Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências agrárias

Medicina Veterinária

Da inspeção à cura

Medicina Veterinária

Único curso de Ciências Agrárias que tem aulas ministradas em Belo Horizonte, no campus Pampulha, Medicina Veterinária tem também uma sólida estrutura. A escola ocupa uma área de sete hectares, com quatro departamentos, um hospital veterinário, duas fazendas experimentais, bibliotecas temáticas e 115 laboratórios – entre eles, o Laboratório de Controle de Qualidade de Leite, que faz parte de uma rede brasileira de laboratórios para esse fim. A excelência do curso se traduz em números. Até o ano passado, foram cerca de 4.500 mil profissionais formados, 1.600 dissertações de Mestrado defendidas e 312 teses de Doutorado.

O curso é dividido em quatro áreas de conhecimento: Clínica e Cirurgia Veterinária é responsável pela formação médica do Veterinário; abrange as disciplinas que habilitam nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Patologia, Toxicologia e Reprodução Animal. A segunda área é Zootecnia, que trata da produção animal, gera e difunde tecnologias para a exploração de animais de interesse econômico ou social. Há ainda a área de Medicina Veterinária Preventiva, que, como o nome indica, trata das práticas e métodos de prevenção de doenças animais, como pesquisas genéticas e produção de vacinas. Por fim, há a área de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Esta é uma área com largo campo de atuação, já que todos os produtos de origem animal produzidos no País têm de passar pela inspeção de um Médico Veterinário antes de serem liberados para consumo.

Tanta variedade acaba favorecendo o recém-formado no ingresso no mercado de trabalho. “O mercado de trabalho para o médico veterinário é bastante diversificado, e boas oportunidades são encontradas em diversas áreas”, afirma a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UFMG, Silvana de Vasconcelos Cançado.

Medicina Veterinária

setaVagas ofertadas: 120

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno (Manhã e Tarde)

setaDuração do curso: 5 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Veterinária

Concorrência no vestibular UFMG
2005 18,20
2006 16,65
2007 15,76

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2004:5

Mercado de trabalho: sempre é favorável na área privada, inclusive onde o profissional pode optar por empreender o próprio negócio. Existem ainda as opções em consultórios, clínicas, laboratórios de pesquisa e grandes empresas.

Remuneração média inicial: R$ 1.800,00 por 40 horas semanais, no caso das empresas privadas.

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG