Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências humanas

Pedagogia

Educação para a cidadania

A Pedagogia busca formar cidadãos, dentro e fora das escolas
A Pedagogia busca formar cidadãos, dentro e fora das escolas

“Se um profissional da Pedagogia é bem formado e atua efetivamente para uma educação mais respeitosa em relação aos alunos, isso contribui para a formação de cidadãos dentro e fora dos espaços escolares”. Esse é o objetivo do curso de Pedagogia oferecido pela UFMG de acordo com o coordenador, Cláudio Marques Martins Nogueira. As bases da graduação permitem que o estudante tenha contato com disciplinas como Sociologia, História, Filosofia e metodologia de pesquisa, voltadas para o entendimento da educação e de seu papel social. Além de formar profissionais para a atuação em ambientes escolares, o curso também dá direções para a compreensão da administração e da gestão de instituições e processos pedagógicos.

No fim da graduação, os alunos escolhem uma formação complementar dentro do próprio curso: Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e Alfabetização, Leitura e Escrita. Caso queira, o futuro pedagogo pode fazer disciplinas em outros departamentos da Universidade. “A Pedagogia não existe como campo isolado. Se o estudante quer ver as disciplinas da Psicologia, por exemplo, a formação dele vai ficar mais sólida e mais diversificada”, completa Cláudio Nogueira. Os estudantes podem participar, ainda, de atividades extra-classe para complementar o currículo e eliminar créditos. O curso tem uma grande estrutura composta por projetos de pesquisa, como o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), o Núcleo de Estudos Trabalho e Educação (NETE) e o Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG).

Tem gente que gosta tanto do que viu durante o curso que pede continuidade de estudos para permanecer ampliando a formação. É o caso da estudante do 7° período Flávia Goulart Pereira, 26 anos. Ela se formou em Alfabetização, Leitura e Escrita e agora tem oportunidade de ver as disciplinas da ênfase em Gestão e Coordenação Pedagógica. Desde o 2° período, Flávia participou de projetos de extensão e de pesquisa que contribuíram para sua experiência profissional como coordenadora pedagógica numa escola municipal de Contagem, onde trabalha atualmente. No projeto de extensão, Flávia desenvolveu atividades para melhorar a qualidade de vida de estudantes do Colégio Técnico da UFMG (Coltec) “Estou vendo muitas coisas que vivenciei no Coltec na rotina da escola onde trabalho. No início achei que não ia dar conta, mas agora vejo que amadureci bastante”, relata.

Pedagogia

setaVagas ofertadas: 132

setaTurnos: Diurno e noturno

setaModalidades: Licenciatura

setaDuração do curso: 4 anos (Licenciatura diurno) e 4 anos e seis meses (Licenciatura noturno)

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Educação (FAE)

Concorrência no vestibular UFMG
diurno noturno
2005 10,87 2005 14,1
2006 9,91 2006 11,05
2007 8,39 2007 9,91

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercados de trabalho: professor e coordenador pedagógico da Educação Infantil e dos processos de alfabetização, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, gestor e coordenador de sistemas de ensino, educador social junto a Organizações Não-Governamentais (ONGs), movimentos sociais e instituições filantrópicas.

Remuneração média inicial: R$ 800,00

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG