Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências humanas

História

Tudo tem seu tempo

Formação complementar amplia os caminhos dos futuros historiadores
Formação complementar amplia os caminhos dos futuros historiadores

Livros, relíquias, arquivos públicos, museus. São vários os elementos que fazem parte da vida do historiador na tarefa de descobrir informações e difundi-las para a formação do conhecimento histórico das sociedades. O curso de graduação em História da UFMG oferece dois caminhos para quem deseja construir a carreira: a licenciatura e o bacharelado. As disciplinas obrigatórias para as duas modalidades abarcam os conteúdos básicos do conhecimento histórico, como História da Arte, História Antiga, Medieval e Moderna, História do Brasil e da América. Além da carga obrigatória, o estudante pode fazer disciplinas optativas, que são escolhidas de acordo com o interesse de formação de cada aluno. A sub-coordenadora do curso de História, Adriana Vidotte, explica que os alunos podem aprofundar seus conhecimentos em outras áreas ao fazerem as disciplinas de formação complementar. “Na História, a formação complementar é livre, o aluno escolhe em que departamentos quer fazer as disciplinas. Se ele faz todas as matérias dessa formação na Filosofia, por exemplo, vai sair com um conhecimento também nessa área ao final do curso”.

Essa possibilidade de fazer créditos em outros cursos amplia a visão. É o que pensa o estudante Joaquim Olegário Leite Júnior, 28, do 6° período de Licenciatura. Ele faz algumas disciplinas na Escola de Música por causa do interesse na história da Música Popular Brasileira. “Sempre gostei de MPB e como a História oferece estudos que não ficam restritos a grandes períodos, tive oportunidade de entrar em contato com o campo da Música”, explica o estudante. Depois de terminar a Licenciatura, Joaquim pretende pedir continuidade de estudos no Bacharelado para se preparar para o mestrado, e, assim conjugar de vez as duas paixões: história e música.

História

setaVagas ofertadas: 88

setaTurnos: Diurno (Bach. e Licen.) e Noturno (Licen.)

setaModalidades: Bacharelado e Licenciatura

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e Faculdade de Educação (FAE)

Concorrência no vestibular UFMG
diurno noturno (licenciatura)
2005 14,59 2005 16,86
2006 13,23 2006 12,66
2007 13,56 2007 12,77

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercados de trabalho: universidades (Bacharelado), escolas de Ensino Fundamental e Médio (Licenciatura), pesquisa em instituições públicas e privadas e assessoria em programas culturais e órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural.

Remuneração média inicial: História: R$ 750,00 (professor da rede pública de ensino); R$ 1500,00 (consultoria em patrimônio público).

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG