A CIS se encontra instalada no prédio da Biblioteca Central.
A legislação federal e o regimento interno determinam que cabe à CIS:
O Regimento Interno da CIS/UFMG, aprovado pelo Conselho Universitário, dispõe sobre a composição, organização administrativa, atribuições e competências, eleições, mandatos e forma de funcionamento da Comissão.
Aqui você pode acessar a íntegra do Regimento Interno da CIS/UFMG
Membros da CIS compõem também as seguintes Comissões Institucionais da UFMG:
SETOR | INTEGRANTES |
---|---|
COORDENAÇÃO | Alex Goursand Macedo – Coordenador Kayla Veruska Lopes da Silva – Coordenadora Adjunta |
SECRETARIA ADMINISTRATIVA DA COMISSÃO | Joyce Grazieli de Sales e Souza Lima Hilbert David de Oliveira Sousa Raimundo Fábio Alves Ferreira Chaves |
COMISSÃO (Servidor/a – Unidade) | Alan Delane Melo Almeida – FAFICH Alex Goursand Macedo – ICEX Anderson Moraes Abreu – EBA Denise Bianca Maduro Silva – PROEX Helder de Castro Bernardes Barbosa – ICA Kayla Veruska Lopes da Silva – ODONTO Lúcia Aparecida de Oliveira Pinto – TU Luiz Antônio de Faria Fonseca Júnior – DAI Manoel Patrocínio Maria – ICA Michelle Helene Machado de Souza – ICB Raimundo Fábio Alves Ferreira Chaves - PRORH – CIS |
Boletim CIS-PCCTAE/UFMG nº 5 | abril 2025
Boletim CIS-PCCTAE/UFMG nº 4 | fevereiro 2025
Cronograma de Reuniões Ordinárias da CIS/UFMG - 2025
Relatório das Atividades da CIS/UFMG realizadas em 2024
CIS EMITE NOTA TÉCNICA SOBRE A CARREIRA DOS TAE NA UFMG
O Documento foi elaborado como parte das ações previstas no Plano de Trabalho da Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE para o ano de 2021 e sistematiza dados referentes ao desenvolvimento dos trabalhadores no Plano de Carreira
A CIS publicou, no início do mês de dezembro, Nota Técnica sobre o Plano de Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG tratando de importantes questões relacionadas ao PCCTAE, especificamente no que se refere à posição dos trabalhadores na estrutura da carreira, como também aspectos relativos à capacitação e qualificação desses trabalhadores.
A Nota Técnica, elaborada pelo servidor Hilbert David, membro da equipe técnica da CIS, tem como objetivo caracterizar parcialmente o quadro de pessoal técnico-administrativo em educação da Universidade Federal de Minas Gerais, pertencente ao plano de carreira dessa categoria, o PCCTAE.
Dentre os principais pontos abordados estão a análise do quadro de pessoal técnico-administrativo da UFMG segundo as formas de desenvolvimento na carreira, bem como estabelecer um perfil da formação desses trabalhadores.
Nesse sentido, o trabalho identifica que a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras do quadro (58%) ingressou na UFMG após a criação da nova carreira e que os cargos pertencentes aos Níveis de Classificação D e E detêm cerca de 80% do total de TAE, sendo que 65% dos trabalhadores do Nível de Classificação D e 70% do Nível E ingressaram após 2005, ano de criação do plano.
O estudo destacou, ainda, que apenas 15 cargos concentram cerca de 76% do total do pessoal TAE da UFMG e que cerca de 19% dos trabalhadores já atingiu o teto da carreira (Padrão 16, Nível de Capacitação 4); que os trabalhadores(as) possuem elevada qualificação (mais de 50% possuem titulações além da Graduação) independentemente do cargo ocupado, sendo que 3,4% possuem o título de Doutor, 12,2% de Mestre, 33,5% de Especialistas e 23,1% são Graduados.
A Nota Técnica faz algumas considerações sobre as mudanças no cenário do trabalho dos TAE da UFMG em decorrência da pandemia da Covid-19, especialmente nos anos de 2020 e 2021, quando ocorreu intenso processo de incorporação das tecnologias de informação e comunicação, no contexto do trabalho remoto emergencial, com a massificação do uso de tecnologias já disponíveis, especialmente na interação e na comunicação remota, que viabilizaram a manutenção de parte dos serviços prestados pela universidade, com a ampliação do atendimento por meios virtuais, reuniões e ensino remoto, dentre outros aspectos.
Nesse período ocorreu a incorporação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI – que redefiniu grande parte das rotinas de administração e gestão, e em âmbito nacional, no poder executivo federal, a consolidação do aplicativo SouGovBR, com a centralização de serviços realizados, até então, de forma autônoma pelas universidades e demais órgãos públicos.
Nesta perspectiva, a Nota indica a importância de se avaliar a compatibilidade da concepção estabelecida pelo PCCTAE e o modelo definido pelo Programa de Gestão em nível federal e sua modalidade de teletrabalho. Ao mesmo tempo, ressalta a precariedade da descrição dos cargos criados pelo PCCTAE, que remonta ao século passado, uma vez que as descrições que ora estão válidas foram realizadas ainda no plano de cargos anterior, o PUCRCE, o que impacta os processos de seleção e limita o desenvolvimento dos trabalhadores, bem como as estratégias de gestão.
Por fim, o estudo pôde comprovar que existem fortes restrições para o ingresso no quadro de TAE da UFMG, devido às limitações impostas atualmente para a realização de concurso público e para a reposição de vagas na instituição.
A Nota Técnica pode ser acessada na íntegra no link:
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