Logomarca Diversa 12

engenharias

Engenharia de Controle e Automação

Versatilidade para vencer desafios

Com um perfil bastante versátil, o profissional formado em Engenharia de Controle e Automação tem uma grande responsabilidade. Os profissionais dessa área cuidam do projeto, da implementação ou da manutenção de sistemas de controle e automação de processos industriais, hospitalares, residenciais e prediais. Eles atuam em todas as indústrias que produzem em série, independentemente do porte delas. Criado em 1998, o curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMG caracteriza-se pelo enfoque multidisciplinar.

As aulas são no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Pavilhão Central de Aulas (PCA), ambos no campus Pampulha. No 5º período, os alunos escolhem quatro dos nove processos oferecidos para sua formação: químico e petroquímico; metalúrgico; mineral; biológico; automotivo; de engenharia de transportes; térmico; elétrico; de manufatura. Nos dois últimos períodos, desenvolve um projeto final de curso e apresenta sua monografia no Seminário de Engenharia de Controle e Automação.

O aluno pode, ainda, participar do Programa de Experiência Técnica Complementar, que lhe permite contato com empresas desenvolvedoras, integradoras ou usuárias de controle e automação.

Engenharia de Controle e Automação

setaVagas ofertadas: 80

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 5 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Pavilhão Central de Aulas (PCA), ambos no campus Pampulha e Escola de Engenharia

Concorrência no vestibular UFMG
2005 10,77
2006 11,06
2007 10,85

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercados de trabalho: O curso de Engenharia de Controle e Automação é multidisciplinar, o que permite ao profissional trabalhar em áreas distintas, como indústrias de produção de equipamentos e softwares de automação, controle e instrumentação; indústrias do setor produtivo; empresas responsáveis pelo fornecimento de água e tratamento de esgotos; empresas de consultoria e centros de pesquisa e desenvolvimento. Uma das maiores vantagens dessa profissão é poder trabalhar em locais bastante distintos, seja na indústria, no comércio, em residências ou em serviços públicos.

Remuneração média inicial: R$ 2.400,00

SubirVoltar para o topo