 às 19h29
60Muitas vagas?
E a qualidade?
Joyce
Ana Paula
7/03/2008 às 21h22
61Bem, essa questão da ampliação das vagas na Universidade é uma verdade sabida há muito tempo, porém deve ser levada em consideração a manutenção da qualidade de Ensino da mesma. Espero que os criadores desse Pojeto estejam levando esse fator em relevância, pois é uma questão que preocupa todos os alunos da UFMG.
Ana Paula
Debora Fernandes F. B. Neves
11/03/2008 às 8h45
62Olá!
Gostaria de me apresentar e expor minha opinião. Meu nome é Debora, tenho 19 anos, moro em Belo Horizonte e escrevo este “e-mail” para falar a respeito das idéias divulgadas no “site” da UFMG no dia 7 de março de 2008 sobre a pontuação adicional para alunos de escola pública e o que acredito ser mais justo quanto ao referido assunto.
Há algum tempo venho acompanhando pelo site as propostas que tentam solucionar o problema vivenciado pela Universidade quanto ao baixo número de alunos egressos de escolas municipais, estaduais e até mesmo federais. Já pude ler informações sobre reservas de vagas e a última notícia me chamou atenção por talvez ser, na minha opinião, injusta.
Estudei cinco anos de minha vida acadêmica em escolas públicas (1 ano escola estadual e 4 anos em escola municipal) mas que não se enquadram na proposta a ser avaliada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no dia 18 de março. Fiz integralmente o ensino médio, além da 8ª série do fundamental, no Colégio Municipal Marconi e a 1ª série na Escola Estadual Major Lage (Itabira). Pude, por seis anos, estudar no Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário (2ª até 7ª série) e talvez por isso esteja um pouco mais preparada do que alguns colegas os quais, por razões adversas, tenham permanecido mais tempo em escolas gratuitas.
Acho a proposta válida quanto à distribuição de alguns pontos a mais aos alunos que cursaram a partir da 5ª série nestas escolas em questão, mas acho que deveria haver distribuição tambem de pontos aos alunos que parmeneceram menos tempo neste tipo de ensino aqui discutido. Na minha opinião deveria ser obedecida uma escala : quanto mais tempo de ensino público, mais pontos.
Deste modo, pessoas como eu, que tem menos condições que os alunos da rede particular, mas não se enquadram na atual proposta não seriam prejudicados, pois há muito tempo venho lutando por uma vaga, para medicina, em uma universidade federal de ótima qualidade como a UFMG e vejo meus sonho distante devido à falta de um ensino adequado às minha necessidades.
Desde já agradeço.
Debora Fernandes F. B. Neves
Rafael
11/03/2008 às 10h15
63Uma pergunta: e a infra estrutura….onde vão colocar tanta gente?? E os ônibus…. ah, isso não me cheira bem….a intenção é boa….mas….
Rafael
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A adesão ao Reuni (Reestruturação e Expansão das Unviersidades Federais) pela Universidade observa, sim, a necessidade de investimentos na infra-estrutura. O orçamento e as obras podem ser acompanhados neste próprio site, nas seções http://www.ufmg.br/reuni/o-projeto-final-enviado/7-cronograma-geral-de-implementacao-e-execucao/ e http://www.ufmg.br/reuni/o-projeto-final-enviado/8-orcamento-parcial-e-global/.
Mariana Sousa Canuto
12/03/2008 às 13h43
64Os dados sobre orçamento de custeio não dão aos interessados a possibilidade de propor algum tipo de discussão, porque simplesmente não apresentam dados comparativos do que vem sendo gasto com cada item (bolsas, professores, servidores) nos anos anteriores. Dessa maneira o que temos são somente dados aleatórios, semo menor significado. Não há meios comparativos. Esse Projeto é mesmo, sob muitos aspectos, surreal!
Mariana Sousa Canuto
Ramiro Falkenstein
12/03/2008 às 14h38
65Acho que as coisas devem ser por aí mesmo. Estas grandes mudanças só podem ocorrer paulatinamente e os resultados só poderemos saber com o desenrolar do processo, a despeito de nossa enorme aflição. O que importa, pra mim, é que o caráter do projeto é nobre; como o pessoal disse acima, a intenção é boa, haverá um fluxo para a UFMG de muitos estudantes que são obrigados a ingressar na rede particular. Os problemas que podem surgir, como a qualidade do ensino ou a superlotação do campus são antecipações de nossa parte e, ainda, que as soluções também não tenham sido igualmente antecipadas, elas podem aparecer e mesmo chegar antes dos contratempos.
Primeiramente, a criação de vários cursos noturnos urge a tempos, independente de qualquer Reuni. Era inadmissível caminhar pela Savassi à noite e ver a Arquitetura toda apagada, ou visitar a Fafich apenas com os meninos da História e meia dúzia do CICH. Se foi preciso um Reuni pra “acender algumas luzes” ótimo primeiro passo deste projeto. (Engenharia de Controle e Automação noturno, super sofisticado! Assim os jovens técnicos de nossas empresas não mais precisarão se limitar à Mecânica).
Depois, temos a diversificação das áreas, o que permitirá que mais mestres e doutores encontrem seu lugar no ensino, menos limitados pela temática de sua pesquisa. Temos ainda como vantagem a expansão da comunidade acadêmica, mais gente que poderá, por dizer assim pejorativamente, “respirar os ares da corte”, simples fato que é bem relevante na formação intelectual de muitas pessoas. A criação de cursos já consagrados em facs particulares, como as Relações Internacionais, permitirá que a universidade pública continue ditando o tom da maioria dos campos do conhecimento. Talvez seja melhor mesmo que deixar esta tarefa por conta do mercado. O que permaneceu obscuro foram alguns critérios de criação de vagas. 100 vagas na FALE! Estranhíssimo, o curso de letras da UFMG é reconhecido por sua excelência (melhor do Brasil, estarei enganado?), bem organizado, funciona já em dois turnos, no problems. Além disso, todos sabem da importância dos profissionais da comunicação nos dias de hoje. No entanto, vemos pela nota de corte do vestibular que pelo visto a demanda pelo curso já está bem atendida, equanto em outras áreas (aqui, é impossível deixar a medicina fora de foco) vemos uma verdadeira guerra para o ingresso dos estudantes. Dá pena ver meninos e meninas inteligentes obrigados a viver dois, três e às vezes quatro anos por conta da paranóia do vestibular, apenas para começar um curso superior. Por que é tão difícil criar vagas na Alfredo Balena? Onde vai funcionar a Biomedicina? É difícil ver que, apesar dos 320 ingressos anuais, não falta espaço para a atuação de médicos em Minas Gerais? Acho que não. Já que alguns têm discutido as cotas para estudantes pobres – o que pra mim é algo equivocadíssimo, mas deixemos esta discussão para depois – vejo a manutenção do tamanho do curso de medicina, pensada a despeito do mercado, como uma velada reserva de espaço para uma elite social, mesmo que tal reserva não seja tão maquiavelicamente planejada. O Brasil já tem muita gente na área das ciências humanas que não sabe o que fazer com seu curso superior. Pior, não entende bem porque o fez. Os diplomas que podem promover uma maior escalada social, o que, sem hipocrisia, é o objetivo da maioria dos que fazem vestibular, continuam reservados às classes de sempre.
Mas sejamos otimistas. O simples fato de repensar e discutir o ensino superior nacional já é uma dádiva do Reuni.
Ramiro Falkenstein
Paula Esteves
14/03/2008 às 13h31
66É compreensível a insegurança expressa em algumas mensagens por alunos da UFMG. Ao meu ver, não podemos perder o foco social do programa e, além disso, termos presente na consciência o recente exemplo do jovem cearense; filho de lavrador; portador de uma doença neurológica; pobre e medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Matemática. Quem não gostaria de compartilhar uma sala de aula na UFMG com ele? O cara quebra todos os paradigmas!!!
Paula Esteves
Márlowa
17/03/2008 às 19h02
67Alguma santa alma, sábio, ou bem informado, poderia me esclarecer sobre a diferença do curso de química bacharelado para o curso de química técnológica? À partir de quando a grade do curso Química Tecnológica estará disponivel?
Agradeço desde já, ao nobre ser, que tenho certeza, saciará esta grande indagação.
Márlowa
Nota de esclarecimento
“O curso de bacharelado em quimica, atual, está mais voltado para uma formação acadêmica continuada. O curso de bacharelado em química tecnológica estará mais voltado para a formação de químicos para uma atuação prática, fora da área acadêmica (mais voltado para o mercado; uma atuação, particular, em química de processos industriais. Entretanto, eles não são excludentes: o egresso do curso atual pode atuar nos processos industriais e o egresso do curso de química pode atuar na área acadêmica.”
Fonte: Pró-reitoria de Graduação da UFMG
Mariana
26/03/2008 às 17h07
68A mostra de profissões da UFMG terá o curso de design de moda esse ano?
Mariana
Nota de esclarecimento
A previsão é que o curso de Design da UFMG seja ofertado a partir do Vestibular 2009, portanto, está prevista a apresentação do curso, bem como dos demais previstos na planilha publicada neste site.
Rayssa
27/03/2008 às 15h44
69Meu Deus! Eu não acredito que não expandiram o curso de Geologia! Já não bastasse terem só duas universidades em Minas e 20 no Brasil todo! E olha que é muito solicitado esse curso!
Uma pena mesmo…
Rayssa
Rejane
31/03/2008 às 11h35
70Cadê o curso de Direito?
Rejane
Roberta Silva
31/03/2008 às 16h50
71Ao que consta em http://www.face.ufmg.br/pet/multiface/v1_n2/Multiface_v1_n2_Entrevista_REUNI_em_foco.pdf,
o curso de Relações Internacionais será ofertado, quase que exclusivamente, pela FACE, sendo apenas um período na FAFICH. Isso não me parece bom. O curso de Relações Internacionais (e quando digo Relações Internacionais, penso em faculdades reconhecidas academicamente) tem como base as Ciências Sociais, particularmente a Ciência Política (Política Internacional), contando com eixos subsidiários a Economia e o Direito. Acho estranho, portanto, que seja ofertado pela FACE, e não pela FAFICH… Mais estranho ainda o fato de preverem somente NOVE (!!) docentes para o curso, provenientes da FACE.
Roberta Silva
Carina
3/04/2008 às 16h47
72Por que não tem Engenharia de Produção à noite? Eu sou obrigada a pagar uma instituição particular, sendo que eu tenho potencial de fazer uma federal, mas não posso deixar de trabalhar…
Carina
Maria Amélia
3/04/2008 às 17h33
73Estou muito feliz com o novos cursos! Mas eu gostaria de saber quando vão ser passadas informações dos cursos, sobre as provas especificas da 2ª etapa por exemplo! Engenharia Ambiental seria Matemática? Física e Química ou Matemática, Química e Biologia? E engenharia florestal seguirá a mesma linha?
Essas informações só sairão no Edital ou na Mostra de Profissões? Aliás, quando é que o edital do vestibular 2009 vai ser lançado? Agradeço muito se alguém puder me responder! É importantíssimo pra mim saber o quanto antes!
Maria Amélia
Nota de esclarecimento
Prezada Maria Amélia,
o conteúdo programático das provas específicas para o Vestibular 2009 será realmente divulgado por meio do edital. Quanto à Mostra das Profissões 2008, que acontece entre 28 e 30 de abril no campus Pampulha e no dia 7 de maio no Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), em Montes Claros, você terá oportunidades de conhecer os cursos e a grade curricular.
jose carlos
11/04/2008 às 19h29
74O mais importante ficou no esquecimento! Ciências Econômicas.
José Carlos
Eduardo Paulo
11/04/2008 às 20h44
75Acho válida a iniciativa. Aumenta a oportunidade das pessoas ingressarem na faculdade e pode diminuir um pouco a concorrência existente. A UFMG foi considerada a melhor faculdade do país, e esse centro de conhecimento deve sempre se multiplicar, independente dos novos cursos propostos. Pensem que várias pessoas irão se beneficiar disso. Vamos fazer brotar conhecimento aqui pessoal!
Um abraço a todos,
Eduardo Paulo.
Rafael Mariani
16/04/2008 às 8h24
76Legal esse investimento, mas podia começar Engenharia Ambiental esse ano, é demanda em BH, Se não me engano, a UFOP é a mais proxima federal.
Rafael Mariani
Nota de esclarecimento
Caro Rafael Mariani,
A proposta que está disponível neste site no item “Orçamento Parcial e Global” vem sendo revisada e aprimorada desde sua divulgação. Portanto, as informações definitivas sobre quais os cursos que a UFMG vai oferecer em função da adesão da Universidade ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) será apresentada na Mostra das Profissões 2008, que acontece entre 28 e 30 de abril.
Especificamente sobre sua observação, a informação é que a UFMG vai oferecer o curso de Engenharia Ambiental, na Escola de Engenharia, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e também o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, que será oferecido no Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), no campus regional da UFMG, em Montes Claros.
Marcílio Lana
Moderador do site Reuni
flavio junio
22/04/2008 às 16h56
77Eu gostaria de saber a nota de corte do ano de 2008 no curso de Administração.
Flávio Junio
Nota de esclarecimento
Prezado Flávio,
as informações sobre as notas (mínima e máximo) dos cursos podem ser obtidas no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). O endereço é http://www.ufmg.br/copeve
Ariel
23/04/2008 às 13h00
78Acho os comentários muito válidos. Tanto os positivos quanto os negativos. O jeito é rezar para que essa iniciativa não se torne isolada e esquecida, como geralmente acontece com o que diz respeito às iniciativas públicas.
Ps.: Lá no começo, tinha gente perguntando freneticamente sobre “Cinema”.
Esse curso se inclui dentro de “Artes visuais”. Dá uma olhada no site da UFMG que eles falam sobre isso lá.
Ariel
Andrey
24/04/2008 às 13h41
79Gostaria de saber onde posso obter mais informações sobre o curso engenharia de sistemas. E se ele estará presente no vestibular 2009, visto que ele não aparece na relação de cursos da Mostra de Profissões.
Andrey
Nota de esclarecimento
Prezado Andrey,
Inicialmente, estava previsto o curso de Engenharia de Sistemas para o vestibular 2009. Mas os encaminhamentos internos necessários – aprovação junto aos colegiados de curso e câmara de graduação – não se deram a tempo de oferecer o curso para o próximo vestibular. Possivelmente, o curso será oferecido a partir do vestibular 2010.
Mateus
25/04/2008 às 11h24
80Como assim inteligencia artificial é absurdo?
Eu em… cada uma…
Vão ser abertos cursos muito loucos.
Mateus
Andrey
25/04/2008 às 15h30
81Onde posso obter informações entao sobre o curso de engenharia de sistemas?
Andrey
Prezado Andrey,
Com foi explicado anteriormente, este curso deverá ser oferecido, possivelmente, a partir do vestibular 2010. Portanto, ainda não existem informações sobre a grade curricular, as linhas de pesquisa, os laboratórios, as áreas de trabalho etc. Tais informações serão disponibilizadas pela Universidade em 2009.
Tales
28/04/2008 às 15h28
82Por favor, gostaria de saber se já existe uma possível localização física para o curso de Administração do Agronegócio previsto para entrar em operação no ano de 2009.
Tales Mendes
Nota de esclarecimento
Prezado Tales,
as instalações do curso de Administração do Agronegócio ficarão no Núcleo de Ciências Agrárias, no campus regional da UFMG, em Montes Claros. Para a implementação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), estão previstos recursos destinados à ampliação da infra-estrutura. Reproduzo abaixo alguns itens, relativos ao período de 2009. Mas para mais esclarecimentos, é recomendável que você acesse o item “Orçamento parcial e global“.
Serão concluídas as obras dos seguintes prédios:
Centro de Atividades Didáticas 1
Centro de Atividades Didáticas 2
Escola de Engenharia
Serão iniciadas as obras dos seguintes prédios:
Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Ciências Exatas
Núcleo de Ciências Agrárias
Escola de Belas Artes
Serão iniciadas e concluídas as obras dos seguintes prédios:
Faculdade de Farmácia
Faculdade de Educação
Faculdade de Ciências Econômicas
Departamento de Química
Faculdade de Medicina
Escola de Enfermagem
Previsão de construção em 2009: 30.000 metros quadrados. Além disso, serão investidos R$2.000.000,00 em infra-estrutura comum.
Ney Bruno
29/04/2008 às 0h38
83Boas expansões e, de modo geral, bons novos cursos. Parabéns ao governo. O povo merece!
Ney Bruno
João Paulo
29/04/2008 às 9h40
84A UFMG não tem estrutura física pra comportar essa demanda de alunos. O bandeijão já é deficiente para nós que estamos lá, imagina quando vierem mais esses estudantes. O estacionamento também não é o suficiente. A forma desta expansão deve ser repensada.
João Paulo
Nota de esclarecimento
Prezado João Paulo,
o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) prevê a ampliação das estruturas físicas da UFMG. Confira neste site, no item “Orçamento parcial e global”.
Juliana Felix
19/05/2008 às 15h33
85Finalmente, teremos o curso de Relações Internacionais. E são 50 vagas, excelente!
Juliana Felix
José Maria
23/05/2008 às 10h15
86Gostária de saber quando vai ser a inscrição para esses novos cursos, já que estão previstos para ter início em 2009. Tendo em vista que no programa de isenção para o vestibular 2009 não faz referência há esses novos cursos.
José Maria
Nota de esclarecimento
Em primeiro lugar, é preciso fazer um esclarecimento. Não há relação entre as divulgações entre o programa de insenção da taxa de inscrição e a inscrição para o vestibular. Ainda que os dois processos sejam complementares, pois para muitos estudantes a inscrição para o vestibular só é possível se concedida a isenção, não há relação direta.
O programa de isenção da taxa de inscrição para o vestibular não tem correlação com os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais. O programa de isenção destina-se aos estudantes e a análise para a destinação da isenção se dá a partir da análise dos documentos solicitados.
Quanto as inscrições para os novos cursos, e também para os já oferecidos até o vestibular 2008 da UFMG, o período de inscrições ainda não foi determinado (o que se dá por meio de edital, que ainda será publicado), mas, normalmente, o período de inscrições é em agosto.
Ricardo
26/05/2008 às 16h41
87Cursos novos nada a ver aí hein!? Dança??? Isso lá é curso superior?
Ricardo
phmilipe
29/05/2008 às 23h31
88Ainda bem que eu sou da época de quando a federal (UFMG) era dificil (AGORA)…
Muito facil passar na UFMG.
Diana
3/06/2008 às 9h25
89Acabo de ler uma nota de esclarecimento de uma mensagem que questionava o fato de que a UFMG não tem estrutura física pra comportar essa demanda de alunos. A resposta foi a seguinte: “Prezado João Paulo,
o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) prevê a ampliação das estruturas físicas da UFMG. Confira neste site, no item “Orçamento parcial e global”.
Ora, por que então não começam a fazer a tal ampliação dessa estrutura já antes de colocar mais sei lá quantos mil alunos dentro da estrutura existente?
Esse projeto, como tantos outros, é mais uma falácia do governo…
Tenho 10 anos de UFMG; estou formando em Geografia (meu 2º curso) este ano, e “graças a Deus” porque os alunos que estão entrando agora estão recebendo uma estrutura totalmente deficitária, mais sucateada do que eu recebi há 10 anos atrás… Para se ter uma idéia, este semestre, TODOS os professores do 2º período são substitutos, imagine, TODOS! Semestre passado eu tive um professor que havia se graduado (vejam bem, gra-du-a-do) há menos de seis meses … Já cortaram as verbas para trabalho de campo: os alunos que estão entrando agora não terão os mesmos campos que eu tive… Imagine um curso de Geografia sem atividades de campo!
Então me respondam: se agora já está assim, é com esse REUNI que a situação vai melhorar? Não tentem nos enganar…
Pablo
5/06/2008 às 12h37
90Bem que poderia ter engenharia civil à noite, nem precisava expandir, como são 200 vagas anuais, era só colocar 100 de manhã e 100 à noite, com certeza iria ser bom pois EU PRECISO TRABALHAR!
Pablo
Diogo Andrade
5/06/2008 às 13h24
91Bom saber que o curso de nutrição terá novas vagas, e bom saber dos novos cursos, sempre achei que a UFMG tinha “gabarito” pra promover tantos cursos e tinha esperança que esse dia chegasse.
Diogo Andrade
Renata Alves
9/06/2008 às 18h37
92Primeiramente gostaria de dizer que dança é curso superior sim, pois é uma modalidade que precisa ser reconhecida.
Têm várias pessoas que trabalham formando profissionais nesta área e não têm reconhecimento do seu trabalho.
A iniciativa da UFMG é muito louvável, com esse ato nós bailarinos conseguiremos vencer mais uma etapa dessa longa caminhada que estamos trilhando há muito tempo.
Somos gratos pela iniciativa.
Renata Alves
Adalberto
11/06/2008 às 12h58
93Essas vagas/previsão orçamentária para servidores de nível médio em 2008 são as mesmas oferecidas pelo concurso do dia 01 de junho (edital 134), ou são novas vagas que serão abertas (neste, ou) em outro concurso?
Adalberto
Nota de esclarecimento
O Concurso para Servidores Técnicos e Administrativos, realizado recentemente, foi para reposição de vagas. As vagas do Reuni serão abertas brevemente. Entretanto, tavez aqueles que fizeram este último concurso possam vir a ser aproveitados.
DANIEL JARDIM
18/06/2008 às 12h25
94Banalização da educação. E, logicamente, os cursos vão perder totalmente a qualidade. Infelizmente, a Faculdade Federal [Universidade Federal de Minas Gerais] deixará de ser destaque.
Daniel Jardim
Lorena
20/06/2008 às 12h05
95Eu gostaria de saber sobre o curso de direito, procurei e não encontrei…
Vestibular 2009.
obrigada.
Lorena
Nota de esclarecimento
Prezada Lorena,
o curso de Direito não está contemplado no Reuni. Informações sobre o curso da UFMG você pode encontrar no site da Mostra das Profissões e no site da Faculdade de Direito.
Gláucia
20/06/2008 às 16h24
96E o curso de Serviço Social? Ficou mais uma vez esquecido? Lamentável, pois aqui em BH somente a PUC oferece tal curso, e quanto aqueles que não têm como pagar uma entidade privada?
Gláucia
Gláucia
20/06/2008 às 16h24
97Gostaria de manifestar minha indignação! Foram criados cursos muiíissimo específicos, mas e o curso de Serviço Social? Ficou mais uma vez esquecido? Lamentável pois aqui em BH somente a PUC oferece tal curso, e quanto aqueles que não têm como pagar uma entidade privada?
Gláucia
Kênia
23/06/2008 às 21h25
98Esse programa é excelente!!!!
Pra quem discorda…provavelmente já estuda na UFMG, né???
Com certeza todo programa que amplia o acesso a cursos superiores para a população é válido!!!
E esse ano é eu lá hein!!!!!!
Kênia
Kênia
23/06/2008 às 21h26
99Ps: E o curso de Ciências da Computação? Não será expandido???
Se puderem me enviar a resposta por e-mail……
Kênia
Nota de esclarecimento
Prezada Kênia,
realmente, o programa Reuni na UFMG não prevê até o momento a ampliação de vagas do curso de Ciência da Computação.
Mayra
16/07/2008 às 10h19
100Estou com uma dúvida. Eu vi na lista de cursos ofertados pela UFMG, mais precisamente no Edital de Concurso Vestibular 2009, o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, com 40 vagas. Ele vai ser mesmo ter início no ano que vem? Por que ele nem foi exibido na mostra de profissões deste ano e aqui, a promessa é de que ele será disponibilizado somente em 2010, e com apenas 30 vagas!
Mayra
Nota de esclarecimento
Prezada Mayra,
o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais será mesmo oferecido a partir do vestibular 2009. Ele será oferecido à noite com 40 vagas, como informa o edital do Vestibular 2009 da UFMG. Quanto ao fato de ele não ter sido apresentado na Mostra das Profissões 2008, a justificativa é a de que até a data da realização do evento não estavam devidamente definidos detalhes e informações sobre o oferecimento do curso, bem como o mesmo ainda não havia sido aprovado nas instâncias competentes da Universidade.
Cassia Sousa
28/07/2008 às 13h22
101Achei esse projeto um máximo, onde várias pessoas terão mais oportunidade com os cursos noturnos.
Cassia Sousa
Cristiano Penna
28/07/2008 às 17h50
102Olá a todos,
Meu nome é Cristiano e estou no 2º semestre do curso de Química, bacharelado na UFMG. Acompanhei até aqui a discussão em torno do assunto e acho que toda forma de crítica, seja ela positiva ou negativa, é válida.
De fato, para quem estuda na UFMG, o Reuni é polêmico e causa preocupação. Nós sabemos que as condições físicas como infra-estrutura de estacionamento, restaurantes e linhas de ônibus é deficitária. Pertenço a clássica [classe] média baixa e, como muitos, preciso passar por momentos difíceis ao pegar o ônibus todas as manhãs. Os responsáveis pela implantação do projeto não podem se esquecer do valor e do prestígio que a UFMG possui e do grau de qualificação dos profissionais que ali se formam. Eles, portanto precisam tomar medidas com cautela e exigir do governo o apoio financeiro necessário para a implantação desse programa sem defasar o que a UFMG tem de melhor: o ensino público de qualidade.
Por outro lado, o REUNI é realmente necessário! A UFG hoje é elitizada, sem sombra de dúvida (principalmente nos cursos mais concorridos). Nós também não podemos esquecer do real objetivo de uma instituição federal que é a educação de excelência para todas as classes da população.
Portanto, aos idealizadores do projeto: por favor, pensem na UFMG com carinho e não deixem que esta meta vá por água abaixo junto com a reputação da faculdade [da Univrsidade] como uma das melhores do país.
Grato,
Cristiano Penna
apenas uma última reclamação….
Por favor, revejam junto a BH-TRANS a implantação de uma linha de ônibus mais eficiente vinda da região LESTE e NORDESTE.
sou usuário da linha 50 – SUPLEMENTAR, e com sinceridade… a linha está quase no colápso, quase 100 pessoas num micro-ônibus…
(onde estão os direitos humanos nessa hora???)
obrigado.
Marco
29/07/2008 às 18h32
103Já era hora de criar alguns dos cursos acima aqui na UFMG.
Gostei muito da utilização do Campus à noite como alternativa à superlotação.
Marco
Felipe Bueno
5/08/2008 às 14h37
104Não entendi nada. O curso de Cinema de Animação e Artes Digitais será oferecido este ano ou no ano que vem?
Eu quero saber. As inscrições pro vestibular estão aí… E não decidi se vou fazer Comunicação Social ou ”Cinema de Animação e Artes Digitais”.
Felipe Bueno
Nota de esclarecimento
Prezado Felipe Bueno,
o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais será oferecido a partir do próximo concurso vesibular (Vestibular UFMG 2009), no período noturno. Serão oferecidas 40 vagas e a entrada será anula, no primeiro semestre. Mais informações no edital do vestibular da UFMG.
Sarah
7/08/2008 às 11h49
105Vários prós e contras. Por ora, só queria deixar um comentário: por que não um curso de Arqueologia? É uma área em intensa expansão, fundamentalmente interdisciplinar e muito interessante!
Obrigada pelo espaço,
Sarah
matheus
10/08/2008 às 23h04
106É realmente uma pena o curso de audiovisual não ter, como prometido, entrado nesse ano.Mas a notícia de que será audiovisual (e não somente radio e tv saindo da comunicação ou somente o cinema) é muito boa, é um curso mais amplo!
Também não gostei do fato dele ser noturno, seria muito melhor que ele fosse diurno até mesmo para a utilização de equipamentos/laborátorios/filmagens…
Matheus
Frederico
11/08/2008 às 16h58
107Em Nota de Esclarecimento, o responsável pelo site informou: “As informações sobre cada um dos novos cursos criados com o Reuni pela UFMG serão antecipadamente divulgadas pela Universidade antes do início das inscrições de cada Vestibular.”
Entretanto, ainda não consigo encontrar a grade curricular dos novos cursos.
Obrigado.
Frederico
Nota de esclarecimento
Prezado Frederico,
Informações gerais sobre os cursos de graduação da UFMG podem ser obtidas por meio da edição Nº 15 da revista Diversa (http://www.ufmg.br/diversa/15). Quanto à grade curricular dos novos cursos, no momento as matrizes curriculares dos cursos novos estão sendo aprovadas pelas instâncias superiores da UFMG e, em breve, serão disponibilizadas pelos colegiados de curso.
Anderson
15/09/2008 às 18h44
108É isso aí. Sou aluno da UFMG e tive que suar a camisa por três vestibulares para conseguir a tão sonhada chance de estudar engenharia mecânica à noite. Fui passar no 4º vestibular com muito sacrifício. Afinal, sou egresso do ensino público e não vejo a hora da UFMG expulsar estes riquinhos que invadem o campus. Estou no segundo ano do curso e posso contar nos dedos os que tem uma história parecida com a minha. Realmente deve-se estimular a entrada de pessoas de baixa renda e coibir a elite. FORA ELITE. A FEDERAL É PÚBLICA E É DO POVÃO!!!
Anderson
erick
29/10/2008 às 3h09
109Ah, um tem cinema mas tem audiovisual… e se for como São Paulo é até melhor….
Erick
Fabricio
11/11/2008 às 17h28
110Prezados componentes da reitoria da UFMG,
Gostaria de externar-lhes a incoerencia que se expressa na falta de oferta do curso de Serviço Social na UFMG, pois, em BH não existe um curso público de Serviço Social, logo, este seria de grande importancia social para a população mineira e de BH. Ou será que o poder da Puc-BH não deixa isso acontecer?
Thayná Pâmela
17/11/2008 às 16h13
111Olá!!!
Queria saber se é verdade o que as pessoas andam comentando por ai,que a partir do ano que vem o prouni irá cobrir bolsas somente nos cursos de engenharia,isso é verdade???
Me respondem por favor…
A resposta pode ser por aqui mesmo…
Beijos!!!
Nota de esclarecimento
O ProUni é o programa do governo federal destinado a instituições de ensino superior particulares. Informações sobre o ProUni devem ser obtidas junto ao MEC.
Camila Prado
12/12/2008 às 10h37
112Adorei saber que o curso de Dança vai estar fazendo parte dos cursos da UFMG em 2010; é uma ótima oportunidade para quem não pode pagar uma facul tentar né……Pena que a maioria dos que ficam são filhinhos de papai……Mas parabéns pelos novos cursos,espero tentar e conseguir,pois a arte da dança é maravilhosa!!!!!!! Obrigada por nos ceder esse espaço para darmos nossas opiniões,isso é muito importante
Laila
26/12/2008 às 16h54
113De fato, o aumento de cursos e vagas é de grande importância e interesse de muitos. Porém em 3 anos… um projeto um tanto arriscado. Fico realmente feliz por ver cursos que têm mercado, e que em faculdades privadas já existem e são famosos agora ter na UFMG, como design, engenharia ambiental.
Mas acho um absurdo o aumento de vagas para cursos que não têm muitos candidatos concorrendo, ou seja, atualmente as vagas não são completamente preenchidas e também com alto indice de desistencia, como Matemática e Física; e também a criação de cursos que “não têm nem pé, nem cabeça”, e que geralmente são cursos de especializações, como Inteligência Artificial, Gestão Pública, Arquivologia, entre outras.
É necessário que a instituição reveja esses novos cursos e as expansões, pois muitos cursos, atualmente já estão “esquecidos” (exemplo: Comunicação Social, que hoje os materiais são obsoletos, e não é reconhecido como um bom curso), o mercado de trabalho, o custo de “manutenção” e até mesmo a infra-estrutura que a universidade possui.
Atenciosamente,
Laila
Luana S
29/12/2008 às 18h46
114Que bom que em 2010 começará o curso de Biomedicina, pena que vai ser noturno. Eu gostaria de saber em que local ele funcionará e se há previsão de expansão para o período diurno.
Luana.
Nota de esclarecimento
Sobre a expansão do curso de Biomedicina para o diurno, ainda não previsão. Quanto à questão do local, haverá aulas nos campi Pampulha e Saúde. Por meio dos mapas dos campi é possível identificar as unidades acadêmicas que oferecem atividades afins aos cursos da área de Saúde.
Aline
4/01/2009 às 13h35
115E o curso de engenharia elétrica noturno?
Aline
Nota de esclarecimento
A oferta do curso de Engenharia Elétrica no regime noturno não está prevista.
Luciana Rocha
6/01/2009 às 23h02
116Quero salientar a importância de um Curso de Dança na UFMG, não só para o estado,mas para todo o país.
Assim como o Teatro,a Dança é ARTE CÊNICA.
Tomara que um curso de dança acabe com a picaretagem de profissionais de Educação Física quererem atuar nesta área.
Luciana Rocha
Marco
22/01/2009 às 9h09
117E Geologia?
Não é possivel que não estão vendo que nos ultimos anos o número de candidatos por vaga pra esse curso praticamente dobrou!!! Sem falar que é um dos cursos com menos vagas e ainda foi o 4º mais concorrido de vestibular 2009!!!
Marco
Paulo Henrique
23/01/2009 às 1h05
118Na forma como vejo, o aumento de cursos e de vagas é no mínimo interessante… Mas…
Existem cursos um tanto quanto difíceis de se entender, pois que parecem técnicos e tem exigência de graduação, EX: Arquivologia, Radiologia, Inteligência Artificial, Quimíca tecnológica, e de ver qual vai ser a área de atuação no mercado, ou mesmo quais são suas áreas, tendo em vista que alguns me parecem hibridos. Outros parecem estudar a mesma coisa. EX.Engenharia Ambiental, Florestal e Agrícola e Ambiental. O que vai diferenciar os currículos? Alguns outros me parecem extensões de cursos já existentes, licenciatura do campo, intercultural indígena, Antropologia, Ciências do Estados, Ciências dos Alimentos… Não são extensões de Pedagogia, Ciências Sociais e Nutrição? Novamente o que lhes cabe de novo nos currículos?
Como muitos já disseram parecem especializações, e como outros já disseram também, talvez existam cursos mais coerentes em termos do que pareceria ser uma graduação. Ou melhor do que será reservado aos candidatos dos próximos vestibulares. Acho que sim, faz jus ter o aumento de vagas, o aumento de cursos, mas é justo também que estes cursos tenham uma finalidade um pouco mais bem defenida, não somente o aumento de vagas. Não sei o que pensar tanto no nível do conhecimento científico, quanto no nível da profissão em si, ou da atuação, o porquê de certos cursos, o que os diferencia, o que torna um profissional necessário ao invés de outro? Achei confusa a formulação nestes termos. Naquilo que tange a nomenclatura. Se fosse possível gostaria de saber aonde encontrar esclarecimentos, se eles já existirem.
Acho, justificando o que falei, que é necessário pensar primeiro o porquê de distribuir estas vagas para as pessoas. O que me parece é que isso foi feito meio que emergencialmente. Se alguma pessoa tem o direito de pisar dentro desta Universidade é por que imagina que vai sair como alguém gabaritado, graduado,com possibilidades de ter alguma coisa na vida, ser um profissional formado na UFMG. Mas graduado em quê, pra quê? Tem que haver um objetivo em si. A graduação de pessoas não pode ser meio pura e simplesmente para o fomento de vagas, tem de ser fim em si para o trabalho delas, para atuação pautada naquilo que é o ensino de uma FEDERAL. Acredito que alimentar uma quantidade expressiva de profissionais que não sabem sua função social, e tem larga formação técnica superespecializada em contraposição à humanística, não coopera com mudanças em larga escala em tempo posterior. Pode até cooperar para diminuir nosso querido abismo, intelectual, social, financeiro, mas vá lá saber o quanto. Acho que não muito… e gostaria de “pagar língua” pelo que escrevo.
E também, como uma bola de neve, prejudicaria a própria imagem da instituição que os forma, consequentemente e principalmente prejudica as próximas gerações que se formarão nela.
Desde já agradescendo, Paulo.
Walter
1/02/2009 às 3h09
119Acho positiva sim a expansão das universidades públicas, da mesma forma que, com todas as críticas feitas, do PROUNI. Ta certo que os dois programas geram discussões sobre a qualidade do ensino público, no caso do REUNI e da inseção dos empresarios do setor privado, e toda a conversa da mercantilização do ensino quando o assunto são as bolsas do PROUNI. Mas lendo os cometarios dessa pagina fico impressionado como há pessoas tão ensimesmadas e egoistas, preocupadas inclusive com a superlotação da praça de serviços, temerosas na sua conversão em algo tão caótico quanto centro de Tóquio.
Tá certo que muitos cursos da UFMG não possuem infraestrutura perfeita, mas há de se ressaltar que nosso campus não está precário tambem não. As obras não param desde que conheço a federal. Também me questiono sobre a necessidade de criar certos cursos, da sua aplicabilidade no mercado de trabalho, ou até mesmo a função desse curso.
Quanto ao PROUNI eu conheço varias pessoas que estão cursando ensino superior unicamente porque conseguiram bolsas pelo programa. E estão em excelentes universidades do setor privado. Qualidade nao é exclusividade da universidade pública.
Mas fico me perguntando, quem é contra tanto o PROUNI quanto ao REUNI… o que essas pessoas pensam? Estão tão safisfeitas com sua vaga na universidade que são incapazes de pensar em quem está a margem da formação universitaria. Ou talvez temerosas de conseguir seu emprego, mais vagas significam mais profissionais, o funil do mercado de trabalho será mais cruel.
Acho válida as tentativas de inclusão de um maior numero de pessoas no ensino superior, é claro que qualidade é fundamental sempre. Mas nao me venha com hipocrisias…
Walter
Rebeca S.
4/03/2009 às 15h37
120Estou muito contente com a implantação do curso de biomedicina na UFMG, principalmente no campus na Pampulha. Apesar de ser um curso criado na década de 60, não é muito divulgado em certas regiões do Brasil, e isso é uma pena. Gostaria de saber se caso houver período diurno e/ou integral, qual será a duração do curso?
Obrigada, Rebeca.
Jhuly
30/03/2009 às 21h41
121UFMG, parabéns pelas propostas, acredito muito no ensino do Brasil e uma instituição renomada como a UFMG merece ser contemplada com recursos que atenderão alunos de BH e região, além da própria instituição de ensino. Agora, falta a questão das cotas para egressos de escolas públicas e alunos carentes. Acredito também na necessidade de ter uma ênfase nos cursos de Engenharia, pois são áreas bem amplas e o mercado é bem carente.
Boa sorte!!!!!!
Julimar
Nota de esclarecimento
A Universidade já possui programa de bônus para estudantes egressos de escola pública e para aqueles que também se autodeclaram negros ou pardos.
Sabrina Lopes
1/04/2009 às 21h08
122Está faltando o curso de Biotecnologia.
Sabrina Lopes
keith evelym
15/04/2009 às 18h51
123..adorei saber sobre o curso de dança..
amei
Keith Evelym