Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

lingüística, letras e artes

Letras

Entender a linguagem para trilhar caminhos

Letras

Quem ouve Frank da Silva Gonçalves, 25 anos, falar do curso de Letras se empolga com tantas experiências relatadas e tem a certeza que estudar idiomas sempre foi o sonho do estudante. Mas a escolha do curso foi feita depois de duas tentativas para passar no vestibular para Farmácia. Formado no curso técnico de radiologia, Frank decidiu entrar para a Faculdade de Letras (FALE) por acaso, sem saber direito o que poderia encontrar. Aos poucos, o estudante foi sendo surpreendido e incentivado pelos professores a ter contato com o ensino de idioma e descobriu, na prática, que gosta de dar aulas de francês. O estudante, do 8° período, estuda Espanhol e Francês e dá aulas do idioma de Moliére no Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras. “O curso é tão bom que conseguiu me conquistar. Hoje não me vejo fazendo Farmácia; estou feliz com as oportunidades que encontrei aqui”, afirma Frank Gonçalves. O curso de Letras habilita os estudantes a dar aulas, pesquisar ou atuar em diversos segmentos do mercado de trabalho. Durante o curso, os alunos têm contato com disciplinas que aprimoram a capacidade de leitura, análise, interpretação e produção de textos em português ou outro idioma e, ainda, estudam teorias literárias e aspectos lingüísticos, como produção de sons, história da língua, gramática e seus usos cotidianos. É possível que o estudante faça disciplinas em outros cursos para ampliar o universo de formação. “No curso, podemos passar por diversos caminhos, como música, cinema, teatro, ´contação´ de história. É tanta coisa que devemos selecionar o que queremos e depois procurar um aprofundamento”, salienta o estudante Frank Gonçalves.

Cesar Motta Rios, 25 anos, buscou conhecer mais de perto o campo das Letras depois de passar pelas experiências da graduação. Atualmente, no mestrado de Estudos Literários na Faculdade de Letras, o estudante conta que conseguiu se habilitar no bacharelado em grego e na licenciatura para dar aulas de Espanhol. Durante a graduação, ele deu aulas de Espanhol no Cenex e participou de um projeto de pesquisa onde trabalhava com tradução de curtas-metragem argentinos. Com duas possibilidades de escolha para o mestrado, Cesar optou por conhecer mais sobre as disciplinas vistas durante o bacharelado em grego. “Tenho vontade de dar aulas assim que terminar o curso e tentar o doutorado. Só não sei se vai ser na área de clássicos ou de espanhol”, revela o estudante, cheio de planos e opções.

Para não ficar perdido em meio a tantas possibilidades, o futuro estudante de Letras pode contar com a ajuda dos veteranos e do colegiado do curso. “O colegiado está à disposição dos alunos para ouvir os problemas durante o percurso, ajudar a escolher disciplinas”, ressalta o sub-coordenador do curso, Georg Otte.

Letras

setaVagas ofertadas: 300, 140 (diurno) e 160 (noturno)

setaModalidades: Bacharelado e Licenciatura

setaTurnos: Diurno (Licenciaturas em Francês, Inglês, Italiano, Português e bacharelados em Grego, Inglês, Latim, Lingüística) e noturno (Licenciaturas em Alemão, Espanhol, Inglês e Português e Bacharelados em Português e Inglês)

setaDuração do curso: 4 anos e seis meses

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Letras (FALE) e Faculdade de Educação (FAE)

Concorrência no vestibular UFMG
diurno noturno
2005 7,46 2005 7,26
2006 5,29 2006 6,79
2007 5,11 2007 5,46

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercados de trabalho: Com o bacharelado, pode-se atuar em universidades, equipes de tradução, editoração, crítica literária e consultoria em empresas de comunicação. Com a licenciatura, os campos de trabalho são escolas de Ensino Fundamental e Médio e escolas de idiomas.

Remuneração média inicial: R$ 750,00 (professor da rede pública de ensino); R$ 1.200,00 (trabalho em editoras)

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG